Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
6WDdw.gif


CNLmk.gif



Não está mau, mas podia estar melhor...ECMWF acabadinho de sair do forno!
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Dada a presença de alguma humidade nos niveis médios e baixos, e de ar muito frio em altura, o CAPE disparará para valores proximos aos 500-800J/Kg em alguns locais, e o gradiente é comprovado pelo TT index proximo aos 60, isto com niveis de equilibrio nos 7-9km.

Nenhum modelo prevê CAPE acima de 250 J/kg, não sei onde foste buscar esses valores altíssimos. Com o frio instalado à superfície será complicado termos um evento convectivo relevante, apenas alguns aguaceiros fortes e pontualmente queda de granizo nalguns locais.

Neve a cotas médias e baixas no interiorN/Centro

Sendo assim poderá nevar a cotas médias ou mesmo baixas ( 500-700m) na noite de 5f para 6f.
As acumulações dependerão da localização, mas poderão atingir os 10-20cm em algumas partes, nomeadamente nas serras voltadas a NW e a altitudes superiores aos 800-1000m.
(...)
Esta analise foi feita com base no GFS12z de hoje, fi-la com alguma antecedencia pois parece haver alguma concordancia entre os modelos...mas podem sempre haver mudanças..

Não vejo grandes possibilidades, para não dizer que me parece extremamente improvável, especialmente se nos basearmos na run das 12z do GFS, que ocorram acumulados tão elevados de precipitação. Para que ocorra uma acumulação de 20 cm de neve seria necessário, de grosso modo, uma precipitação acumulada de aproximadamente 20 mm, ou mais. Nenhum modelo prevê sequer 10 mm de precipitação acumulada no interior do país, sendo que a maioria deles está abaixo dos 5 mm. Se fosse no litoral, poderia haver alguns locais, muito pontuais, com os acumulados que tu referes, mas ai provavelmente a cota de neve seria mais alta.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
com o vento de noroeste como os modelos agora apresentam parece-me difícil neve abaixo dos 800 metros à excepção da zona de Bragança. Muito bom o europeu a logo prazo com o bloqueio a não ser completamente desfeito. Na minha opinião este mês de Dezembro será bastante interessante.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Preparem-se pessoal, as mudanças vêem aí e em força, mas a verdadeira mudança ocorrerá a partir do meio de dezembro tal como em 2009/2010 e 2000/2001, e por isso esperem os ultimos 10 dias do mês bem invernosos.

Ao invez a primeira metade será bem fria e provavelmente bastante seca.

Estão a acontecer grandes mudanças na atmosfera e isso vai-se reflectir apenas daqui a umas 2/3 semanas.

Aguardemos,
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Preparem-se pessoal, as mudanças vêem aí e em força, mas a verdadeira mudança ocorrerá a partir do meio de dezembro tal como em 2009/2010 e 2000/2001, e por isso esperem os ultimos 10 dias do mês bem invernosos.

Ao invez a primeira metade será bem fria e provavelmente bastante seca.

Estão a acontecer grandes mudanças na atmosfera e isso vai-se reflectir apenas daqui a umas 2/3 semanas.

Aguardemos,

Viu isso em alguma bola de cristal? Em que é que se baseia para tais afirmações? É que realmente fiquei curioso...!
E uma vez que estamos no tópico "Previsão do Tempo e Modelos", não encontro nem previsôe nem modelos, estou constantemente a ler que "devemos ser objectivos e interpretarmos o que os modelos indicam" e depois leio que "Estão a acontecer grandes mudanças na atmosfera e isso vai-se reflectir apenas daqui a umas 2/3 semanas." Se calhar tem a ver com o facto de o Mundo acabar no dia 21/12....
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Preparem-se pessoal, as mudanças vêem aí e em força, mas a verdadeira mudança ocorrerá a partir do meio de dezembro tal como em 2009/2010 e 2000/2001, e por isso esperem os ultimos 10 dias do mês bem invernosos.

Ao invez a primeira metade será bem fria e provavelmente bastante seca.

Estão a acontecer grandes mudanças na atmosfera e isso vai-se reflectir apenas daqui a umas 2/3 semanas.

