Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Quando é que há previsão de chuva?

Goku a partir de quinta/sexta feira o padrão irá mudar, e iremos ter um fim-de-sema fresco e chuvoso.
O ECM e o GFS confirmam o cenário de instabilidade a partir das 120-140h com a sucessão de 2 frentes atingirem o nosso território com uma circulação zonal até as nossas latitudes.
 
Depois dos aguaceiros e trovoadas previstos para Terça-feira (regiões mais montanhosas do norte e centro) e especialmente na Quarta-feira (interior centro/sul), o estado do tempo terá uma significativa alteração a partir de Sábado, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria que afectará especialmente as regiões do norte e centro, regressando assim o tempo típico de inverno já na noite de Sábado para Domingo...

22.03.2014_12h00.JPG

MetOffice


E tambem o provavel regresso da neve as terras altas. . .
 
Bom dia,

Para o dia de amanhã espera-se a norte do cabo raso periodos de chuva fraca ou chuvisco que se dissiparão até final da manhã. Durante a tarde existe a possibilidade de algum aumento de nebulosidade no interior mas sem qualquer precipitação prevista. O Vento soprará moderado de nordeste em especial nas terras altas.
No dia de Quarta Feira inverte-se o cenário, com o céu a apresentado muito nublado a sul do cabo raso durante a manhã enquanto que durante a tarde aumentará a nebulosidade nas regiões do interior centro e sul com possibilidade de aguaceiros e trovoadas.
Na Quinta essa possibilidade de aguaceiros e trovoadas no interior em principio incidirá mais sobre a região norte e centro.
Depois entre Sexta e Domingo regressam o tempo de Inverno com periodos de chuva na sexta passando a Aguaceiros no Sábado e Domingo com um forte desconforto térmico e neve nas regiões norte e centro que será bastante provável em principio acima de uns 600/800 metros !
 
Boas..

No que toca á convecção amanhã teremos condições para alguma actividade, pontualmente mais robusta na região interior centro/sul.


Sinóptica

Em altura uma cut-off move desde Africa para o Mediterraneo, a oeste, uma nova perturbação desde desde o Atlantico norte até oeste de PT continental, as duas interagem e orbitam-se.

A perturbação que nos interessa, mover-se-há desde WNW para ESE, passando no Algarve durante o a noite para 5f.

Á superficie um anticiclone coloca-se na Biscaia, enquanto sobre o SW da PI uma bolsa de vorticidade establece-se numa area de ar mais humido e quente.

Durante o dia, a interacção gradual entre este ar mais humido á sfc e a perturbação de niveis altos deverá gerar instabilidade, resultando numa fraca ciclogenese que deverá migrar desde a região do Algarve até ao Ribatejo durante a tarde.

Em termos dinamicos esperam-se fluxos fracos em todo o perfil da troposfera, devido á fraca robustez dos elementos sinópticos...portanto o shear será fraco.

No entanto, a termodinamica parece favoravel...o aquecimento diurno favorecerá a evapotranspiração e alguma circulação de brisa, ambas contribuirão para a acumulação de humidade/energia até 500-800J/Kg de CAPE durante o meio da tarde.

É provavel que a iniciação convectiva só ocorra a meio da tarde, dados os mecanismos de trigger fracos, o que permitirá a acumulação de CAPE, talvez um pouco acima do modelado em alguns pontos.

A meio da tarde, ao longo das frentes de brisa, e por efeito da maior aproximação da perturbação de niveis altos, deverão surgir algumas células de evolução rápida...

O shear fraco não permitirá ciclos de vida longos, pelo que as células serão de caracter pulsante, no entanto durante a curta fase de maturação as condições parecem favoraveis á ocorrencia de uma tromba isolada acompanhando os updrafts mais fortes ( 0-2SBCAPE até 150J/Kg e shear mesoescalar ao longo das outflow boundaries/frentes de brisa).
Tambem a presençade perfis não saturados e a possibilidade de bolsas de MLCAPE superior a 800J/Kg coloca algum risco de granizo.

Durante o fim da tarde e noite as células deverão evoluir em clusters pouco organizados de movimento lento para NW/NNW...este comportamento em conjunto com uns 20-25mm de TPW poderá colocar um risco de precip. pontualmente excessiva.

Com base nisto, apesar do ambiente marginal, resolvi colocar um nivel de risco baixo para partes do Alto Alentejo e int centro ( esp. CB/PTG), especialmente por granizo/saraiva.

bnx2Yme.png


Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Granizo
 
Resumo do dia...

( Previsão vs observado)
iulYGlm.png


Menos actividade do que o esperado no Alentejo, dentro do previsto no resto.

Provavelmente devido a falta de mecanismos de trigger, nomeadamente a circulação de brisas, que se verificou mais fraca do que o modelado, maior parte da actividade ficou limitada ás areas montanhosas, excepto na area do vale do Guadiana.

Verificaram-se alguns nucleos de reflectividade forte a NW da Sierra Morena, NE de Moura, com possivel situação pontual de granizo severo.
Igualmente observara-se algumas outflow boundaries pelo que alguma rajada isolada poderá ter ocorrido.

::::::

Para os proximos dias a actividade convectiva não será relevante.
Por outro lado, uma frente fria deverá cruzar PT continental na noite de 6f/madrugada de Sab, com o dia de Sabado a ser particularmente fresco e ventoso.
Poderá cair alguma neve nas terras altas do Norte/Centro.
 
stormy, não existiu qualquer aguaceiro nesta zona, nem mesmo na zona da Pampilhosa da Serra.

Houve ecos de 25Dbz ou mais ai nas proximidades...de certeza que não houve precipitação?