Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Longe disso, depois da seca que tivemos tem que chover muito mais do que isto para os solos ficarem saturados, penso eu.

Exacto! Não tenham medo dela para já! Ainda tem de chover muito para termos problemas.
Bom parece quase certo que haverá um bom evento de chuva a partir de Terça para o Norte e Centro. Aqui no Sul podemos acumular mais um pouco mas é sempre uma incógnita com frentes de Noroeste.
Para já parece ser um evento para acumulados acima dos 50mm no Minho/Douro Litoral e nas regiões Montanhosas do Norte e Centro acima do sistema Montejunto-Estrela.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Se os solos tivessem ensopados, os ribeiros corriam sem parar, o que eu vejo é mais água superficial, porque passado 2 ou 3 dias sem chover, o ribeiro seca, o Rio Seco antes da entrada de Faro é um bom exemplo disso, só em 2010 é que vi esse rio correr até Junho.

A próxima semana será para uma boa rega para o Norte e Centro que também já merecem. Mais, para a última semana de Novembro, existe algumas probabilidades para existir uma cut-off, com o AA a emigrar para Norte.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Se os solos tivessem ensopados, os ribeiros corriam sem parar, o que eu vejo é mais água superficial, porque passado 2 ou 3 dias sem chover, o ribeiro seca, o Rio Seco antes da entrada de Faro é um bom exemplo disso, só em 2010 é que vi esse rio correr até Junho.

A próxima semana será para uma boa rega para o Norte e Centro que também já merecem. Mais, para a última semana de Novembro, existe algumas probabilidades para existir uma cut-off, com o AA a emigrar para Norte.

Pelo menos este outono o AA não nos têm chateado muito;)
 

manganao

Cumulus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
209
Local
Caldas da Rainha

Silknet

Cirrus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
69
Local
Viseu - Rio de Loba (510 metros)
Sinceramente, não percebo nada de Meteorologia...são raras as vezes que posto, mas muitas as que leio. A mim parece-me que, tornado ou não, os sistemas de alerta deviam ter funcionado melhor. Não se prevê tornados, ok, mas prevê-se tempo severo a chegar...Alertas ás populações em localidades relativamente pequenas (em relação a Porto e Lisboa), não é obra impossível, com tantas formas de comunicar...em outros tempos, avisava-se nas aldeias, sem tecnologia, com o simples sino da Igreja, que alguma coisa má tinha acontecido e isso alertava as pessoas...hoje temos TV, rádio, telemóvel, Facebook, e por ai fora e houve muita gente apanhada desprevenida.
Na minha opinião, que não é mais que isso, e vale o que vale, o Instituto de Meteorologia poderia e deveria emitir alertas mais eficazes, que chegassem ao cidadão comum, rapidamente, através de articulação com Bombeiros, Policia, Proteção Civil e outros meios ao alcance...
Pessoalmente prefiro, tal como o jornalista, ler os posts do Stormy...Aprendi muito por ai...Achei muito má a atuação até ao momento do Instituto de Meteorologia, serviço público, mas sem publicamente servir bem, pelo menos...
Desculpem o off-topic... :)
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Sinceramente, não percebo nada de Meteorologia...são raras as vezes que posto, mas muitas as que leio. A mim parece-me que, tornado ou não, os sistemas de alerta deviam ter funcionado melhor. Não se prevê tornados, ok, mas prevê-se tempo severo a chegar...Alertas ás populações em localidades relativamente pequenas (em relação a Porto e Lisboa), não é obra impossível, com tantas formas de comunicar...em outros tempos, avisava-se nas aldeias, sem tecnologia, com o simples sino da Igreja, que alguma coisa má tinha acontecido e isso alertava as pessoas...hoje temos TV, rádio, telemóvel, Facebook, e por ai fora e houve muita gente apanhada desprevenida.
Na minha opinião, que não é mais que isso, e vale o que vale, o Instituto de Meteorologia poderia e deveria emitir alertas mais eficazes, que chegassem ao cidadão comum, rapidamente, através de articulação com Bombeiros, Policia, Proteção Civil e outros meios ao alcance...
Pessoalmente prefiro, tal como o jornalista, ler os posts do Stormy...Aprendi muito por ai...Achei muito má a atuação até ao momento do Instituto de Meteorologia, serviço público, mas sem publicamente servir bem, pelo menos...
Desculpem o off-topic... :)

Acho que nós podíamos tentar criar uma ligação com I.M, de forma a que possamos os ajudar na sua previsão em períodos de tempo muito instável!!
Ou seja criar aqui no fórum alguma ligação com eles de forma a podermos falar com os mesmos;).
Isto parece ser um pouco impossível né?:confused:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Acho que nós podíamos tentar criar uma ligação com I.M...