Aguardemos,

Aurélio... o que são grandes mudanças na atmosfera além da sucessão de dias e noites? A teleconexões não mostram nada de absurdo...
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Preparem-se pessoal, as mudanças vêem aí e em força, mas a verdadeira mudança ocorrerá a partir do meio de dezembro tal como em 2009/2010 e 2000/2001, e por isso esperem os ultimos 10 dias do mês bem invernosos.

Ao invez a primeira metade será bem fria e provavelmente bastante seca.

Estão a acontecer grandes mudanças na atmosfera e isso vai-se reflectir apenas daqui a umas 2/3 semanas.

Aguardemos,
O Aurélio agora para além de apreciador de eventos meteorológicos é também profeta.
Acerca dos modelos, parece que os dois principais modelos afastam a possibilidade de Bloqueio anti-ciclónico em cima de nós.:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pode acontecer que várias frentes frias interessantes varram o país nas 2 últimas semanas do ano mas estatisticamente o frio chega no final de janeiro, princípio de fevereiro... Foi assim nas últimas vezes que caiu neve no Algarve.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Viu isso em alguma bola de cristal? Em que é que se baseia para tais afirmações? É que realmente fiquei curioso...!
E uma vez que estamos no tópico "Previsão do Tempo e Modelos", não encontro nem previsôe nem modelos, estou constantemente a ler que "devemos ser objectivos e interpretarmos o que os modelos indicam" e depois leio que "Estão a acontecer grandes mudanças na atmosfera e isso vai-se reflectir apenas daqui a umas 2/3 semanas." Se calhar tem a ver com o facto de o Mundo acabar no dia 21/12....

Não seja absurdo com as suas ironias, acha que tenho uma bola de cristal?

A informação vem deste site http://www.netweather.tv/index.cgi?action=winter-forecast-2012;sess=

No video e nos slides está tudo muito bem descrito, não é uma análise aos modelos sazonais mas sim comparando aquilo que o modelo indica, e a forma como ele lê as teleconexões e depois faz a analogia com outros anos, e comparou por exemplo com 2009-2010.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio... o que são grandes mudanças na atmosfera além da sucessão de dias e noites? A teleconexões não mostram nada de absurdo...

http://www.netweather.tv/index.cgi?action=winter-forecast-2012;sess=

Aqui está bem descrito tudinho em 20 slides, também ninguem disse que era nada do outro mundo, mas sim aquilo que espero ser um verdadeiro padrão de circulação zonal, que ainda não tivemos este ano, mas sim tivemos chuvas devido a cut-off e depressões a Noroeste que arrastaram fluxos quentes e instaveis de Sudoeste !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Aurélio agora para além de apreciador de eventos meteorológicos é também profeta.
Acerca dos modelos, parece que os dois principais modelos afastam a possibilidade de Bloqueio anti-ciclónico em cima de nós.:thumbsup:

Voçes é que vêem neve, assim que os modelos indicam frio, e mesmo quando os modelos nem dão chuava, quando se sabe que as correntes ou ventos de Norte apenas trazem frio e o fluxo frio teria que vir de Noroeste para contornar as montanhas das astúrias, por isso o profeta não sou eu ... embora na tua zona possa nevar alguma coisa !

Relativamente ao que escrevi acredito sinceramente numa mudança para os ultimos 15 dias, ou ultimos 10 dias com uma clara circulação zonal a latitudes mais baixas, o que não implica durar o Inverno todo, mas sabe-se que é neste mês e parte de Janeiro que a oscilação da NAO tem mais implicações e existem indicadores a longo prazo que apontam para um reforço da NAO - e AO - mais para a 2ª metade do mês.

Para uma análise mais detalhada e melhor explicada tem o site http://www.netweather.tv/index.cgi?action=winter-forecast-2012;sess=, ou será que eles têm uma bola de cristal ?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pode acontecer que várias frentes frias interessantes varram o país nas 2 últimas semanas do ano mas estatisticamente o frio chega no final de janeiro, princípio de fevereiro... Foi assim nas últimas vezes que caiu neve no Algarve.

