Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 30 Out 2012 às 09:03.

  1. Tempo

    Tempo
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    9 Fev 2010
    Mensagens:
    46
    Local:
    Ramalhal-Torres Vedras
    Icem aí uma depresão 6 e 7, vamos ver o que pode render!
     
  2. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    O GFS dos mapas do Estofex nunca passa dos 200-400 no mar: http://i.imgur.com/SqEFG.gif
    O WRF como é um mesoescala mostra sempre bolsas isoladas de CAPE superior, e em 36 horas mostra apenas em 2 ou 3 momentos de uma pequena bolsa no mar a ultrapassar pontualmente os 600: http://i.imgur.com/ORRnd.gif
    E tinhas dito que a análise foi baseada no GFS, nunca referiste o WRF.


    ---------

    Regressando aos modelos e ao que eles efectivamente mostram, a saída do GFS das 00z melhorou mais um pouco no que toca a neve a cotas médias, o ECM parece menos interessante.

    ---

    Numa nota à parte, faz agora 4 anos que começava um evento memorável de neve (e não só), para quem quiser recordar:
    -> Neve, Granizo e Chuva - 28 Nov/1 Dez 2008 «Depressão Helena»

    Mas há 4 anos as condições eram bem melhores:

    2008 vs. 2012:

    [​IMG]

    Esta entrada actual deixa-me um pouco frustrado, frio em altura tão mal aproveitado. A ver se ainda rende alguma coisa na madrugada de 6ªfeira.
     
  3. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    No video ele mostra bem isso (o video e o slides mencionado no meu post), dizendo que a AO e NAO predominante na maior parte de Dezembro não deverá ter uma grande significado no entanto, espera lá para meados de Dezembro esse sinal seja fortalecido, ou seja, acentue-se a sua negatividade ...
    Neste mês de Dezembro não vou negar que o padrão previsto não apenas a curto e médio prazo bem como a longo prazo favorece mais o Mediterrâneo e as entradas aqui seria mais de Norte e Noroeste, dando assim alguma chuva e tempo frio, o modelo CFS v2 indica isso, os modelos globais de medio prazo mostram isso, mas como disse eles esperam e eu também espero uma mudança lá para o dia 20 o mais tardar.

    Mas sim a generalizada do mês trará o padrão que mencionaste e pelo jeito a mudança, se acontecer, na meteorologia nada é definido, será mais no avançar do mês.

    Para já existe unamidade nos modelos para uma depressão lá mais pro dia 6 e 7, lá está vinda de Noroeste, e assim como modelada haveria bastante neve nas terras altas do Norte e centro !
     
  4. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    1,037
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Apesar de também não ver valores de CAPE muito elevados nos modelos, compreendo o que o Stormy quer dizer. O ar muito frio em altitude sobre as águas relativamente quentes do Oceano Atlântico (+- 17ºC) vai ser suficiente para potenciar convecção, células essas que deverão chegar ao litoral ainda moderadas/fortes, que podem causar granizo/trovoada. Á medida que as células vão entrando para o interior naturalmente vão perdendo força devido à diminuição do gradiente térmico vertical (temperaturas baixas à supefície), inibindo a instabilidade.

    Ontem à noite foi isso que ocorreu, era possível observar as células a formarem-se no mar, entrar no litoral e a morrerem ao se deslocar para o interior.

    Assim, penso que todo o litoral da costa Ocidental, de Norte a Sul, terá aguaceiros por vezes fortes, com possibilidade de granizo e trovoada. O interior em princípio não terá tanta sorte...
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Tens razão, fui impreciso e expliquei-me mal..

    Já agora confirma-me uma coisa ssf, o GFS que o estofex publica é uma versão em malha mais pequena do que o global ou a malha é igual?
    Fiquei um pouco na duvida ontem quando referi isso, mas de facto parace-me que o modelo tem maior resolução, se reparares em alguns detalhes..em todo o caso é sempre melhor perguntar a quem sabem mais;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,926
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Em relação à eventual existência de precipitação continuo a verificar que o GFS continua com as previsões a apontarem para a queda de neve em Bragança, no entanto na previsão do IM nem precipitação coloca, qual a razão desta discrepância a tão pouco tempo de distância?:huh:
     
  7. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,432
    Local:
    Estarreja
    Não existe discrepância. Se reparares na previsão descritiva a previsão de aguaceiros mantém-se com cotas nos 600/800m. Simplesmente face à possibilidade o simbolo escolhido na previsão significativa foi o de céu nublado. Como já aqui foi referido convém sempre ler a previsão descritiva nestes casos. Seja como for a previsão era desta manhã e nesta altura já nem o próprio GFS dá como certa a queda de neve em Bragança... Grande parte do frio foi retirado e a situação está no limite com as cotas a subirem na generalidade já para cima dos 700m... Provavelmente só as grandes elevações (considerando talvez acima de 1000m) poderão ver algo "decente" nesta altura do campeonato e se não houver mais reviravoltas nos modelos..
     
