Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Não percebo porque meteste a direcção da nebulosidade que está a sudoeste a vir para Portugal...

explica-me :S

o que o stormy se referia com a seta era a pluma de ar morno
, interagindo com uma pluma de ar morno e humido, com alguma vorticidade embebida.
 
Esta é a carta que todos os algarvios querem ver. :D:lol:

7558155_VEnEv.jpeg
 
Esta é a carta que todos os algarvios querem ver. :D:lol:

7558155_VEnEv.jpeg


:surprise::surprise: GOD!!!!!! ainda não tinha visto...

como já é de esperar, pouco a pouco vai diminuindo..mas pode ser que não seja muito :thumbsup:
 
Algarvio não gozes com isto .... já não basta os modelos senão tu agora:D

Actual ponto da situação:
- ECM:
Comparando as duas runs dadas hoje pelo modelo, indicam no final do dia de Terça feira teremos um pequeno nucleo depressionário ao largo de Portugal com precipitação associada que entrará no Centro e Sul do país ao final do dia. Esta é a ultima carta disponível que se pode ver no IM.
Na Quinta e na Sexta não existe nada assinalado nos mapas, nem pequeno nucleos, nem nada (que se passará aqui nestes dois dias);
No Sabado aproximação finalmente da depressão, trazendo precipitação moderada a forte a Portugal e ventos moderados a forte .....
Domingo e Segunda precipitação que poderá ser moderada a forte no Centro e Sul do País. Isto claro imaginando apenas e olhando á posição dessa depressão...

- GFS:
Apresenta um cenário altamente suspeito, em que trava um luta titãnica, entre o(s) nucleo(s) depressionários e o Anticiclone na Gronelândia mesmo até ao final da semana (Domingo)
Contudo aparentemente entre Quarta e Sábado indica boas quantidades de precipitação no sul e somente no sul do país...
Este cenário foi modelado nesta run das 18h que voçes dão pouco relevo ....
A tendencia neste momento no GFS é que após as 200h teremos então um retorno á circulação zonal, com precipitação ou sem precipitação, tendendo a NAO a tornar-se mais neutra...


RESUMO:
Neste momento os modelos estão apenas em consonância até Quarta-Feira, sendo que ao sexto dia, divergem pelo menos em termos de pressão e acentuam essas divergências nos dias seguintes.
As runs de hoje são mais uma sequencia de outputs gerados e que vão sofrer enormes alterações ainda pelo menos no que ás precipitações diz respeito ...
É melhor ir visualizando com calma para não ter um enorme desgosto depois se as coisas derem para o torto pois isto está mesmo no fim da navalha...
 
como já é de esperar, pouco a pouco vai diminuindo..mas pode ser que não seja muito :thumbsup:

Como de costume há que atender a uma coisa: esta carta aponta às 372h de distância.
Por aqui é costume apontar a cartas com 120 h a 200h, e considera-se este patamar já num horizonte bastante incerto...agora olhar para cartas a esta distância apenas como suporte a desejos ou como simples curiosidade;)

Antes de olharem a tantas horas, e para não ficarem tristes com eventuais panoramas de tempo seco, coloco cartas de precipitação entre as 120h e as 192h - já num patamar algo longínquo mas que nos poderá dar uma tendência lá para o meio\final da próxima semana...
120h.png

144h.png

168h.png

192h.png
 
Continuo agradado com a "conjugação dos factores"...
Em tão Ocidental Praia ,a esta latitude, para haver animação, nesta altura do ano,terá que passar por esta "prespectivação".
A manter-se esta disposição , 9 de cada 10 vezes, há lugar à confraternização, de lés-a-lés...
Vale o que vale já que uma em cada dez, poderá estar na calha para acontecer.
Ainda assim, este Outono , está a cumprir.está a ser.
Na Europa ousa anunciar já o Inverno que está a caminho;
aqui, não dá permissão a qualquer Verão de S.Martinho...
 
Não é para sair em defesa do Litoral Norte, mas tal como o Aristocrata acho que previsões tão alargadas são em frustrações...principalmente no sul onde a precipitação por si já é diminuta...

