Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom...parece-me que a situação está a acalmar, salvo uma célula agora na região de Vendas Novas, e a faixa do sotavento Algarvio.

Quanto á célula de Vendas Novas, com o arrefecimento nocturno é suposto que começe a degenerar.

No que toca ao Sotavento, até ás 21h pelo menos poderemos ter ainda algumas células fortes.

DURANTE A NOITE, em principio teremos uma acalmia geral...podendo ocorrer alguns aguaceiros localizados que em principio não serão muito activos e que se vão concentrar nas regiões litorais.

PARA AMANHÃ ( das 5-7h ás 17-18h), poderemos ter aguaceiros e trovoadas, especialmente a sul do Tejo, mas não são esperadas condições propicias a fenomenos extremos..quanto muito algum aguaceiro mais forte poderá trazer chuva intensa e algum granizo.

O pior já passou...e os alertas do IM..peço desculpa por dize-lo em publico..parecem-me ridiculos...
Não entendo a metodologia das pessoas que trabalham no instituto...desculpem a minha ignorancia..
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Eu também não entendo os alertas...
Lançaram o alerta laranja para precipitação uns minutos antes da passagem de uma linha de instabilidade que apesar de forte iria ser de passagem rápida e sem condições, a meu ver, para gerar precipitações a esse nível. De manhã as condições eram outras e apenas tinham alerta amarelo.
Enfim...
 

marco_antonio

Cumulus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
134
Local
funchal
engracado sera dizer que o stormy no passado dia 14 ja fazia referencia a possibilidade de formar tornados ou trombas de agua,eu ouvi em directo na tv as explicacoes do IM e fiquei com a sensacao que andaram algo "distraidos".cumprimentos
 
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
45
Local
Beja
Segundo a meteorologista Maria João Frada em declarações para a RTP1, ainda se mantêm condições para a formação de tornados ou downbursts principalmente no extremo sul do país.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Uma palavra para Stormy. Leio aqui diariamente as suas previsões e, embora por vezes me pareçam muito "técnicas", com muitos termos estranhos, considero-as sempre confiáveis. Por vezes acho-as demasiado "catastrofistas" como a que li aqui ontem, se não me engano. Mas realmente, mais uma vez acertou na mouche. :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sabem-me dizer se já existe alguma previsão do tempo que poderá fazer no dia 1 de Dezembro?

Falta ainda bastante tempo até esse dia, a previsão a tão longo prazo é bastante complicado e acarreta grande margem de erro. A tendência para o fim do mês aponta para o estabelecimento de um padrão mais seco e fresco, com circulação continental, mas como referi, são apenas tendências.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Analise "fresquinha" do GFS18z-

Bom..a noite será em geral calma, com aguns aguaceiros especialmente na faixa costeira entre o C Carvoeiro e Sagres.

A partir do inicio da manhã a tendencia é de aumento de instabilidade Nas regiões centro e sul, já que a depressão mostra sinais de uma estrutura em warm core de niveis baixos ( seclusão quente), com um aumento do gradiente térmico nos primeiros 5km, o que se traduz em um pouco mais de CAPE/LI.

Tambem se espera em altura alguma divergencia na região central e oriental da circulação em altura...

Com ajuda do aquecimento diurno e dessa massa de ar quente na região central da depressão, assim como a presença de ar frio em altura, poderemos ter alguns clusters convectivos/celulas pulsantes que localmente terão capacidade para gerar periodos de chuva moderada a forte e eventualmente algum granizo.

Portanto...amanhã será um dia de trovoadas tipicas...pulsantes, que volta e meia trarão alguma chuva mais forte..mas de não terão capacidade para gerar eventos extremos/destructivos..será convecção "domesticada" daquela que dá para sacar umas bonitas fotografias:lol:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Falta ainda bastante tempo até esse dia, a previsão a tão longo prazo é bastante complicado e acarreta grande margem de erro. A tendência para o fim do mês aponta para o estabelecimento de um padrão mais seco e fresco, com circulação continental, mas como referi, são apenas tendências.

David,

e é impressão minha ou essas tendências não são sequer unânimes.
O que o GFS "desenha" (AA bem marcado no atlântico) parece bastante diferente do ECMWF.
Confesso que estou um pouco baralhado, os modelos continuam a não atinar a uma semana (o que não me espantaria se estivessemos em Set/Out). Nesta altura esperava maior concordância.

análises de quem sabe são bem-vindas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

após este evento, que infelizmente causou danos em zonas do Algarve, parece que já a partir da próxima terça -feira dia 20/11 iremos ter uma frente com alguma actividade ,com chuva por vezes forte, afectando essencialmente o Norte/Centro:

Dois modelos em sintonia:

ECMWF 00 Z:

europemsl84.gif



GFS 6 Z :


gfspiprec084.png
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Bons dias,

após este evento, que infelizmente causou danos em zonas do Algarve, parece que já a partir da próxima terça -feira dia 20/11 iremos ter uma frente com alguma actividade ,com chuva por vezes forte, afectando essencialmente o Norte/Centro:

Dois modelos em sintonia:

ECMWF 00 Z:

europemsl84.gif



GFS 6 Z :


gfspiprec084.png

Bom dia Snifa,

Neste momento e de acordo com a sintonia do GFS e ECMWF parece que vamos ter uma boa rega na nossa zona na Terça-Feira. :rain: :rain:

Amanhã já vamos poder consultar os mesoescalares e termos uma ideia do range dos acumulados de precipitação previsto para o Noroeste.

De qualquer das formas uma coisa parece quase certa: Terça-Feira (20 NOV) será um dia bastante chuvoso principalmente no NW com uma frente de atividade moderada a atingir também a Galiza....

Bom Fim de Semama a todos os MeteoLoucos....
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O deslocamento do centro de baixas pressões que agora estará centrado sobre Setúbal intensificou a precipitação no Alentejo. É esperado que o centro de baixas pressões continue o seu deslocamento para leste/sueste, pelo que ainda teremos algumas horas de chuva intensa pelo Alto Alentejo/Ribatejo/Beira interior e Trás - os - Montes.

A melhoria do tempo já começou no Algarve (já passou para sector de ar frio, portanto para o regime de aguaceiros, menos frequentes, alternando já com períodos de sol) e vai estendendo-se progressivamente para norte ao longo da manhã e da tarde.

Mas atenção que este ar frio pode ser propício a fenómenos convectivos extremos, pelo que até ao final da tarde ainda existem condições para a ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões do sul, porque a troposfera ainda está muito instável.

Muito bem as previsões do Instituto de Meteorologia, nomeadamente os alertas colocados por precipitação.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Bom dia Snifa,

Neste momento e de acordo com a sintonia do GFS e ECMWF parece que vamos ter uma boa rega na nossa zona na Terça-Feira. :rain: :rain:

Amanhã já vamos poder consultar os mesoescalares e termos uma ideia do range dos acumulados de precipitação previsto para o Noroeste.

De qualquer das formas uma coisa parece quase certa: Terça-Feira (20 NOV) será um dia bastante chuvoso principalmente no NW com uma frente de atividade moderada a atingir também a Galiza....

Bom Fim de Semama a todos os MeteoLoucos....

Bem pensava que a chuva só regressaria mais para meio da semana, mas que bom:D, agora o problema é que os solos já estão completamente ensopados:shocking:.