Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A tarde de hoje promete...

ww_isx0w018.gif
 


adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar

Pequeno off-topic para fazer a crítica ao artigo.

Achei interessante mas detestei o estilo; por um lado, sendo um leigo e não contendo o artigo nenhuma informação científica, apenas as "conclusões" do tal grupo, fico extremamente céptico quanto a afirmações do tipo "clima global mais frio durante os próximos 100 anos". Por outro lado, e isto pode ser bastante pedante, acho que um texto com tanta densidade de sublinhados, negritos, itálicos e frases a vermelho parece um panfleto ou um artigo de revista sensacionalista.

Já estou habituado a ouvir falar dos ciclos solares de 11 anos mas uma afirmação categórica sobre os próximos 100 anos parece-me um exagero nada científico. Se, de facto, têm dados que apoiem essas afirmações, divulguem-nos e não remetam para "informação extra" que será disponibilizada a quem subscrever (ou seja, pagar!!) - parece-me uma estratégia de seita religiosa. Quem está disposto a pagar certamente estará mais predisposto em acreditar em qualquer chorrilho de patranhas vestida com verborreia científica. Que é do que suponho que se trata, mantendo o meu cepticismo até me convencerem do contrário (de graça). Em ciência o ónus da prova está sempre do lado de quem propõe.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já viram no SAT24, a precipitação que poderá vir a entrar por NO/N, no norte de Portugal, Espanha, França e Reino Unido??

Parece-me que vem aí uns valentes nevões para a Europa e neve, pode acontecer, a cotas BEM baixas, para o norte de Portugal.

Isto é uma situação como à que causou neve no Porto em Janeiro de 2009. Será possível??
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E Pronto mais uma saida e sempre se confirma que o grosso da chuva vai toda para o sul de espanhã, só o algarve é que poderá ver alguma coisa de jeito, o resto do pais é chuva fraca.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Segundo as últimas saídas em Bragança toda a precipitação será em forma de neve. Pena não ser muita mas parece ser o suficiente para alguma acumulação.

Situação actual:

EUMETSAT_MSG_RGB-airmass-westernEurope.jpg



EUMETSAT_MSG_AMV-westernEurope.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E Pronto mais uma saida e sempre se confirma que o grosso da chuva vai toda para o sul de espanhã, só o algarve é que poderá ver alguma coisa de jeito, o resto do pais é chuva fraca.

Eh Eh esperto fui que me borrifei para a chuva prevista, e fui ao jantar da minha empresa para onde trabalho, fomos pra baixa de Faro, andámos á chuva e ninguém se molhou espectáculo ...
Adoro estes alertas amarelo ......
A tarde de hoje promete mais chuva resta saber se vai chover, pois estamos em alerta amarelo desde ontem por chuva forte ...loooll

Segunda Feira está quase tudo esfumado, a assim teremos mais um dia normal de chuva, provavelmente apenas será moderada, eventualmente um pouco mais forte durante a manhã ...
Estava achando muita fruta, quando a esmola é muita o povo desconfia,

Bom um bom dia a todos e divirtam-se, horas de ir trabalhar depois de dormir 4 horas .. loooollllll

EDIT: Na run das 06h do GFS já aniquilou a precipitação para estar tarde ....
Aliás a imagem de Satélite é bem elucidativa, venha próximo (des)evento
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já viram no SAT24, a precipitação que poderá vir a entrar por NO/N, no norte de Portugal, Espanha, França e Reino Unido??

Parece-me que vem aí uns valentes nevões para a Europa e neve, pode acontecer, a cotas BEM baixas, para o norte de Portugal.

Isto é uma situação como à que causou neve no Porto em Janeiro de 2009. Será possível??


