Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Olhando aos modelos e respectivos ensembles o dia de hoje mostra claramente que estamos num mês de transição dado que a incerteza após as 120 horas é enorme, ainda mais hoje do que ontem, e quando comparando entre modelos por exemplo entre o GFS e ECM, a discrepância é tal que parece previsão para diferentes países, obviamente o modelo das cut-off ( ECM ) tem uma previsão muito interessante após as 144h (fora do intervalo em que este modelo é melhor <144h) com previsão de tempo instável durante vários dias.

Os modelos têm uma previsão completamente diferente deste modelo.
Por exemplo no que toca á média do ensemble o ECM tem para uma média de -20 Hpa face ao GFS ....

Tal como eu já havia referido ontem, somente amanhã Domingo teremos alguma ideia sobre se vale a pena ir seguindo isto ou nem por isso !
 


PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Bom dia,

Olhando aos modelos e respectivos ensembles o dia de hoje mostra claramente que estamos num mês de transição dado que a incerteza após as 120 horas é enorme, ainda mais hoje do que ontem, e quando comparando entre modelos por exemplo entre o GFS e ECM, a discrepância é tal que parece previsão para diferentes países, obviamente o modelo das cut-off ( ECM ) tem uma previsão muito interessante após as 144h (fora do intervalo em que este modelo é melhor <144h) com previsão de tempo instável durante vários dias.

Os modelos têm uma previsão completamente diferente deste modelo.
Por exemplo no que toca á média do ensemble o ECM tem para uma média de -20 Hpa face ao GFS ....

Tal como eu já havia referido ontem, somente amanhã Domingo teremos alguma ideia sobre se vale a pena ir seguindo isto ou nem por isso !

Grande disputa entre GFS e ECM e ninguém desarma, o ECM a fazer a Cut-off mais para Leste na direcção do W Da Penisula Ibérica por outro lado o GFS a mostrar a Cut-off a ficar perdida no Atlântico, um detalhe que irá fazer toda a diferença no que respeita a :rain: e ninguém desarma á varias runs para cá, veremos quem irá recuar ou ceder, certo,certo e é nisto que os 2 modelos concordam é que teremos tempo fresco até perder de vista.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite ,

O ecm a carregar nos dias cinzentos para os proximos 10 dias e talvez mesmo a partir da proxima sexta alguma precipitacao significativa em especial a Norte e Centro .

A acompanhar . . .

Ao ritmo a que isto anda a mudar acho que o melhor é não dizer mais nada neste momento. Amanhã já vamos entrar num intervalo de maior confiança, ou seja dentro das 120 horas, sendo que a chave disto tudo parece ser o que se passará na Quinta que poderá ditar o desenrolar de uma semana.
Vamos analisando isto com muita calma !
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ao ritmo a que isto anda a mudar acho que o melhor é não dizer mais nada neste momento. Amanhã já vamos entrar num intervalo de maior confiança, ou seja dentro das 120 horas, sendo que a chave disto tudo parece ser o que se passará na Quinta que poderá ditar o desenrolar de uma semana.
Vamos analisando isto com muita calma !


Concordo contigo .

Pela experiencia que tenho de anos anteriores , acho que vamos entrar num periodo do tira e volta a por dos modelos .

Apesar de achar que e bastante provavel nos tempos mais proximos um tempo mais fresco e nuvens no ceu muitas vezes , em relacao a precipitacao ainda esta muito incerto .
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que o GFS vai começar a ceder e a recuar, poderemos ter a cut-off a passar sobre parte do nosso território. Vamos aguardar.

Esta run das 06h do GFS foi um desastre completo, dado que essa cut-off apesar de mais perto de Portugal não daria de nada de especial em termos de precipitação. Prefiro esperar mais um dia sem chuva e depois ter uma série de dias com precipitação do que uma proximidade maior poder prejudicar a dinâmica atmosférica dos dias seguintes.
Até agora os modelos têm indicado a parte de "pôr", vamos a ver se a partir de hoje não vamos entrar numa fase de "tira, tira".
Estamos em Março e os modelos tornam-se muito instáveis !

Na minha opinião o ECM continua a ser o melhor modelo, ou seja, aquele que tem uma previsão que me agrada.
A localização mais favorável para termos precipitação é o centro da cut-off ficar entre Madeira e Portugal Continental, a sudoeste de Sagres, pois se for mais para sul, vai puxar areia de Marrocos e vai-se a chuva.

Isto para já é mais muita parra e pouca uva, mas isto ainda vai mudar imenso !
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Esta run das 06h do GFS foi um desastre completo, dado que essa cut-off apesar de mais perto de Portugal não daria de nada de especial em termos de precipitação. Prefiro esperar mais um dia sem chuva e depois ter uma série de dias com precipitação do que uma proximidade maior poder prejudicar a dinâmica atmosférica dos dias seguintes.
Até agora os modelos têm indicado a parte de "pôr", vamos a ver se a partir de hoje não vamos entrar numa fase de "tira, tira".
Estamos em Março e os modelos tornam-se muito instáveis !

Na minha opinião o ECM continua a ser o melhor modelo, ou seja, aquele que tem uma previsão que me agrada.
A localização mais favorável para termos precipitação é o centro da cut-off ficar entre Madeira e Portugal Continental, a sudoeste de Sagres, pois se for mais para sul, vai puxar areia de Marrocos e vai-se a chuva.

Isto para já é mais muita parra e pouca uva, mas isto ainda vai mudar imenso !

