Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Ora cá está não há certezas. E que vamos fazer? Vamos alertar aqui para tornados ainda para mais quando a memória do Algarve está fresca.

Vamos condicionar da vida das pessoas e vamos as alarmar por tornados. Olha, Portugal tem um elevado risco sísmico, especialmente Lisboa, vamos todos alertar semanalmente que há chances de haver um sismo de grande magnitude?

A questão aqui é que se trata de alarmismo. O site da protecção civil tem lá medidas de protecção contra tornados e outros fenómenos da natureza. Já tivemos tornados e voltaremos a ter com certeza, mas não é preciso estar aqui semana após semana a fazer mapas com alertas de tornados.

Esquecem-se que muita gente não registada acompanha estes seguimentos e o que o stormy diz e pode ficar bastante alarmada sem necessidade nenhuma.

Peço desculpa mas não tive sentado na rua à espera de ver tornados. Se calhar devia começar a ir tal é o fluxo de alertas.



Tem de haver mais ponderação nos alertas que se fazem, não se pode gerar alarmismo e é isso que tenho visto, semana após semana.

A haver pessoas que seguem este fórum e que tenham ficado alarmadas serão então analfabetas que não sabem o significado de palavras como 'possibilidade', 'baixa' e 'dispersa'. O Estofex refere com grande frequência a possibilidade de ocorrência de tornados. Não sei como não há movimentos de histeria em massa sempre que isso acontece...
 


Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
Ora cá está não há certezas. E que vamos fazer? Vamos alertar aqui para tornados ainda para mais quando a memória do Algarve está fresca.

Vamos condicionar da vida das pessoas e vamos as alarmar por tornados. Olha, Portugal tem um elevado risco sísmico, especialmente Lisboa, vamos todos alertar semanalmente que há chances de haver um sismo de grande magnitude?

A questão aqui é que se trata de alarmismo. O site da protecção civil tem lá medidas de protecção contra tornados e outros fenómenos da natureza. Já tivemos tornados e voltaremos a ter com certeza, mas não é preciso estar aqui semana após semana a fazer mapas com alertas de tornados.

Esquecem-se que muita gente não registada acompanha estes seguimentos e o que o stormy diz e pode ficar bastante alarmada sem necessidade nenhuma.

Peço desculpa mas não tive sentado na rua à espera de ver tornados. Se calhar devia começar a ir tal é o fluxo de alertas.



Tem de haver mais ponderação nos alertas que se fazem, não se pode gerar alarmismo e é isso que tenho visto, semana após semana.

Volto a dizer: se existir a possibilidade de haver um tornado e não houver nada, vai haver um grupo de pessoas que vai reclamar; se não existir a possibilidade de nada e houver um tornado, outro grupo de pessoas vai reclamar.

Eu prefiro que seja informado de algo, por mais que as possibilidades sejam baixas. Não quer dizer que vá esperar mesmo por eles como fizeste.

A piada no meio disto tudo, é que estás a demonstrar um lado bastante sensível do tornado do Algarve, que foi uma coisa horrível, que as pessoas têm de ter muito cuidado com o que dizem e não sei que mais, mas por outro lado tiveste a lata de ir à procura deles como se fosse uma atracção.

Não vou dizer mais nada quanto a isto, só espero é que os teus comentários absurdos não desmotivem o stormy de continuar a fazer o bom trabalho que tem feito até agora.

Quanto a ti, se calhar o que te sugiro é largares este tópico e fiares-te apenas nas previsões do IPMA. Esqueces-te no entanto que o stormy não tem 1/10 das ferramentas que o IPMA tem.
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Stormy, onde foi que viste isso?

Eu andei a tarde quase toda na estrada e não vi tornados, nem ventanias de mais de 80 km/h nem granizo. O que vi foi bastante chuva, aguaceiros por vezes fortes ou períodos de chuva mais intensa.

Vamos a começar a ter um bocadinho mais de atenção nas previsões... tu falas constantemente em tornados.

"Hoje, 21:29
ct5iul

Local: Lisboa Ajuda (110m)

Boa Noite
LISBOA-AJUDA-MONSANTO

Temp Max: 15.4 ºC
Temp Mini: 13.9ºC
Rajada Maxima: 80.2 km/h "

Fonte: seguimento litoral centro!