Hoje e amanhã, principalmente o litoral norte de Portugal será ainda afectado pelo pós-frontal que paira da depressão ao largo da costa oeste de França que renderá alguns milímetros mais...

Segundo o GFS
- Nesta próxima terça-feira, dia 23 de Novembro, apenas a 72h teremos uma depressão colocada a NW dos Açores que trará a tão desejada precipitação ao centro/sul...mas em certos locais é bem provável que nem aos 10mm chegue..

- A 132h de distancia teremos também animação...a já falada depressão localizada a SW trará mais precipitação, contudo a sua deslocação para norte parece-me que renderá bem mais ao norte que ao sul em precipitação...teremos mesmo o centro em cima do litoral norte...:lol: vais ser em grande por aqui!
Sexta e Sábado será em grande a Norte, com vento e muita precipitação...até que ao final do do dia de Sábado o pós parece trazer muita chuva concentrada em pouco tempo a sul...mas atenção à prudência...estamos a mais de 170h de tudo...

O europeu ECMWF
- Até às 120h parece uma cópia ao GFS, depois começa a divergir colocando um rasgo da depressão a NW dos Açores para sul...que depois se deslocaria desde SW de Portugal...seria algo em grande para o sul...contudo a mais de 200h de distancia...

Na minha opinião a divergência não é assim tão grande entre os dois, ambos acreditam que algo de SW/W surgirá...o GFS é mais prudente e além de colocar mais para norte, antecipa tudo...O ECMWF parece-me acreditar novamente em demasia naquele rasgo, mas nunca se sabe...
 
Na minha opinião a divergência não é assim tão grande entre os dois, ambos acreditam que algo de SW/W surgirá...o GFS é mais prudente e além de colocar mais para norte, antecipa tudo...O ECMWF parece-me acreditar novamente em demasia naquele rasgo, mas nunca se sabe...

Apenas por curiosidade, eis o que preconiza o ECM às 240h, sem dúvida uma "ousadia" deste modelo, condenada a desaparecer nas próximas runs...;)

Depressão centrada em Lisboa, provável choque de massas na PI:).


ECM1-240_tfz0.GIF
 
Temos então hoje e amanhã aguaceiros no norte e centro que serão de neve acima dos 1200/1400 m, seguindo-se uma pequena depressão com pouca expressão isobárica na próxima Terça/Quarta que afectará principalmente o sul, mas como já foi referido acima não deverá dar mais que 10 mm. Isto está praticamente assegurado.

Depois começam as divergências, sendo que haverá, com uma grande dose de probabilidade, bastante animação para o fim do mês. Resta saber de que tipo.

Neste momento (isto está sempre a mudar), o GFS põe uma depressão de pequena amplitude que se solta de um centro depressionário a oeste dos Açores que entraria pelo sul do continente. Ao progredir para este começava a bombear o frio estacionado na Europa e teríamos uma pequena entrada fria, principalmente a norte. depois seria retomada a circulação zonal à nossa latitude.

gfs-0-138_jul4.png


gfs-0-186_ctv3.png


gfs-0-228_wsn7.png


O ECMWF não dá tanta profundidade à depressão a sul, mas põe uma outra no Golfo da Biscaia que injectaria ar frio no norte do país. O centro da depressão atlântica passaria a sul do Algarve, com fluxo de leste em todo o país e isos negativas a 850 hpa no norte e centro.

ECM1-144_omv0.GIF


ECM1-168_dhb3.GIF


ECM0-168_rij6.GIF


Posteriormente a depressão que ficara bloqueada a oeste dos Açores progrediria para uma posição entre os Açores e a Madeira, havendo um choque de massas que originaria a tal super-depressão que o Veterano referiu.

ECM1-192_ebx0.GIF


Na minha opinião esta run do ECMWF tende para a habitual tendência deste modelo de colocar depressões a oeste do continente português. Creio muito mais na previsão do GFS, apesar de o mais normal é nenhuma estar certa perante tanta confusão e recuos dos diversos modelos.

