Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Vendo, o GFS a run das 18 amanhã e sábado teríamos apenas chuviscos ou chuva fraca no Algarve, o Hirlam também não coloca grande coisa, já o ECM coloca precipitação no sábado de manhã cerca de 5 mm, depois coloca na 3ª feira e 4ªfeira chuva no Algarve, já o GFS nada coloca e só volta a meter precipitação no Algarve na 6ªfeira próxima. Já o ECM coloca sol na próxima 6ªfeira mas com muito frio mínimas de 2ºC e máximas de 12ºC com vento de nordeste. :cold::cold:
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Está tudo em aberto... É um padrão muito difícil de modelar, só teremos certeza a 72h de distância.


É Outono....Faz Outono...volta a chover.
Outra vez mais a norte e centro, mas depois, talvez haverá algo mais para sul.
Com o frio, agora, por companhia.
É Outono e assim parece ir continuar.
Com o Anticiclone dominante em lugar tão desajeitado ,
tão deslocado,tão fora do comum, que provoca uma circulação ao contrário da normal,( muito nordeste no Atlântico Norte onde o normal é o forte sudoeste, ) tudo é incerteza ,para além de umas quantas horas.
Pode até pouca coisa vir a ocorrer desta anomalia.
Pode a montanha parir um rato com a rápida normalização da circulação zonal.Mas insisto: É por este caminho que algo pode ocorrer de lés-a-lés às nossas latitudes. Continente, mas também Açores e Madeira.
E claro está: isto em Janeiro ou Fevereiro seria muito mais excitante.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Um dos modelos que se dedica à previsão a médio prazo, o CFS, na sua última saída, deixa crer que teremos um primeiro terço do mês de Dezembro até cerca de dia 21 sem AA, depois ele aparece em força...

Contudo a operacionalidade deste modelo ainda não me inspira muita confiança...

O CFS não é um modelo de médio prazo, mas sim de longo prazo e está acoplado ao organismo da NOAA, que efectua as suas previsões sazonais, em prinicipio de acordo com a média das ultimas 40 runs (10 dias) daquilo que o CFS indica....
As previsões que vêem desse modelo não podem ser entendidas á letra mas sim como tendencia, e tomando sempre em consideração que são previsões desfasadas dois dias ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem o ECM desta vez colocou mais uma das suas super-hiper-megas, e desta vez colocou-a a Oeste de Portugal, que causaria ventos super-hiper-megas fortes no litoral e terras altas, e provavelmente um fluxo de sul bem forte....
É uma pena que na próxima run provavelmente desapareça ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia .... e hoje olhando aos modelos eu diria que o ECM está demolidor na sua parte final, enquanto que o GFS a partir de Quinta simplesmente está divino e que é o sonho de qualquer um que viva aqui no sul mas cuja chuva e precipitação abrangeria todo o território ....
É simplesmente maravilhosa, com nucleos depressionários desde Quarta-feira até ao final dos 15 dias...
Divina .... agora vamos a ver se se mantém assim !!

o ECM coloca uma bomba no Atlântico a partir das 168/192 horas ....
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Tanto GFS como ECM estão em concordância, o que eu quer dizer com isto é o seguinte, o GFS colou-se ao ECM por uma simples razão, todos aqui sabemos que o modelo europeu é muito melhor a médio prazo. Hoje e amanhã teremos pouca precipitação, mas 4ªfeira teremos cerca de 20 mm no Algarve, isto pode mudar mas está lá a tendência. Depois é que o pessoal do Algarve tanto delira e anseia com depressões atrás de depressões, claro olhando ao GFS, o Algarve seria o maior beneficiado neste momento, nos próximos 15 dias, e o ECM também segue essa tendência, por isso, é bom ver que o Algarve vai ter a tão desejada chuva, mas tudo está ainda muito incerto, neste momento, mas a tendência está lá.

Meu amigo e vizinho Aurélio, tem calma que algo estrondoso vem no final deste mês e início de Dezembro, neste momento, o ECM mostra algo que pode ser surreal, mas a essa depressão fabulosa é o sonho de qualquer um aqui, até pode mudar mas o ECM tem mantido baixas pressões na zona dos Açores - Madeira - Continente em algumas runs, É certo que é a 200 e tal horas pode mudar, mas algum dia tem que mudar, o inverno passado foi excelente, a atmosfera não muda tão rapidamente como pensamos, o Inverno pode não ser igual ao do ano passado, mas pode ser parecido porque a atmosfera não tem mudanças bruscas de um para outro e podemos ter um Inverno chuvoso mas com muito frio e neve em locais fora do comum, mas isso já é outra história.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Esta saida agora do gfs está um sonho para quêm gosta de temporal, no segundo painél mete depressões atrás de depressões:w00t:, mas claro ainda falta uma eternidade e infelizmente tudo pode ser tirado, a curto prazo também está melhor em especial para os alagarvios:thumbsup:.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Habituem-se que com este padrão, acima dos 5 dias a incerteza vai ser sempre ENORME.

Pois temos dois gigantes em luta, o frio continental a Este, e o Atlântico a Oeste, portanto na zona de fronteira (onde nós estamos) as previsões vão mudar drasticamente de saída para saída no médio prazo. Por isso não vale a pena lamentar e insultar os modelos porque é mesmo assim, estamos na zona de incerteza maior.
;)

Parece que como temia um pouco, o frio para já fica confinado bem mais a Este de nós, mas também é normal, ainda não arrefeceu muito a Europa, nem caiu um primeiro nevão generalizado. Depois se isso acontecer sim, poderá entrar em feedback este processo de bloqueio com ar frio e neve no solo sobre a Europa, o que consequentemente começa a exercer bloqueio "anti" ar Atlântico, coisa que para já é difícil. Portanto ainda estamos do lado "quente" e completamente à mercê das entradas Atlânticas.

