Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Olá boa noite.

Pelo que entendi o dia 29 será o mais forte para a probabilidade de queda de neve!!!
As RUN ( GFS e ECM) já andam a prever este cenário alguns dias, no entanto sabemos que à:thumbsup 2 ou 3 atrás ainda era muito cedo para tirar conclusões, talvez apenas termos noção que havia já esta tendência.
A minha questão é: será que apesar de os modelos continuarem a insistir no frio e chuva ( dia 28/29/30) mais a Norte ou Sul, com uma cota mais acima ou mais abaixo com mais chuva ou menos chuva, haverá a possiblidade de tudo isto se esfumar ou a tendência é mesmo essa e resta-nos esperar para de facto saber-mos a localização destes fenómenos no nosso pais?
Desculpem a minha ignorancia...

P.S - Gostava de de ver as tuas análises Vince:thumbsup:
 


Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Não ligues muito ao freemeteo...:D com este cenário previsto pelo ECM agora... não haveria precipitação a Norte?... O freemeteo baseia-se no GFS ...e o ECM é por norma mais "estável"...vamos ver é se mantém a estabilidade nos próximos dias...claro que pequenos ( ou grandes ) ajustes vão existir, e que podem fazer toda a diferença para nós....O GFS com as suas 4 runs diárias...vai quase de certeza andar num tira põe constante...veremos quem ganha no fim... talvez um meio termo, uma fusão entre GFS e ECM ainda falta bastante tempo... :rolleyes::thumbsup:

O freemeteo eu lembro-me que acertou quando nevou em janeiro, no ano passado... tem acertado nestes inventos ultimamente ;)
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Pelos calculos desse site pode nevar em Lisboa com uma temperatura de 2º e de humidade de 60% a 90%:eek:, mas n sei se acredito muito?!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
P.S - Gostava de de ver as tuas análises Vince:thumbsup:

Sinceramente nesta fase até aqui acho que não valia a pena fazer grandes análises, ainda está muito oscilante. Temos um imenso puzzle de dezenas de peças, desde uma depressão no Atlântico noroeste a sul da Terra Nova, um bloqueio que se poderá formar no Atlântico a sul da Gronelândia de modo que essas baixas pressões passem depois a sul, pelos Açores com a divisão do Jet em dois ramais fortalecendo esse anticiclone a norte, e depressão a sul, simultaneamente temos a actual e vigorosa entrada fria a progredir pela Europa continental, mas a intensidade com que a mesma chega ao norte do país também está dependente da ciclogenese que ocorrerá ao largo da Noruega, posteriormente o frio que chega ao norte da Península ser depois ou não arrastado bastante para sul estará dependente das baixas pressões que vem do sudoeste do Atlântico entrarem no Mediterrâneo e se desenvolverem de forma mais ou menos intensa por lá.

Ora, desdobrem essas variáveis todas, e chegam a uma incerteza brutal.

Ou seja, tentar prever as deslocações disto tudo é como tentar montar um puzzle de 1000 peças na traseira de um camião aos saltos no Rali Paris-Dakar.

Quando a incerteza é muita, como em tudo na vida, recorremos à experiência, neste caso, a climatologia, ser conservador e não pôr as expectativas demasiado altas é o melhor caminho. Acho que vem aí um potencial bom evento, eventualmente invulgar para a época (tenho sinceras esperanças nisso que até já marquei viagem para o norte) mas nada de fantasias que vejo para aí nalgumas previsões automáticas. Amanhã ou depois já teremos mais confiança no que se poderá passar.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Sinceramente nesta fase até aqui acho que não valia a pena fazer grandes análises, ainda está muito oscilante. Temos um imenso puzzle de dezenas de peças, desde uma depressão no Atlântico noroeste a sul da Terra Nova, um bloqueio que se poderá formar no Atlântico a sul da Gronelândia de modo que essas baixas pressões passem depois a sul, pelos Açores com a divisão do Jet em dois ramais fortalecendo esse anticiclone a norte, e depressão a sul, simultaneamente temos a actual e vigorosa entrada fria a progredir pela Europa continental, mas a intensidade com que a mesma chega ao norte do país também está dependente da ciclogenese que ocorrerá ao largo da Noruega, posteriormente o frio que chega ao norte da Península ser depois ou não arrastado bastante para sul estará dependente das baixas pressões que vem do sudoeste do Atlântico entrarem no Mediterrâneo e se desenvolverem de forma mais ou menos intensa por lá.