De por? O GFS está na fase de tira sempre, apesar de ser um modelo que aprecio estou convencido que a cut-off vem mesmo cá parar e o ECM desta vez irá acertar mas isso é só a minha intuição meteorológica não sei porquê mas não estou a ver a cut-off a ficar muito a Oeste da nossa costa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
De por? O GFS está na fase de tira sempre, apesar de ser um modelo que aprecio estou convencido que a cut-off vem mesmo cá parar e o ECM desta vez irá acertar mas isso é só a minha intuição meteorológica não sei porquê mas não estou a ver a cut-off a ficar muito a Oeste da nossa costa.

Não concordo contigo, por acaso quando comparando os modelos confio muito mais no GFS a longo prazo (acima das 144 horas) do que no ECM, dado que este ultimo a longo prazo dispara para todo o lado. Acima das 144 horas o GFS é muito mais consistente.
A curto prazo (<=120horas) confio mais no ECM !

Quando referi ao tira refiro-me mais aqui á região sul, pois temos sido muito azarados no que toca aos modelos, pois geralmente colocam sempre cenários muito interessantes, após as 144 horas e depois é sempre a tirar até não sobrar quase nada, e este ano tem sido por demais evidente.

Falando então a menos de 144 horas, nota-se através da Operacional, Control, e até mesmo na média do ensemble uma aproximação nesta run do GFS ao ECM, portanto com a cut-off mais próxima de nós na Quinta e parte de Sexta e que poderá indiciar mais possibilidade de precipitação na Sexta e porventura no Sábado.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Não concordo contigo, por acaso quando comparando os modelos confio muito mais no GFS a longo prazo (acima das 144 horas) do que no ECM, dado que este ultimo a longo prazo dispara para todo o lado. Acima das 144 horas o GFS é muito mais consistente.
A curto prazo (<=120horas) confio mais no ECM !

Quando referi ao tira refiro-me mais aqui á região sul, pois temos sido muito azarados no que toca aos modelos, pois geralmente colocam sempre cenários muito interessantes, após as 144 horas e depois é sempre a tirar até não sobrar quase nada, e este ano tem sido por demais evidente.

Falando então a menos de 144 horas, nota-se através da Operacional, Control, e até mesmo na média do ensemble uma aproximação nesta run do GFS ao ECM, portanto com a cut-off mais próxima de nós na Quinta e parte de Sexta e que poderá indiciar mais possibilidade de precipitação na Sexta e porventura no Sábado.

Mas não leste tudo, escrevi modelo que aprecio, alias estou plenamente de acordo contigo pois essa é a minha opinião o GFS é muito mais assertivo acima das 144h do que o ECM que é dado a grandes devaneios alias já expressei essa opinião em outros foruns, mas neste caso particular o GFS andou a por a cut-off bue,bue longe e nas ultimas 2 runs começa aproxima-la da nossa costa aproximando-se assim do ECM que penso será o que irá acontecer o ECM tem andado incrivelmente seguro de Run para Run não alterando nada, algo que por vezes não acontece com este modelo.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Semana com precipitação, em especial no norte e centro, na segunda e terça. A partir de quinta, maior instabilidade no Litoral e regiões do Sul, na sexta e sábado...

 
Editado por um moderador:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Não tenho muito a acrescentar face ao dia de ontem, por isso vou-me cingir a comentar somente as diferenças entre modelos para o periodo mais interessante, nomeadamente após Quinta.

Tanto a nivel de operacional como a nivel de Ensemble o GFS encontra-se muito longe dos outros modelos, para pior ..
Basicamente o GFS coloca-se na Quinta a depressão a descer mais próximo á costa, entrando pelo Sul de Portugal, e permanecendo activa até ao dia de Sábado ou Domingo. Com este cenário teriamos chuva entrando na tarde de Quinta e permanecendo com alguns periodos mais até ao meio da tarde de Sábado.
No ECM isso não acontece, a depressão desce mais longe da costa, e apenas choveria alguma coisa na tarde de Sexta, ao mesmo tempo o nucleo da depressão ás 00h de Sábado estaria demasiado a sul, fazendo com que chovesse menos no dia de Sábado. Em ambos os casos a maior possibilidade de convecção é no Centro e Sul de Portugal.

Após o dia de Domingo. inclusive existem enormes diferenças, diria brutais entre o GFS e os outros modelos, destacando-se o ECM. O maior destaque de diferença prende-se com a zona dos AÇores que uma diferença entre modelos entre 10 a 15 Hpa, que fazem depois toda a diferença aqui no sul de Portugal, porque com cenário do GFS teriamos um fluxo de Oeste por vezes sudoeste, enquanto com o ECM haveria um cenário de sul bastante intenso.

Em termos de média do ensemble as diferenças também são abismais.


Resumindo, apesar da depressão entrar já na Quinta Feira as diferenças entre modelos são brutais ainda ....
 

COENTRO

Cirrus
Registo
24 Mar 2014
Mensagens
17
Local
Sintra
Abril a começar em grande?
Ainda falta muito tempo para o dias das mentiras, mas ....
gfs-0-192.png
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
boas eu nao perceibo mt isso
podes-me traduzir isso? :)

Muita chuva, durante os próximos 10-15 dias não haverá tempo de sol e estável genericamente em todo o pais, teremos um padrão instável até perder de vista.
O mês de Março com estes últimos dias irá acabar com uma anomalia neutra de temperatura bem como precipitação dentro ou acima da média, temi que isso não viesse acontecer mas felizmente o mês não irá acabar seco e quente como se poderia pensar.