Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014



MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
O que me dizem disto?
Na última saída do GFS colocam mais vento para terça feira mas não sei se o correto é consultar a secção Vento 10 m ou esta!
Alguém que me possa interpretar a minha dúvida!

5ff1qb.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Isso é o vento a sensivelmente 1400-1500m de altura, que são 850 hPa ao nível da atmosfera. O que interessa é o vento a 10m de altitude, quando queremos olhar para cartas de vento à superfície. As cartas de vento a 850 hPa seriam mais úteis, por exemplo, na previsão de vento para as Penhas da Saúde ou para a Torre da Serra da Estrela.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e MIGUEL_DKs

MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
Isso é o vento a sensivelmente 1400-1500m de altura, que são 850 hPa ao nível da atmosfera. O que interessa é o vento a 10m de altitude, quando queremos olhar para cartas de vento à superfície. As cartas de vento a 850 hPa seriam mais úteis, por exemplo, na previsão de vento para as Penhas da Saúde ou para a Torre da Serra da Estrela.

Obrigado, fiquei agora esclarecido
No entanto parece que irá ser uma semana animada no que toca à possibilidade de trovoadas!
Vamos ver o que este tempo nos reserva!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã á tarde poderemos ter convecção organizada e pontualmente severa em especial no sul.

Sinóptica/Análise

Em altura um vortice estacionário localiza-se bem a oeste de PT continental.
Na circulação deste vortice, um jet de niveis altos corre a S do Algarve, com um ramo mais fraco que se extende para norte sobre o território.

Uma short wave/vort max avança de sul para norte acompanhando a onda do jet, criando forçamento dinamico.

Nos niveis baixos uma massa de ar quente ( dew>12ºC) é empurrada para norte, e uma frente quente torna-se semi estacionaria ao longo do centro do território.

No sector quente um low/mid level jet intensifica-se sobre o Alentejo e Algarve, proporcionando bastante shear nos niveis baixos.

Durante a tarde o aquecimento diurno em conjunto com a advecção quente gerarão instabilidade moderada, com uns 500-1000J/Kg de CAPE no Alentejo.

Em resposta, surgirá convecção algo robusta, com niveis de equilibrio em torno aos -50ºC.

A dinamica modelada parece em geral favoravel ao desenvolvimento de organização convectiva dado o forte LLshear ( 20m/s 0-3km shear), e o DLS de uns marginais 20-35kts.
É de referir que junto á frente quente, na area de rotação do vento, ocorrem valores de helicidade/shear rotacional acrescidos, capazes de gerar alguma organização supercelular com risco de tromba/tornado.

No entanto, na maior parte da região, o shear será de caracter mais unidireccional, com risco de straight line winds/bowing lines ( rajadas) nomeadamente nas células que conseguirem aproveitar mais energia do mid level jet.
Tambem poderão surgir nucleos de precipitação pontualmente excessiva possivelmente acompanhada de granizo/saraiva.

As células deverão assumir uma organização linear em broken line, excepto na imediação da frente quente ondeos perfis de shear favorecem um pouco mais organização em supercelulas discretas...

Para já coloco um nivel amarelo de risco em geral baixo, nomeadamente devido ao DLS ( shear com base no fluxo nos niveis altos) não ser suficientemente elevado para permitir células de ciclo de vida e organização mais impressionantes.

gjQr03d.png



Cinzento
- Agauceiros/Possibilidade de trovoada.

Amarelo
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo/Saraiva
- Rajadas
 

overcast

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
210
Local
Cascais
Stormy...

Excelente análise para já..:D
Observei que estás a analisar até às 20 horas. Do que eu reparei o litoral centro e sul tem valores muito razoáveis de CAPE a partir dessas horas pela noite dentro.

O que te parece que possa ocorrer durante a noite de segunda e madrugada de terça?

NcKbxDg.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Protesto stormy, nunca colocas nada aqui por cima de Almada. Já nem sei há quanto tempo não troveja por aqui, passa tudo sobre Lisboa Norte e pela parte sul da península de Setúbal. :sad:
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Já aqui a zona de Évora este inverno tem levado com bastante aguinha! O stormy continua a prever eventos aqui para a zona. A questão que se impõe é: Quando voltamos ao período anti-ciclônico com temperaturas amenas e sol? :P já sei que vou ser crucificado, mas já andava demasiado habituado aquele tempinho ameno. :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Resumo do que se prevê que venha a ocorrer na próxima semana:

2ª a 4ª feira - Depressão centrada entre o continente e os Açores, fluxo perturbado de Sul, chuva por vezes forte, possibilidade de trovoadas e vento com rajadas de Norte a Sul do país;

5ª feira - Dia possivelmente de transição, com precipitação residual e períodos de céu limpo ou pouco nublado;

6ª feira e Sábado - Fluxo vira para sudoeste mas já com a dorsal bastante próxima. Precipitação fraca no Norte e Centro (eventualmente mais forte onde puder ocorrer de forma orográfica) e poucas chances de precipitação no Sul do país.

De domingo em diante é bastante provável o posicionamento do anticiclone sobre a PI, voltando os dias de céu limpo e temperaturas máximas acima dos 20ºC.