Ora, desdobrem essas variáveis todas, e chegam a uma incerteza brutal.

Ou seja, tentar prever as deslocações disto tudo é como tentar montar um puzzle de 1000 peças na traseira de um camião aos saltos no Rali Paris-Dakar.

Quando a incerteza é muita, como em tudo na vida, recorremos à experiência, neste caso, a climatologia, ser conservador e não pôr as expectativas demasiado altas é o melhor caminho. Acho que vem aí um potencial bom evento, eventualmente invulgar para a época (tenho sinceras esperanças nisso que até já marquei viagem para o norte) mas nada de fantasias que vejo para aí nalgumas previsões automáticas. Amanhã ou depois já teremos mais confiança no que se poderá passar.

Obrigado...:thumbsup:
Penso ser normal esta espectativa e de certo modo é uma espectativa natural face ao que os modelos vão apresentando, mas se calhar como dizes ainda ha muitas peças do puzzle que estão soltas.
O ideal seria mesmo a chuva em abundância para a malta do Sul que tanto pede...e o frio e a neve para a malta cá do Norte (digo eu) que anda com a "fome" ( como eu) do elemento branco. No entanto a metereólogia não anda ao sabor das nossas vontades. A ver vamos se amanhã já se pode juntar mais algumas peças:D

Uma boa noite a todos
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Eu cada não sei se hei-de estar duvidoso ou com esperanças. Acho muito estranho tanta abrangência nesta altura do ano, e ainda para mais com tanta quantidade. mas começo mesmo a ficar com a perna atrás a ver todos os Modelos e Runs com quase o mesmo... não tenho comentado mais porque mal tenho vindo ao foram com tempo de fazer alguma coisa. Mas está uma autêntica novidade. Vendo os modelos e a conjuração das massas de ar que já se estão a interceptar dedo o nevoeiro que se instalou em todo o país esta mesmo curioso.... Vamos aguardar.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...

Quando a incerteza é muita, como em tudo na vida, recorremos à experiência, neste caso, a climatologia, ser conservador e não pôr as expectativas demasiado altas é o melhor caminho. Acho que vem aí um potencial bom evento, eventualmente invulgar para a época ... até já marquei viagem para o norte)... mas nada de fantasias...

Confesso que nesta História que aí vem, mantenho-me entusiasmado,
qual imberbe , que recusa experiências de várias desilusões e também eu ,
já reservei dias para o que quer que aí venha.
Parece uma história bem sustentada, alicerçada.inusitada.
E oh se fosse em Janeiro ou Fevereiro,..
Mas é agora.Mesmo assim, a trama, dos próximos episódios
permanece em suspense.
Precipitações intensas a sul, alguma neve a norte?
Como é que isto se conjuga? Como prever tão ténue fronteira?
Queres ver que amanhã (hoje) voltam a baralhar e tornar a dar?
Ah como eu gosto disto assim...
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Bom dia,

a ultima run do gfs(0z) retirou bastante frio..mas em contrapartida põe uma entrada pelo noroeste já no próximo Domingo.
Será que vamos ter um Domingo gordo aqui pelo litoral Norte? ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
adeus neve acotas medias:angry::sad:

Neste momento o GFS continua com bastante neve a cotas médias... Com uma janela de oportunidade a norte no Domingo e com várias outras durante a próxima semana.

Obviamente cenários de neve a cotas baixas nesta altura do campeonato são extremamente difíceis, como tem sido frisado por este tópico diversas vezes.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
adeus neve acotas medias:angry::sad:

Já estávamos à espera disso, o cenário que estava previsto já era difícil em Janeiro, em Novembro então não se fala;)

Deixem de olhar para freemeteos e outros sites do género só servem para criar expectativas que na maioria das vezes saem furadas:)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.