Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
E há mais um dado a baralhar tudo, que é esse início de evento. É que o GFS admite agora pela primeira vez que possa haver alguma precipitação residual ainda no Domingo... Tudo muito confuso ainda... E ao mesmo tempo apaixonante!

A saída mais recente do UKMO também o admite...tá bonito tá :lol:
 
mua, mau, estou a ver isto muito fraco:(, nesta saida do gfs a chuva levou um corte mas a sério, começo a pensar que o que ai vêm não passará de uma simples depressãosita que só vai deixar é frio e chuva fraca.
 
Calma. Esta run aumentou o frio, retirou a precipitação, mas não foi toda. logo ja colocam de novo mais precipitação. a depressão penso que irá passar um pouco mais a norte do que o gfs mostra, pelo menos é o que nos diz o ecm. Esperar pela run do europeu, que deve estar para sair
 
O que aconteceu nesta saída das 12z do GFS sempre foi a esta distância um cenário tão provável de suceder como o inverso mais radical, uma ciclogenese explosiva, acertar no timing exacto destas coisas mesmo a 72-96h é muito difícil.

Nesta saída a perturbação em altura na extremidade do cavado não se acopla à depressão em superfície que vem de Oeste, o Jet acaba por criar um novo centro depressionário a NW completamente autónomo do outro que passa a sul.

gfspig500072.png



Nas próximas saídas pode perfeitamente reverter, a não ser que os modelos comecem a ficar confiantes de que esse encontro/interacção efectivamente não se dê, quer por atraso e/ou enfraquecimento de uma ou outra perturbação, quer pela depressão vinda de Oeste passar demasiado a sul, distante demais para ser "capturada" pelo cavado.

Para já continua tudo indefinido.
 
De que é que se queixam? :D Assim até nem estava muito mau:

No que ao GFS diz respeito a run é bastante equilibrada. Balanço certo entre chuva e frio...

Obviamente que nestas coisas ninguém fica inteiramente satisfeito. Mas não obstante os gostos pessoais vamos acompanhar a situação, que é sem dúvida muito interessante para esta altura do ano e dentro do possível sem sobrecarregar este tópico de desabafos e lamúrias.
 
Isto já começa a saturar. :angry:
Ando há vários dias a acompanhar este tópico, a assistir às vossas (e minhas) euforias e desilusões, chegamos a Sexta e certezas, nada.
Ora vem chuva, ora vem vento, ora vem frio e no final, se calhar, nada de extraordinário acontecerá. Se calhar só mesmo em "cima do acontecimento" é que se saberá com o que se pode contar.
Vamos acompanhando...
 
Isto já começa a saturar. :angry:
Ando há vários dias a acompanhar este tópico, a assistir às vossas (e minhas) euforias e desilusões, chegamos a Sexta e certezas, nada.
Ora vem chuva, ora vem vento, ora vem frio e no final, se calhar, nada de extraordinário acontecerá. Se calhar só mesmo em "cima do acontecimento" é que se saberá com o que se pode contar.
Vamos acompanhando...

Ainda vai dar muitas voltas.. Não acredito que depois de falar tanto em depressões toda a semana.. enfim já vi 90mm e agora só 14mm também é pouco! Temos de aguardar com paciência! Se a meteorologia não tivesse estes pequenos toques de imprevisibilidade, não seria tão apaixonante! :thumbsup:
 
estou a ficar pouco optimista já alguns dias disse que o risco maior seria a depressão passar demasiado a sul e isso está a acontecer precisávamos de um meio termo, tou a ver a depressão a deslocar-se cada vez mais para sul ou alguma coisa muda ou a precipitação vai ficar toda retida a sul de portalegre
 
Temporal de lluvia, nieve y viento 26/11/2010 Nota Informativa

A partir del sábado, día 27 de noviembre, y hasta el miércoles, día 1 de diciembre, el paso de sucesivas borrascas por Canarias y la Península dará lugar a episodios de lluvias intensas y vientos fuertes. La nieve también aparecerá en cotas relativamente bajas, alternándose con la lluvia, fluctuando la cota de nieve sensiblemente a lo largo de todo el periodo. Esta situación también dará lugar a temporal en las áreas marítimas del Mediterráneo y Cantábrico, especialmente el martes día 30.

La primera de estas borrascas afectará el sábado, día 27, a Canarias, con precipitaciones débiles y vientos moderados a fuertes, y al sur peninsular con precipitaciones y vientos que pueden ser localmente fuertes. La baja se desplazará rápidamente sobre el área mediterránea durante el domingo con precipitaciones, de nieve en torno a 700 m en zonas del este peninsular, y vientos moderados, remitiendo rápidamente las precipitaciones de sur a norte durante el día. Tanto el sábado como el domingo el extremo norte peninsular también se verá afectado por una descarga de aire frío que en general dará lugar a precipitaciones débiles, de nieve en torno a 500 m.

El domingo una nueva borrasca comenzará a afectar a Canarias, con lluvias y vientos localmente fuertes. A partir de primeras horas del lunes esta baja, más profunda y de mayor intensidad que la primera, afectará a toda la Península y a Baleares, comenzando por el suroeste y extendiendo sus efectos rápidamente al resto de las zonas. Provocará precipitaciones generalizadas, moderadas en general, que pueden ser localmente fuertes e ir acompañadas de vientos fuertes en gran parte de las zonas. Se espera un aumento de las temperaturas en la mitad sur de la Península el lunes, generalizándose el martes y descendiendo de nuevo el miércoles día 1 de diciembre. Debido a esta oscilación térmica las precipitaciones podrán ser en forma de nieve, especialmente en la zona centro y mitad norte peninsular, en cotas que fluctuarán entre los 700 m del lunes, ascendiendo a 1000 m el martes y bajando a 600 m el miércoles.

Se espera que el temporal remita el martes, día 30, en Canarias y que tienda a remitir a partir del miércoles, día 1, sobre la Península.



AEMET recomienda un seguimiento más detallado y actualizado de esta situación atmosférica a través de sus predicciones y avisos de fenómenos adversos. Todo ello puede consultarse en su página web: www.aemet.es
© AEMET
 
Estado
Fechado para novas mensagens.