Não percebo muito disto, estou cá para ver e aprender, desculpem o offtopic, mas as pessoas ás vezes pecam por falar demais... Afinal de contas, até o dia acabar ainda restam alguns minutos...

Agradeço ao amigo ct5iul por partilhar esta preciosa informação...
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
mas por outro lado tiveste a lata de ir à procura deles como se fosse uma atracção.

Não vou dizer mais nada quanto a isto, só espero é que os teus comentários absurdos não desmotivem o stormy de continuar a fazer o bom trabalho que tem feito até agora.

Quanto a ti, se calhar o que te sugiro é largares este tópico e fiares-te apenas nas previsões do IPMA. Esqueces-te no entanto que o stormy não tem 1/10 das ferramentas que o IPMA tem.

Há aqui alguém que não conhece a ironia.

Quantas vezes fala o IPMA de tornados tendo as ferramentas superiores ao stormy?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Ora cá está não há certezas. E que vamos fazer? Vamos alertar aqui para tornados ainda para mais quando a memória do Algarve está fresca.

Vamos condicionar da vida das pessoas e vamos as alarmar por tornados. Olha, Portugal tem um elevado risco sísmico, especialmente Lisboa, vamos todos alertar semanalmente que há chances de haver um sismo de grande magnitude?

A questão aqui é que se trata de alarmismo. O site da protecção civil tem lá medidas de protecção contra tornados e outros fenómenos da natureza. Já tivemos tornados e voltaremos a ter com certeza, mas não é preciso estar aqui semana após semana a fazer mapas com alertas de tornados.

Esquecem-se que muita gente não registada acompanha estes seguimentos e o que o stormy diz e pode ficar bastante alarmada sem necessidade nenhuma.

Peço desculpa mas não tive sentado na rua à espera de ver tornados. Se calhar devia começar a ir tal é o fluxo de alertas.



Tem de haver mais ponderação nos alertas que se fazem, não se pode gerar alarmismo e é isso que tenho visto, semana após semana.

Caro Colega,

Este fórum é um espaço que nunca poderá substituir sites de entidades competentes e oficiais que são as únicas a tomarem a decisão de desplotar Avisos (IPMA) ou alertas (ANPC). Acho que a gente se é esperta para umas coisas também é para outras e acredito que o povo português não seja assim tão ingénuo ao ponto de vir cá ao fórum e levar tudo o que se diz por cá à letra. A rádio, TV tem grande visibilidade na nossa sociedade para que o povo posso estar minimamente informado, agora se os Jornalistas falam do que devem ou não, se extrapolam ou não, isso já é outra história.

Gerar alarmismo como frizou não é de nenhum modo a finalidade deste espaço e de nenhum colega que vive a paixão da Meteorologia.

Por mim dou como encerrado o assunto. Estamos aqui para o respetivo tópico que é "Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2013"

Obrigado.

Cordiais Cumprimentos,
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por esta altura já ficou consolidada a opinião de ambas as partes. Não há necessidade de se continuar no reboliço.

Discutamos perante o real objectivo deste tópico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação a esse assunto o Stormy já havia sido chamado á atenção por diversas vezes para não exagerar nem ser alarmista.
Ele agora faz mapas á " MS Paint " :D, mas explica-os perfeitamente e indica quando existe mais chances ou menos chances para a ocorrência de tornados, embora na minha cabeça não fala sentido falar constantemente nessa possibilidade em especial quando a possibilidade é extremamente reduzida.
Em relação a este caso não faz sentido estas criticas a ele, porque não merece, sendo uma das pessoas que mais contribui para este Forum, e sempre teve um comportamento exemplar neste Forum.

.......................

