Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 31 Out 2010 às 23:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar
    Olá boa noite.

Pelo que entendi o dia 29 será o mais forte para a probabilidade de queda de neve!!!
    As RUN ( GFS e ECM) já andam a prever este cenário alguns dias, no entanto sabemos que à:thumbsup 2 ou 3 atrás ainda era muito cedo para tirar conclusões, talvez apenas termos noção que havia já esta tendência.
    A minha questão é: será que apesar de os modelos continuarem a insistir no frio e chuva ( dia 28/29/30) mais a Norte ou Sul, com uma cota mais acima ou mais abaixo com mais chuva ou menos chuva, haverá a possiblidade de tudo isto se esfumar ou a tendência é mesmo essa e resta-nos esperar para de facto saber-mos a localização destes fenómenos no nosso pais?
    Desculpem a minha ignorancia...

P.S - Gostava de de ver as tuas análises Vince:thumbsup:

2. Mix

Mix
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Ferreira do Zêzere (375 m)
    O freemeteo eu lembro-me que acertou quando nevou em janeiro, no ano passado... tem acertado nestes inventos ultimamente ;)

3. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    O freemeteo é péssimo, tem muito pouca fiabilidade;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. cactus

cactus
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Jan 2009
    Local:
    setubal (40 m)
    Sim o freemeteo muda com muita facilidade.., no entanto as tendencias estão lá...:huh:

5. Rainy

Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Massamá
    Pelos calculos desse site pode nevar em Lisboa com uma temperatura de 2º e de humidade de 60% a 90%:eek:, mas n sei se acredito muito?!!

6. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Sinceramente nesta fase até aqui acho que não valia a pena fazer grandes análises, ainda está muito oscilante. Temos um imenso puzzle de dezenas de peças, desde uma depressão no Atlântico noroeste a sul da Terra Nova, um bloqueio que se poderá formar no Atlântico a sul da Gronelândia de modo que essas baixas pressões passem depois a sul, pelos Açores com a divisão do Jet em dois ramais fortalecendo esse anticiclone a norte, e depressão a sul, simultaneamente temos a actual e vigorosa entrada fria a progredir pela Europa continental, mas a intensidade com que a mesma chega ao norte do país também está dependente da ciclogenese que ocorrerá ao largo da Noruega, posteriormente o frio que chega ao norte da Península ser depois ou não arrastado bastante para sul estará dependente das baixas pressões que vem do sudoeste do Atlântico entrarem no Mediterrâneo e se desenvolverem de forma mais ou menos intensa por lá.

Ora, desdobrem essas variáveis todas, e chegam a uma incerteza brutal.

Ou seja, tentar prever as deslocações disto tudo é como tentar montar um puzzle de 1000 peças na traseira de um camião aos saltos no Rali Paris-Dakar.

Quando a incerteza é muita, como em tudo na vida, recorremos à experiência, neste caso, a climatologia, ser conservador e não pôr as expectativas demasiado altas é o melhor caminho. Acho que vem aí um potencial bom evento, eventualmente invulgar para a época (tenho sinceras esperanças nisso que até já marquei viagem para o norte) mas nada de fantasias que vejo para aí nalgumas previsões automáticas. Amanhã ou depois já teremos mais confiança no que se poderá passar.

7. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar
    Obrigado...:thumbsup:
    Penso ser normal esta espectativa e de certo modo é uma espectativa natural face ao que os modelos vão apresentando, mas se calhar como dizes ainda ha muitas peças do puzzle que estão soltas.
    O ideal seria mesmo a chuva em abundância para a malta do Sul que tanto pede...e o frio e a neve para a malta cá do Norte (digo eu) que anda com a "fome" ( como eu) do elemento branco. No entanto a metereólogia não anda ao sabor das nossas vontades. A ver vamos se amanhã já se pode juntar mais algumas peças:D

Uma boa noite a todos

8. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Eu cada não sei se hei-de estar duvidoso ou com esperanças. Acho muito estranho tanta abrangência nesta altura do ano, e ainda para mais com tanta quantidade. mas começo mesmo a ficar com a perna atrás a ver todos os Modelos e Runs com quase o mesmo... não tenho comentado mais porque mal tenho vindo ao foram com tempo de fazer alguma coisa. Mas está uma autêntica novidade. Vendo os modelos e a conjuração das massas de ar que já se estão a interceptar dedo o nevoeiro que se instalou em todo o país esta mesmo curioso.... Vamos aguardar.

9. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Confesso que nesta História que aí vem, mantenho-me entusiasmado,
    qual imberbe , que recusa experiências de várias desilusões e também eu ,
    já reservei dias para o que quer que aí venha.
    Parece uma história bem sustentada, alicerçada.inusitada.
    E oh se fosse em Janeiro ou Fevereiro,..
    Mas é agora.Mesmo assim, a trama, dos próximos episódios
    permanece em suspense.
    Precipitações intensas a sul, alguma neve a norte?
    Como é que isto se conjuga? Como prever tão ténue fronteira?
    Queres ver que amanhã (hoje) voltam a baralhar e tornar a dar?
    Ah como eu gosto disto assim...

10. vinc7e

vinc7e
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    30 Nov 2008
    Local:
    Vila Verde
    Bom dia,

a ultima run do gfs(0z) retirou bastante frio..mas em contrapartida põe uma entrada pelo noroeste já no próximo Domingo.
    Será que vamos ter um Domingo gordo aqui pelo litoral Norte? ;)

11. joao henriques

joao henriques
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jan 2010
    Local:
    santarem-s.martinho do porto-nazare
    adeus neve acotas medias:angry::sad:

12. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja
    Neste momento o GFS continua com bastante neve a cotas médias... Com uma janela de oportunidade a norte no Domingo e com várias outras durante a próxima semana.

Obviamente cenários de neve a cotas baixas nesta altura do campeonato são extremamente difíceis, como tem sido frisado por este tópico diversas vezes.

13. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Já estávamos à espera disso, o cenário que estava previsto já era difícil em Janeiro, em Novembro então não se fala;)

Deixem de olhar para freemeteos e outros sites do género só servem para criar expectativas que na maioria das vezes saem furadas:)

14. AndréFrade

AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Jun 2009
    Local:
    Lisboa (70m) / Montijo (10m)
    Não criem ilusões, porque certamente depois , a desilusão será grande ;).

15. ferreira5

ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Mar 2007
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Penso que esta run representa o cenário ideal para haver um valente nevão em Bragança!:D

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página