Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Ena tanta emoção :lmao:

Calma que ainda faltam muitos dias, a probabilidade de ocorrer o cenário traçado actualmente pelo GFS é mínima para não dizer nula.

Virá algum frio, talvez precipitação mas é tudo muito confuso ainda e depois chegará a run do GFS que muda tudo e não há stock de calmex que chegue para todos.

Lá para sexta-feira (uma eternidade) estará tudo mais definido...

Olha Hotspot, estou a fazer uma coisa tão simples como olhar aos modelos a 96h (run 0h dos modelos) para Sábado ás 00h, e olhando a diversos modelos não bate a bota com a perdigota, cada um delineando as depressões ao seu gosto, e também acho a forma delineada pelo GFS não muito provável....

Olha Hotspot, estou a fazer uma coisa tão simples como olhar aos modelos a 96h (run 0h dos modelos) para Sábado ás 00h, e olhando a diversos modelos não bate a bota com a perdigota, cada um delineando as depressões ao seu gosto, e também acho a forma delineada pelo GFS não muito provável....

É isso mesmo, os modelos estão completamente baralhados a mais de 72 horas :D. Vamos deixar a poeira assentar...

Alguém já viu o modelo Australiano "BOM ACCESS" tem com cada dilúvio a rondar o Algarve e em cima do Algarve que é obra, eu cá voto no modelo australiano. :D

O GEM coloca a depressão cavada a Oeste de Portugal, cada modelo tem a sua previsão ai que giro. :wacko:

Isto ficava bem era neve no Norte e Centro e bastante chuva no Algarve assim ficavam todos contentes.

Alguém já viu o modelo Australiano "BOM ACCESS" tem com cada dilúvio a rondar o Algarve e em cima do Algarve que é obra, eu cá voto no modelo australiano. :D

O GEM coloca a depressão cavada a Oeste de Portugal, cada modelo tem a sua previsão ai que giro. :wacko:

Isto ficava bem era neve no Norte e Centro e bastante chuva no Algarve assim ficavam todos contentes.

Pois é só agora é vi que o GEM mete a depressão a oeste de Portugal com 970mb:w00t:, só uma nota, todos os modelos escepto o gfs ainda metem a depressão, mas não tão forte como era, por isso acho provável o gfs voltar a colocá-la, o que acham?

Pois é só agora é vi que o GEM mete a depressão a oeste de Portugal com 970mb:w00t:, só uma nota, todos os modelos escepto o gfs ainda metem a depressão, mas não tão forte como era, por isso acho provável o gfs voltar a colocá-la, o que acham?

Ia agora exactamente dizer isso ..... mas volto a afirmar que nem a 72 horas eu vejo concordância nos modelos no que aos gradientes de pressão diz respeito e palpita-me que isto vai dar muitas ou alguma voltas, e felizmente o GFS para já está sozinho ....
Este modelo australiano apesar de tudo parece aquilo que contentava todos ... frio gélido a Norte e Centro e muita chuva no sul logo a partir de Sábado .....
Aguardemos com calma as próximas runs !!

Outra reviravolta no GFS... volta a colocar uma depressão atlântica, muito parecida à que o ECMWF colocou na run das 0z.

A cereja no topo do bolo é que o frio continua no Norte, ou seja, é uma run que agrada a todos: Chuva no sul e frio+neve no norte!

Bem, parece-me que a primeira situação, de Sábado/Domingo, já está bem consensual nos modelos.
É semelhante à de hoje, com depressão "presa" a S/SW, chuva nessa zona, e frio a Norte, a não deixar entrar a chuva.
Parecido com a de hoje, mas uns bons graus mais fria, bem mais fria mesmo!
A incerteza está se chega mais ou menos a Norte, portanto, mais ou menos à zona fria, e dependendo disso, poderá ou não dar boas cotas no interior Norte/Centro. Mas aí só mais em cima teremos o detalhe..

Depois, para 3ª/4ª, não há consenso ainda, teremos de esperar bem mais para ter uma ideia melhor, pois aí temos os tais cenários loucos desde depressões violentas a serem formadas mesmo aqui, e a varrer o frio com temperaturas aos 850hPa quase nos 20º a entrar pelo Mediterrâneo, ou cenários com depressões a formar-se a NW, e neve em Lisboa, e outros cenários constantemente diferente e todos eles extremos, e sem qualquer consenso ainda.

Vamos portanto para já estar de olho no f-d-s, que mais 1 dia ou 2 e teremos mais definido onde está o importante choque frio VS precipitação. ;)

PS: Parece mais uma vez que o GFS vai encostando ao ECMWF..... Ir tirando frio..

Boas...

Só duas perguntas, para que niveis de quotas teremos para a semana? o Meteored e o freemeteo, aponta para Vila nova de Gaia - 91 metros neve? Possibilidade? :eek: Para Cinfães, 690 metros nevão! mas isto 2 a 3 dias seguidos! Verdade? :surprise:

Saudações... :thumbsup:

Boas,

Depende de muita coisa, nomeadamente da localização do primeiro impacto frio/quente e da hora do dia também pois será importante para uma ou não subida brusca das temperaturas, entre outros factores. Importante é de facto o brusco arrefecimento que se irá fazer sentir...é bom sinal pois ainda estamos em Novembro...

Um conselho, é melhor não nos guiarmos pelo meteored nem pelo freemeteo, pois têm pouca credibilidade...

Esta última run do GFS é boa para quase toda a gente. O sul tem chuva o centro tem neve. Só o nordeste fica a ver navios.

Atenção que apesar do GFS ter convergido para meio caminho entre a saída do ECMWF e a sua própria saída das 00z o UKMO nesta última saída desaparece com a depressão de Segunda, mas parece-me que esta alternativa que o GFS acaba de apresentar é a mais credível. As depressões vão pelo caminho mais fácil, desviando-se do frio e a caminho das águas quentes do Mediterrâneo, mas sempre mantendo um cavamento originado pelo choque de massas bem diferentes.

Era o Inverno a começar da mesma forma como acabou o anterior, cenário parecido ao de 9 de Março com um grande gradiente térmico no Alentejo. E com vento de leste neva com uma simples iso 0 a cotas médias baixas, isso já sabemos por experiência desse dia.

Curiosamente, apesar da pouca fiabilidade o Freemeteo acertou nos últimos dois anos "na mouche" em relação à queda de neve no Grande Porto.

Claro que as condições para tal eram diferentes, basta atender à época em que tal ocorreu.... por isso julgo que este (ou serão estes?!) próximo evento poderá vir a trazer alguma desilusão a quem esteja a espera de algo realmente extraordinário. :)

Curiosamente, apesar da pouca fiabilidade o Freemeteo acertou nos últimos dois anos "na mouche" em relação à queda de neve no Grande Porto.

Claro que as condições para tal eram diferentes, basta atender à época em que tal ocorreu.... por isso julgo que este (ou serão estes?!) próximo evento poderá vir a trazer alguma desilusão a quem esteja a espera de algo realmente extraordinário. :)

Sim, acertou essa vez...mas exagera muitas vezes na neve que coloca...se não me falha a memória colocou neve no Porto várias vezes o Inverno passado :lol: (acertou uma).

Dessa vez estavamos em pleno Janeiro (muito mais frio instalado) e tudo confluia naturalmente para nevar a cotas baixas...basta ver o seguimento desse mês aqui no fórum :thumbsup:

Contudo, surpresas podem de facto acontecer.

Estado
Fechado para novas mensagens.