Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Eu vajo a situação cada vez mais gravosa para todo o país, mas com principal incidencia no Algarve... Com ventos dessa ordem a Ria Formosa vai deixar de ser Formosa... Já para não falar de outras zonas do Algarve....

Outra questão que me lembrei agora.... Com uma baixa pressão desta ordem há grande possibilidade de nas horas de maré alta esta ser ainda mais alta... Havendo uma elevação das águas do Mar por baixa pressão e com a ajuda de ventos muito fortes e favorávais... O que pode levar a graves problemas nas Ilhas da Ria e em quase toda a linha costeira... Estou certo não estou???

Já vai quase 12 anos em que no dia 31 de Dezembro de 1998, ventos de 150 km/h atingiram o Algarve, nesse dia a zona ribeirinha de Olhão ficou interdita devido ao alagamento da Avenida 5 de Outubro a Ria entrou em restaurantes e nos mercados municipais. As ilhas que podem sofrer mais com este temporal será a Ilha do Farol e a Praia de Faro, já que na Ilha da Fuzeta, não existe lá nada.
 

bewild

Cumulus
Registo
14 Dez 2008
Mensagens
157
Local
Amadora (Venteira) 145mts ou Sobral de Monte Agraç

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já vai quase 12 anos em que no dia 31 de Dezembro de 1998, ventos de 150 km/h atingiram o Algarve, nesse dia a zona ribeirinha de Olhão ficou interdita devido ao alagamento da Avenida 5 de Outubro a Ria entrou em restaurantes e nos mercados municipais. As ilhas que podem sofrer mais com este temporal será a Ilha do Farol e a Praia de Faro, já que na Ilha da Fuzeta, não existe lá nada.

Eu aposto mais na Ilha de Faro e na zona de Cacela Velha.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A fronteira mantém-se ténue, se agora parece ter havido grande convergência nas saídas das 12z, é preciso não esquecer que isso mesmo tinha acontecido (excepção NGP) na saída desta madrugada, mas de sinal contrário, para não ocorrer ciclogenese violenta. Não me surpreenderia nada que continuemos a ver flip-flops nos próximos dias, mas o potencial está lá.


Comparativo 5 modelos, entre as 00z e 12z de hoje:

 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
A fronteira mantém-se ténue, se agora parece ter havido grande convergência nas saídas das 12z, é preciso não esquecer que isso mesmo tinha acontecido (excepção NGP) na saída desta madrugada, mas de sinal contrário, para não ocorrer ciclogenese violenta. Não me surpreenderia nada que continuemos a ver flip-flops nos próximos dias, mas o potencial está lá.


Comparativo 5 modelos, entre as 00z e 12z de hoje:


Olá a todos, sou novo neste forum apesar de o seguir a bastante tempo.
Em relação á depressão de segunda feira acho que não vai ter aquela rota, penso que deve entrar mais a sul e logo não ter aquele cavamento todo, acho q o gfs vai mudar nas próximas runs, mas amanha será praticamente definida :rolleyes:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Quando as proximas run's ?

Precisavamos de mais frio para o elemento branco né?

com esta iso -2 não será preciso mais para todo o interior norte centro ter um nevão, a manter-se assim os modelos aposto numa cota de 400 metros durante madrugada e manha aqui na região, muito importante e decisivo vai ser o timing de entrada da depressão excelente seria de madrugada como está previsto

gfs-1-90.png


chamada de atenção para o gfs e run de controle muito exagerado em relação á media dos emsembles
graphe_ens3.php
 
M

Membro excluído 274

Como sempre Monica Lopez muito bem na La1 de TVE, explicando tudo...

Ela chama a atenção para 2ª Feira com uma depressão a entrar pelo SUL de Espanha, mas reconhece a dificuldade em prever o tempo deste dia, continua tudo em aberto.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quando as proximas run's ?

Precisavamos de mais frio para o elemento branco né?

Se a precipitação entrar de madrugada haverá certamente muita neve a Norte e Centro .....
Acho que esta depressão ainda vai surpreender muita gente a Norte e Centro no que á precipitação em forma de neve diz respeito .....
Poderá não cair durante o dia mas á noite cairá certamente ..... eu apostaria sem olhar a dados a partir dos 600 metros e porque não 400 metros em Bragança (interior Transmontano)

Contudo apesar de nesta ultima run parecerem ter concordado todos eu ainda acredito que teremos mudanças, e relativamente á precipitação aí não tenho dúvidas ...
O vento dependerá imenso do local por onde passar a depressão ....
Muita atenção ao estado do mar caso haja cavamento da depressão ....