A ligação com o IM tem sido feita com relativo sucesso.
Não sei se lembram, mas o IM abriu as portas à cooperação através do meteoglobal, projecto interessante para uma colaboração mais estreita entre a sociedade civil e a instituição IM.
De ontem ainda não temos dados nenhuns na página do Meteoglobal, mas a última ocorrência lá disponibilizada foi:

"Supercélula com funnel
cloudCoruche, Santarém
Ocorrência de: 2012-10-25 16:00
Enviado em: 2012-10-25 18:28"

Como se pode ver, já estão várias semanas passadas sem ocorrências relatadas.
Muitos criticam, mas o facto é que também nós enquanto comunidade por vezes falhamos na colaboração com o IM.
Estes são momentos para suprir deficiências, para melhorar, para aprender.:thumbsup:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Se os solos tivessem ensopados, os ribeiros corriam sem parar, o que eu vejo é mais água superficial, porque passado 2 ou 3 dias sem chover, o ribeiro seca, o Rio Seco antes da entrada de Faro é um bom exemplo disso, só em 2010 é que vi esse rio correr até Junho.

A próxima semana será para uma boa rega para o Norte e Centro que também já merecem. Mais, para a última semana de Novembro, existe algumas probabilidades para existir uma cut-off, com o AA a emigrar para Norte.

Aconteceu o mesmo com a ribeira de Quarteira que levou uma cheia como à muito não via depois daquele episódio de precipitação intensa e 3 dias depois ia praticamente seca. Agora depois de mais este episódio de precipitação já há mais água nos solos mas mesmo assim longe de ser excessivo.
Vamos ver o que nos reserva a frente de Terça/Quarta, se for precipitação fraca a moderada e que acumule bem até é bom depois destas chuvas torrenciais que temos tido.
No Norte e Centro parece que será uma boa rega e também precisam:thumbsup:
Depois é esperar que o São Pedro não feche a torneira...
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Aconteceu o mesmo com a ribeira de Quarteira que levou uma cheia como à muito não via depois daquele episódio de precipitação intensa e 3 dias depois ia praticamente seca. Agora depois de mais este episódio de precipitação já há mais água nos solos mas mesmo assim longe de ser excessivo.
Vamos ver o que nos reserva a frente de Terça/Quarta, se for precipitação fraca a moderada e que acumule bem até é bom depois destas chuvas torrenciais que temos tido.
No Norte e Centro parece que será uma boa rega e também precisam:thumbsup:
Depois é esperar que o São Pedro não feche a torneira...

Ainda ficamos mas é com a torneira aberta e encravada:D.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O tempo passará a ser mais de noroeste portanto mais chuvoso no norte e centro. Sucessão clássica de sistemas frontais. A frente de dia 21 nem terá relevância a sul porque se desfaz nas altas pressões relativas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos e aos seus ensembles, apenas apetece-me dizer uma coisa ..... Anarquia Total !

É que sinceramente nem vale a pena dizer mais nada, a partir do dia 21 tudo completamente incerto ainda, sendo que tudo parece depender de uma possivel depressão vinda de Sudoeste, na zona leste dos EUA !
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David,

e é impressão minha ou essas tendências não são sequer unânimes.
O que o GFS "desenha" (AA bem marcado no atlântico) parece bastante diferente do ECMWF.
Confesso que estou um pouco baralhado, os modelos continuam a não atinar a uma semana (o que não me espantaria se estivessemos em Set/Out). Nesta altura esperava maior concordância.

análises de quem sabe são bem-vindas.