A opção frio e a opção temporal atlântico têm neste momento cada uma 45% de acontecer. 10% restantes para não acontecer nada de especial. Ensemble para Bragança, cada vez com mais opções frias para o período 27Nov-1Dez:

graphe_ens3_gvc6.gif


Os dois restantes modelos que chegam à semana que vem, GEM e BOM, prevêem um cenário misto, com o choque de massas a ocorrer mais a norte, e com o centro da depressão que se formaria a passar a norte da Galiza.
 
Apenas por curiosidade, eis o que preconiza o ECM às 240h, sem dúvida uma "ousadia" deste modelo, condenada a desaparecer nas próximas runs...;)

Depressão centrada em Lisboa, provável choque de massas na PI:).


ECM1-240_tfz0.GIF

Esse cenário seria terrivelmente perigoso:(, mas já não é 1º vez em que o ECM coloca uma depressão dessas a essa distância, mas vamos ver, o gfs está bem mais calmo, mas contudo também interessante, ora coloca uma depressão de 990mb perto de Portugal, que vai trazer muita chuva em quase todo o território.
 
Carta do dia:

7560843_vF3Z1.jpeg


Sem dúvida, uma carta fantástica, o sul do país tudo voaria ao sabor do vento, a ondulação seria fantástica no Algarve e muita chuva cairia.

Na próxima 3ª feira vai voltar a chover no Algarve apesar do GFS ter aniquilado toda a precipitação, embora o ECM tenha uma boa quantidade cerca de 10 mm. Para 6ªfeira a chuva vai regressar novamente e desta vez para ficar, e com ventos de sueste/leste a acompanhar, o ECM tem mantido praticamente vento de leste, e a Aemet na sua previsão para Ayamonte também já mostra isso. Nos dias seguintes, tudo está em aberto, mas a manter-se o cenário o final do mês vai ser mesmo fantástico. :)

O Ensemble do GFS para o Algarve existem membros que colocam bastante precipitação dia 29.

7560958_NMHcA.jpeg
 
O freemeteo ja mostra algo ao fim :D

Mostra lá uma queda de pressao para os 990 e ainda dá continuidade á queda .


O que aconteceria se viesse uma pressao de 965??
 
O que aconteceria se viesse uma pressao de 965??

Dependeria da sua localização, mas certamente alguma chuva e muito muito vento, rajadas da ordem dos 150/160 km/h.
 
Existe um tópico criado pelo David, que penso que será útil a todos os que se interessam por modelos:
-> Performance e verificação de modelos

Tenho tido algum trabalho em fazer uma serie de comparativos, e farei mais no futuro dentro das possibilidades, pois acho que os mesmos são muito educativos. Modelos são excelentes ferramentas mas tem muitas limitações, é preciso saber usa-los. Ver também este tópico:
-> Modelos de Previsão Numérica, Entidades e Sites

Às vezes surpreendo-me por darem tanto destaque a cartas longínquas. Tudo o que anda acima das 200 horas deve ser apenas usado numa perspectiva de padrão em larga escala, e nunca para focar sobre o que se passará por exemplo numa escala tão reduzida como o nosso país. E isto a nível de circulação geral da atmosfera, bloqueios, posicionamento das peças chave, pistas do que poderá vir, etc (o David faz isso muito bem). Para parâmetros como precipitação, então é mesmo absurdo, pois nós hoje em dia nem dominamos completamente a física da convecção, os modelos mesmo a curto prazo são limitados e bastante falíveis.

Não estou com isto a dizer que não se devem pôr cartas por exemplo a 300 horas, não, podem sempre pôr-se nem que seja por curiosidade, agora se não existir pelo menos alguma consistência mínima entre saídas ou entre modelos, acho que não vale a pena perder muito tempo com grandes discussões de volta delas. Se calhar seria boa ideia ter um tópico como existe no Meteored para pôr cartas de sonho ou brutais de longo prazo, e manter alguma racionalidade neste tópico, vamos pensar no assunto.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.