Boas

Não sei onde voces veem frio continenetal...o que eu vejo é um bloqueio Atlântico que se isola ma Gronelandia, com Portugal continenetal a ficar entre uma crista a W e uma depressão, com forte expressão em altitude na Europa, alimentada por advecção quente vinda do Mediterraneo e do médio oriente.
Por outro lado, nós seriamos afectados por uma advecção de N/NE , não relacionada com massas de ar polar continental, mas sim com ar polar maritimo, modificado por interacção com terra.
Caso isto se dê teremos uns dias frios com vento de N-NE, a partir de Domingo, com algumas inversões termicas em locais propicios.
Não seria um tempo frio fora do normal para a época.
A partir de meados da semana areas depressionarias embebidas no sector quente de uma depressão a NW dos Açores começariam a afectar o território, rodando o fluxo para E, trazendo ar frio da PI para o norte e centro, mas com o sul a ser invadido por ar de origem tropical, á medida que a frente semi-estacionaria progredia para NE.
Teriamos uma 2a metade da semana bastante chuvosa, a que se seguiria a erosão da crista, com o establecimento do storm track entre pos Açores e França a partir do fim de semana.
Estq situação de NAO- é similar a outras que se passaram no inverno passado, e baseia-se numa area de geopotencial anomalamente positivo na Gronelandia, com o desvio do storm track para sul.
Esta situação tambem é relativamente efemera, não durando mais de 10 ou 15 dias....os quais seriam muito interessantes para nós devido não só á ocorrencia de muita precipitação mas tambem á passagem de depressões activas derivadas da interação mais directa entre ar tropical de SW e ar frio de NE/N.