Em relação aos modelos esta run das 18h do GFS foi uma tremenda desilusão, mas trata-se somente de um run.
Os dias com mais chuva/mais chuva prevista neste momento é na Sexta, Domingo e depois ..... muita incerteza !
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,605
Local
Almada
deves saber mais doque os meteorologistas, temos um bloqueio sim senhor meu amigo o Anticiclone do açores esta estacionado a sul da sua situação normal por sua vez o anticiclone polar esta para sul, pelo que ficamos no caminho de todas as frentes e a europa congela
Boa noite!
Não percebo muito (nada) de meteorologia,sou apenas 1 curioso e sigo este fórum há já algum tempo.Para se constatar que há 1 bloqueio a S,basta consultar a carta meteorológica disponibilizada pelo IPMA,run das 12:
52002_20130326_12_000.gif
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não esquecer também o outro anticiclone da Sibéria que também está a influenciar muito, esta instabilidade no nosso país :thumbsup:
 

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
O anticiclone está mais a Sul porque há um bloqueio anticiclonico na região da Escandinávia que se estende até à zona da Islândia e que faz com que o corredor de baixas pressões percorra o nosso país e se desloque para a Europa...como se pode ver pela imagem, os B vêm todos na nossa direcção quando habitualmente circulam mais a Norte...assim sendo, sucessivas frentes irão passar e mais chuva irá cair.
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,605
Local
Almada
Exacto Geiras e como disse o Manchester,mais chuva cairá.Aqui está a previsão para 6ªfeira,o mesmo modelo ECWMF e a mesma fonte,IPMA:
52023_20130326_12_072.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boa noite!
Não percebo muito (nada) de meteorologia,sou apenas 1 curioso e sigo este fórum há já algum tempo.Para se constatar que há 1 bloqueio a S,basta consultar a carta meteorológica disponibilizada pelo IPMA,run das 12:

É evidente que há um anticiclone a Sul, está lá sempre, são as altas pressões sub-tropicais. Mas é também evidente que o que origina este tempo chuvoso é a presença de um bloqueio anticiclónico a norte, que origina a descida do jet-stream para a nossa latitude. A carta de anomalias do geopotencial mostra claramente isso:

ECM101-0_zsi3.GIF
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,605
Local
Almada
Bom dia!
Ainda em relação ao tema,falando português corrente,digamos que estamos tamponados a N e a S por anticiclones,o que origina 1 corredor de instabilidade direitinho ao nosso território:rain:.
 

smisantos

Cirrus
Registo
7 Mar 2013
Mensagens
7
Local
Cartaxo
Em relação a esse assunto o Stormy já havia sido chamado á atenção por diversas vezes para não exagerar nem ser alarmista.
Ele agora faz mapas á " MS Paint " :D, mas explica-os perfeitamente e indica quando existe mais chances ou menos chances para a ocorrência de tornados, embora na minha cabeça não fala sentido falar constantemente nessa possibilidade em especial quando a possibilidade é extremamente reduzida.
Em relação a este caso não faz sentido estas criticas a ele, porque não merece, sendo uma das pessoas que mais contribui para este Forum, e sempre teve um comportamento exemplar neste Forum.

.......................

Em relação aos modelos esta run das 18h do GFS foi uma tremenda desilusão, mas trata-se somente de um run.
Os dias com mais chuva/mais chuva prevista neste momento é na Sexta, Domingo e depois ..... muita incerteza !


Só vi esta thread agora e acho que este é o meu primeiro post por aqui.

Sou um dos felizardos (ironicamente) que apanhou com o temporal de 2009 (fiquei sem umas telhas e sem luz durante uns dias). Voltei a apanhar com o deste ano e lá foram mais 5 dias sem luz e prejuízos materiais. Desde há algum tempo que tenho mais alguma atenção á metereologia e até estes incidentes não fazia ideia do que era CAPE, células e shears...

As previsões que tenho lido do stormy tem sido bastante uteis para mim. Permitem que tenhamos alguma atenção ao que pode acontecer (mas que não quer dizer que aconteça) e eu que vivo no "campo" por vezes sigo os conselhos e guardo coisas que possam voar e assim, mas não entro em histerias.

Tenho aprendido muito por aqui e em Janeiro foi muito útil toda a informação que colocaram aqui sobre o vendaval que nos atingiu. Enquanto o IPMA emite avisos e dá o tempo esperado, aqui dão uma visão para que possamos compreender o que se passa.

Obrigado pela partilha!