Sim Irpsit a meu ver é possível que caia neve a cotas baixas aqui no Norte, tem estado muito frio ( hoje registei uma mínima de 1.9ºc ) e basta aparecer um aguaceiro nas horas mais frias que é neve de "certeza"....aqui mais no litoral é dífícil( mas não impossível) vamos ver como evoluem as coisas, a partir de hoje o frio mais " a sério" vai começar a entrar pelo Norte...resta saber se haverá precipitação, ou se a mesma cairá nas horas mais frias...mas neve em Trás - os Montes e Beira Alta acho que é praticamente garantida... aliás o IM já prevê queda de neve acima dos 600/800 metros para segunda feira, resta saber com que frequência e intensidade cairá, e se baixará ou não dessas cotas, vamos ver..:thumbsup:...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Parece que finalmente já convergiram todos os modelos para o evento de Segunda feira.

E a conclusão é esta:

-Só deverá ocorrer precipitação a sul do eixo Setúbal - Elvas, com alguns km de tolerância para norte, mas sempre a sul do Tejo. No sotavento algarvio podem-se acumular mais de 20 mm de precipitação, o que será bastante bom:

510232010112700054.gif


-Nos locais onde está prevista precipitação a temperatura não baixaria dos 4ºC. Independentemente da temperatura a 850 hpa, para a qual a previsão ainda está em aberto, com estas temperaturas à superfície não há hipóteses de queda de neve. Se a precipitação chegasse a São Mamede poderia dar para qualquer coisa.

510032010112700054.gif


O timing da chegada da depressão é desfavorável para as temperaturas baixarem à superfície. Ao início da noite de Domingo já haverá bastante nebulosidade.

gfs-7-36_qix0.png


O que se passará a partir de Terça está ainda em aberto. A maioria dos modelos sugere uma depressão junto à costa de Lisboa. Essa depressão é que poderia causar precipitação em forma de neve no interior norte e centro, cotas entre os 400 e os 800 m, partindo de Bragança até Portalegre.

Depois devermos ter uma nova recarga de frio. Espectacular a -16 às portas de Paris:

ECM0-120_luo3.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
De qualquer modo o Hirlam está mais optimista:

wwisx0w054.gif


wwisx0w0c2.gif


E com a iso 0 a resistir mais tempo no interior:

wwita8w054.gif


Não tem a hora nas imagens. A 1ª da precipitação é às 6:00 de segunda e as outras duas ao meio dia.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Nesta saida já aumentaram mais um pouco a chuva nas regiôes do sul e centro, com uma acumulação entre 10 a 15mm:rain:, não é mau.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Este evento poderá já ter contornos de desilusão, em especial para o pessoal do sul, uma vez que os modelos à poucos dias atrás estavam fantásticos (ou mesmo assustadores). O entusiasmo aqui pelo norte tem sido moderado, uma vez que os modelos nunca modelizaram algo de especial para o norte em geral e Minho em particular. No entanto, o frio que já se faz sentir, e as camadas de geada dos ultimos dias (hoje de forma ainda mais acentuada) tem sido já bastante apreciadas.

Poderei estar enganado, e corrijam-me se estiver, mas tenho acompanhado as saídas e o debate aqui no fórum (embora participe pouco, um mau habito que mantenho desde o meu registo :D ) e o que vejo é que os modelos têm estado bastante inconsistentes desde o ínicio do Outono. Já por várias vezes dei informações, e o pior era que eram apenas para as 24h seguintes. Embora perceba muito pouco disto, penso que me desenrasco, no minimo para as 24 horas seguintes, mas acho que me tenho fiado em demasia nos modelos (por vezes olhava para o satelite e via inconsistência na modelização, mas acabava sempre por seguir o modelizado.

Está tudo muito indefenido, cada saída traz sempre algum elemento novo. Se é difícil para os "experts" imaginem para nós :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Muita curiosidade sobre o dia de terça/quarta. A neve vai aparecer tal como em 2006 porque a situação é bastante semelhante. Um pequena depressão vinda de noroeste rasgando toda a camada de ar frio instalada sobre o país.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.