Vamos ver o que acontece na próxima semana na Europa Central, para perceber o que podemos esperar aqui, se apenas corredor Atlântico aberto com muita sucessão de frentes e muita chuva, ou se já algum bloqueio a NE de nós, o que em "choque" com o Atlântico activo, tornaria as coisas muito mais "spicy", ao jeito do Inverno passado.
:D

Mas também ainda nem em Dezembro estamos.. ;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sim ainda estamos em Novembro! :) É como a idade das pessoas, há que sermos felizes e saber desfrutar de cada estação, mês, evento meteorológico! Não podemos cair na ansiedade senão depois olhamos para trás e reparamos que já há 15 dias atrás andamos a falar sempre no mesmo daqui a 200h, daqui a 200h, sempre do mesmo!

Mas olhando para os modelos, penso que sim teremos algum evento mais refrescante no fim do mês/início de dezembro que nos vai animar mais. A Europa vai arrefecer sim, e nós neste pequeno rectangulo português continuaremos no limite, enfim temo que a ocorrer precipitação em conjunto com o frio será na metade este espanhola, se houver instabilidade no mediterrâneo! A acontecer por cá algo de interessante, só com uma entrada mais forte que o costume de SW que leve precipitação de sul para norte proporcionando um vento inicial de leste, frio. Mas ainda nem chegou o inverno, e por agora já é bom o tempo instável que se segue, precisamos de chuva no território!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nesta run o GFS mantém a mesma linha traçada na run das 00h ....
Eu diria que neste momento temos dois cenários:
1) Este mostrado nesta run das 12h (identica algo ás 00h);
2) Uma versão mais suave do mostrado na run das 06h;
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:D
Não sei onde voces veem frio continenetal...o que eu vejo é um bloqueio Atlântico que se isola ma Gronelandia, com Portugal continenetal a ficar entre uma crista a W e uma depressão, com forte expressão em altitude na Europa, alimentada por advecção quente vinda do Mediterraneo e do médio oriente.
Por outro lado, nós seriamos afectados por uma advecção de N/NE , não relacionada com massas de ar polar continental, mas sim com ar polar maritimo, modificado por interacção com terra.

Caso isto se dê teremos uns dias frios com vento de N-NE, a partir de Domingo, com algumas inversões termicas em locais propicios.
Não seria um tempo frio fora do normal para a época.
A partir de meados da semana areas depressionarias embebidas no sector quente de uma depressão a NW dos Açores começariam a afectar o território, rodando o fluxo para E, trazendo ar frio da PI para o norte e centro, mas com o sul a ser invadido por ar de origem tropical, á medida que a frente semi-estacionaria progredia para NE.
Teriamos uma 2a metade da semana bastante chuvosa, a que se seguiria a erosão da crista, com o establecimento do storm track entre pos Açores e França a partir do fim de semana.

Estq situação de NAO- é similar a outras que se passaram no inverno passado, e baseia-se numa area de geopotencial anomalamente positivo na Gronelandia, com o desvio do storm track para sul.
Esta situação tambem é relativamente efemera, não durando mais de 10 ou 15 dias....os quais seriam muito interessantes para nós devido não só á ocorrencia de muita precipitação mas tambem á passagem de depressões activas derivadas da interação mais directa entre ar tropical de SW e ar frio de NE/N.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom...neste momento temos uma depressão a NW com uma banda convectiva associada a uma frente oclusa.
A NW da depressão a advecção razoavelmente fria em todos os niveis gera alguma convecção isolada e pouco profunda.



Uploaded with ImageShack.us

Nas proximas horas o sistema frontal associado á depressão vai-se deslocar para SE, interagindo com uma pluma de ar morno e humido, com alguma vorticidade embebida.
Assim sendo espera-se uma gradual organização do sistema frontal e eventualmente um certo grau de intensificação.
Esta frente deverá causar periodos de chuva moderada ou forte, generalizada, mas talvez mais notoria a norte do eixo Sines-Beja...há boas condições para precipitação orografica intensa já que o dewpoint está alto e o nivel de condensação baixo.

Durante a partir de amanhã á tarde, após a passagem da frente, espera-se alguma actividade pós frontal, com aguaceiros fracos e dispersos, que se manterão até 2f ou 3f, á medida que uma area complexa de baixas se desenvolve na Europa, reforçando a advecção fria aumentando assim a instabilidade potencial devido ao gradiente térmico vertical...esta instabilidade fazer-se-há sentir nas zonas costeiras, com a ocorrencia de aguaceiros.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boas:D
Não sei onde voces veem frio continenetal...o que eu vejo é um bloqueio Atlântico que se isola ma Gronelandia, com Portugal continenetal a ficar entre uma crista a W e uma depressão, com forte expressão em altitude na Europa, alimentada por advecção quente vinda do Mediterraneo e do médio oriente.
Por outro lado, nós seriamos afectados por uma advecção de N/NE , não relacionada com massas de ar polar continental, mas sim com ar polar maritimo, modificado por interacção com terra.

É apenas uma expressão, o frio que chega à Europa não é de origem siberiana, mas se entrar em Portugal é com fluxo de leste seco, ou seja continental.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Estado
Fechado para novas mensagens.