Nesta run todos os modelos parecem apontar cerca do meio de Segunda com a depressão a apontar em direcção a Lisboa...
Esta depressão parece poder ter (não confirmado ainda) dois picos de precipitação algo intensa, que seria Segunda de manhã e depois com a passagem da frente na Terça de madrugada ou Segunda ao final do dia .......

mas sinceramente já vi runs com mais precipitação do que esta run das 12 do GFS (pelo menos na sua fase inicial) e que neste momento parece não atingir tanto tempo como se chegou a temer a região da Madeira...

No GFS cheguei a ver precipitação forte desde Domingo ao meio dia até terça ao meio dia .... mas claro os modelos estão sempre a mudar e neste momento a tendencia é para Madeira seja fortemente atingida entre Domingo e Segunda com dois periodos ...
O Continente desde Madrugada de Segunda com a passagem da depressão e Terça de madrugada com a passagem da depressão
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Como sempre Monica Lopez muito bem na La1 de TVE, explicando tudo...

Ela chama a atenção para 2ª Feira com uma depressão a entrar pelo SUL de Espanha, mas reconhece a dificuldade em prever o tempo deste dia, continua tudo em aberto.

Pelo sul de Espanha entrada de acordo com a run das 00h do ECM, salvo erro ...
Acho que a sua entrada aí está muito indeterminado ....
Recordo que Segunda ainda está a 5 dias, e muita coisa ainda pode mudar ... e pequenos km podem fazer toda a diferença ... !!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Interessantes serão também os valores da pressão atmosférica. Qualquer coisa próximo dos 980mb aqui em Faro será já histórico...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
mas sinceramente já vi runs com mais precipitação do que esta run das 12 do GFS (pelo menos na sua fase inicial) e que neste momento parece não atingir tanto tempo como se chegou a temer a região da Madeira...

Não é de todo verdade essa tua última afirmação, Aurélio.
No Funchal caíram 70mm até às 18h. (Dados das synops).
Das 19h às 20h caíram 20mm.
Das 20h às 21h, mais 15mm.
O que já dá mais de 100mm hoje.

Mais em: Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2010
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se a precipitação entrar de madrugada haverá certamente muita neve a Norte e Centro .....
Acho que esta depressão ainda vai surpreender muita gente a Norte e Centro no que á precipitação em forma de neve diz respeito .....
Poderá não cair durante o dia mas á noite cairá certamente ..... eu apostaria sem olhar a dados a partir dos 600 metros e porque não 400 metros em Bragança (interior Transmontano)

Referindo-me explicitamente à run das 12z do GFS, não é esse timing inicial que está previsto, a precipitação apenas chegaria no final da madrugada/início da manhã de 2ªfeira ao interior norte/centro.
Basta analisar uma sondagem, neste exemplo para o interior norte, algures entre Penadono e Moimenta da Beira aos 700 metros


30688109.gif


Segunda-feira:
06z: provável início da precipitação em forma de neve
09z: queda de neve
12z: água neve ou eventual freezing-rain em locais que se mantenham bastante frios na superfície, o que a esta hora talvez já seja difícil
15z: passava a chuva até ao dia seguinte

Posteriormente haverá a outra fase, pós frontal na 3ªfeira, já com outro figurino, com cotas relativamente baixas no norte do país, mas com precipitação mais incerta.
Obviamente que o descrito é apenas para esta run do GFS e mudará.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não é de todo verdade essa tua última afirmação, Aurélio.
No Funchal caíram 70mm até às 18h. (Dados das synops).
Das 19h às 20h caíram 20mm.
Das 20h às 21h, mais 15mm.
O que já dá mais de 100mm hoje.

Ah André, desculpa não me expressei bem ou não entenderam bem ..... estava falando exclusivamente da próxima depressão ... que ainda não está bem definida (aquela de Domingo) se bem que neste momento existe ali uma linha que se forma no Domingo que me parece bem perigosa para a Madeira....
E claro que os modelos nunca conseguem ver bem a precipitação que cai ......
 
Estado
Fechado para novas mensagens.