Tendências a longo prazo raramente são unânimes, sendo que neste caso até há alguma concordância entre ECMWF e GFS, apontando para a subida da dorsal a meio do Atlântico, com crista até ao Reino Unido/ Islândia, residindo a única divergência na Escandinávia, para onde o ECMWF prevê pressões mais baixas que o GFS:

EDM1-240_jdd8.GIF


gens-21-1-240_vdw0.png


No que toca às temperaturas, mais fresco o ECMWF, a apontar claramente para uma entrada fresca de nordeste (em Novembro nunca seria excepcionalmente fria), enquanto que o GFS não é tão frio, por haver algumas perturbações que colocam uma depressão a oeste do continente a injectar ar mais quente de sul, fazendo subir bastante a média:

EDM0-240_shk5.GIF


gens-21-0-240_zsq1.png


De realçar, que a previsão a 32 dias do ECMWF tem previsto (nas últimas duas semanas), para a transição do mês, o estabelecimento de altas pressões a norte, e possivelmente um padrão de NAO- no início de dezembro.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Se formos analisar os modelos, eles estão muito bem a uma semana de distância. A frente de 3ªfeira/4ªfeira já é certa. Depois, existe uma grande incógnita, mas atenção que os modelos começam a modelar algo mais extremo para o próximo fim de semana a afectar mais a região sul. O GFS das 06 já mostra isso, o ECM não mostra porque a depressão fica ao largo do continente, sem o afectar, já o Bom Access coloca bastante precipitação para domingo, o GEM também mostra algo, o Nogaps mostrou algo na run das 00 e nesta que está a sair agora na saída das 06 mostra algo mais extremo.

A run de control do GFS na saída das 06, também mostra bastante precipitação, a afectar o Algarve.

Analisando, no geral, os modelos, diria que existe uma probabilidade de 20% de algo se passar no próximo fim de semana. Por isso, dada a variabilidade dos modelos, é melhor ir acompanhando as próximas saídas dos modelos, porque no geral, os modelos não estão assim tão diferentes uns dos outros. Todos mostram essa depressão, só uns metem ela a afectar o continente e outros não.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Apesar de ser o que mais nos "emociona", os eventos ditos severos não são o prato principal do nosso clima, e do nosso Outono, e durante a segunda metade do dia de amanhã, a entrar por 4ª-feira, teremos uma frente fria relativamente "pacata" a atravessar o continente. Parece relativamente "democrática" em termos de precipitação e deverá ter um comportamento típico, começando a afectar o NW a partir do fim da tarde de amanhã, e afectando já boa parte do território ainda antes do final do dia, e acabará por atravessar até ao SE (à partida as zonas menos beneficiadas nestas frentes mais típicas) já durante o dia de 4ª-feira.

Este sistema não apresenta grande forçamento vertical, portanto tem pouco CAPE, e à partida essencialmente terá precipitação estratiforme, embora na faixa estreita onde está localizada a frente a precipitação possa ser forte, até mais do que "aparentará" no radar, por a maior parte da acção estar situada em níveis baixos.
E também, dado a frente ter um deslocamento lento, mesmo sem a existência de células convectivas importantes, esta poderá dar ainda assim bons acumulados finais. E aparentemente até fica a "definhar" sobre o SE do continente algum tempo, o que poderá dar mais alguns acumulados interessantes mesmo nessas regiões.


Carta sinóptica às 00utc de 4ª-feira



Como a seguinte carta mostra, no geral as nuvens de precipitação terão topos relativamente quentes, portanto pouco altos, ou seja, sinal de pouca convecção profunda, a tal precipitação essencialmente mais estratiforme:




A base das nuvens será baixa, não será de admirar se houver visibilidade reduzida, e há bastante convergência e humidade nos níveis baixos, por isso, ainda que não seja de esperar muita convecção, haverá bastante água para "despejar" ao longo das horas de passagem do sistema.
Nas saídas dos modelos mais em cima do acontecimento dará para confirmar se existe ou não algum potencial para alguma convecção embebida no sistema, mas à partida nunca nada de especial, um sistema típico de Outono.
E não será de descartar a chance de chegar a nevar no final do sistema no cimo da Serra da Estrela.