Ninguem falou em neve nem em grandes frios, um mês frio mais frio que o habitual, se bem que mais frio que o habitual já se tornou normal, mas com frio a acompanhar e claro as terras altas com neve, isto claro se for como espero !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ninguem falou em neve nem em grandes frios, um mês frio mais frio que o habitual, se bem que mais frio que o habitual já se tornou normal, mas com frio a acompanhar e claro as terras altas com neve, isto claro se for como espero !

As tendencias para meados de Dez apontam para que o AA se mantenha pelos Açores e haja sobre o continente um fluxo de NW, por vezes W, com entrada de algumas frentes vindas de NW/W.

Temperatura em geral abaixo da média, mas não muito, e precipitações mais abundantes do noroeste e litoral centro.

Para os ultimos 15 dias de Dezembro, na minha opinião, e caso o padrão para meados do mês se confirme, poderemos entrar num padrão mais complexo de bloqueio no Atlantico...que pode puxar para nós uma situação ou de chuvas ou de tempo mais estavel consoante a posição exata dos centros de acção.

O mais certo é que mesmo havendo um bloqueio tendencialmente mais seco, continuem a chegar algumas perturbações de oeste ou norte, pelo que Dezembro não deverá ser um mês assim tão seco.

No entanto parece que a tendencia global para Dezembro está a favorecer mais o frio do que a chuva, situação oposta aquela que aparece nos modelos para Janeiro, com a possibilidade de ciclogeneses a vir dos quadrantes ocidentais.

Na minha opinião, e tendo em conta os modelos, Dezembro será um mês mais complexo, e Janeiro/Fevereiro terão um coportamento mais previsivel, com o padrão a emergir...bloqueio na Gronelandia, depressões na costa leste dos EUA, AA perto ou a SW dos Açores, e Ciclogeneses na PI-Mediterraneo e no Uk-Europa central.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nenhum modelo prevê CAPE acima de 250 J/kg, não sei onde foste buscar esses valores altíssimos. Com o frio instalado à superfície será complicado termos um evento convectivo relevante, apenas alguns aguaceiros fortes e pontualmente queda de granizo nalguns locais.



Não vejo grandes possibilidades, para não dizer que me parece extremamente improvável, especialmente se nos basearmos na run das 12z do GFS, que ocorram acumulados tão elevados de precipitação. Para que ocorra uma acumulação de 20 cm de neve seria necessário, de grosso modo, uma precipitação acumulada de aproximadamente 20 mm, ou mais. Nenhum modelo prevê sequer 10 mm de precipitação acumulada no interior do país, sendo que a maioria deles está abaixo dos 5 mm. Se fosse no litoral, poderia haver alguns locais, muito pontuais, com os acumulados que tu referes, mas ai provavelmente a cota de neve seria mais alta.

O WRF ( MeteoGalicia) e o GFS ( Estofex modelmaps) colocam bolsas de CAPE entre 500 e 700J/Kg, o ECMWF coloca valores entre os 200 e os 400J/Kg, mas o ECMWF tem uma malha maior ( 0.5º)

Eu acredito que se a perturbação vier de NW, os modelos estejam a substimar um pouco a instabilidade na faixa costeira...

Mas mesmo que não estejam, supondo bolsas de CAPE entre 500 e 600J/Kg, há outros parametros dinamicos que poderão reforçar essa instabilidade, pelo que acredito que localmente possam aparecer células mais fortes ( na faixa costeira volto a repetir).

Quanto á neve, pelo menos valores de até 10cm são perfeitamente possiveis em encostas voltadas a norte e acima dos 800m, segundo o ECMWF e o WRF temos acumulados totais na noite de 5f para 6f de ou localmente superiores a 10mm liquidos, o que em certos pontos corresponderá a 10cm solidos, nas areas mais altas nomeadamente.
A questão das cotas, apontei os valores 500-700m tendo em mente certas porções da meseta/vale do Douro internacional, onde haverá uma massa de ar bastante fria e seca...no resto as cotas deverão andar pelos 700 a 900m, especialmente no centro, e mais a sul, na região de S Mamede, talvez mesmo 1200m.

De resto, devo salientar que esta minha analise até pode ser um pouco generosa, se os modelos puxarem a perturbação em altura mais para leste, a coisa será bem mais frouxa.
Caso se mantenha como nas 12z, acredito que eles possam estar a substimar, e sinto-me confiante para ser um pouco generoso na analise.