  8. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,926
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    Obrigado pelo esclarecimento!:thumbsup:
     
  9. boneli

    boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    871
    Local:
    Braga. Lomar
    Pois é esta última saida do GFS retirou algum frio mas o ECM mantém esse frio para amanhã. Penso que a chuva vamos ter e o frio em maior ou menor grau também..não vai fugir muito dos 800/1000 metros dependendo da hora do dia. Pelo que entendi a frente entrará ao final da tarde inicio da noite. Amanhã saberemos.... :thumbsup:
     
  10. Charlie Moreira

    Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    5 Dez 2006
    Mensagens:
    2,576
    Local:
    VALONGO
    boa noite!
    Penso que a neve ira visitar em maior abundancia geres larouco cabreira montesinho e coroa, sendo que a cota nunca andara abaixo dos 800 M.

    bragança é um caso a parte vai depender muito das horas que a frente chegar...

    um bem haja a todos e que o inverno seja bem rigoroso ;)
     
  11. PauloSR

    PauloSR
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2009
    Mensagens:
    915
    Local:
    Póvoa de Lanhoso
    Mas pelo que parece, não vamos ter neve numa quantidade razoavel certo? Irá pintar as serranias do norte, mas nada 'por aí além'... Será pouca a precipitação pelo que vejo :mad:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. boneli

    boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    871
    Local:
    Braga. Lomar

    Pois..mas nesse aspeto os modelos nunca deram grande abundância de precipitação. Pode ser o sinal de um Inverno com mais quantidade de neve aqui pelas nossas Serras.
    Curiosamente de todos os modelos que vi o GFS é o que coloca menos frio á hora em que vai :rain:, colocando a iso 0 em Espanha enquanto que os outros modelos já a colocam mais para Sul.

    Mas muito sinseramente´mais importante que a neve é a precipitação que nos faz falta e por mais pequena que seja a frente venha ela...em neve, liquida aos quadrados redondas. :D
     
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Houve uma modificação na situação de 5f-6f, sendo que os modelos colocam agora uma nova perturbação que se descola da Irlanda, e precorrerá Pt Continental durante a tarde de 6f e noite para 6f.

    Em sequencia com esta perturbação os modelos colocam a reposição de uma lingua Anticiclonica no Golfo de Biscaia, que resultará numa rotação do vento para NE,com transporte de ar frio que vai colidir com ar relativamente tépido e humido que permanece no Atlantico, ainda restante da linha de instabilidade da 5f-6f.

    Este padrão favorecerá a criação de uma linha de frontogenese/convergencia no litoral, e a presença de ar muito frio em altura, segundo o WRF, disparará o CAPE para valores de até 800j/Kg na faixa litoral durante a noite de 6f.

    Tambem se prevê uma situação de ventos muito fortes no litoral, com rajadas que poderão superar os 80-100km.h, que tornará o mar bastante revolto.

    Em resumo

    Temos na noite de 5f para 6f a chegada de uma perturbação que poderá causar aguaceiros por vezes moderados a fortes e acompanhados de trovoada/granizo.
    No interior norte e centro deverá nevar a cotas localmente da ordem dos 500 a 700m, sendo que só acima dos 800m e em vertentes expostas a NW se esperam acumulados mais significativos, da ordem dos 10cm.

    Na tarde de 6f e noite para Sabado temos uma situação de mau tempo já restrita ao litoral oeste, com ventos fortes de NNW rodando para NNE, que poderão ter rajadas de 80-100km.h.
    Tambem se esperam aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de granizo e trovoada.

    Dado o gradiente termico, forçamento dinamico acentuado e a presença de bolsas de Cape superiores a 500-600j/Kg, tal como shear forte e ar frio e seco em altura, na linha costeira, nos dois periodos temporais, não é de descartar uma situação isolada de tromba de agua ou intensificação do vento por movimentos descendentes ( microburst).
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. xes

    xes
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Ago 2011
    Mensagens:
    269
    Local:
    Louredo - SMF
    Stormy, sera que a serra da freita podera ser visitada pelo elemento branco? Tem 1000m de altitude.
     
  15. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,156
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Stormy, apenas uma sugestão.. Quando referes interior norte e centro, neve de 500 a 700/800m: isso é muito vago, e pode ser melhorado! Cada 50/100m é muito importante para todos, tendo em conta o evento "neve"!

    Se observarmos os mapas adequados, é sempre possível dedicar com menor intervalo de cotas, qual a probabilidade para, neste caso:
    - litoral norte
    - interior norte
    - interior centro acima da serra da estrela
    - interior centro abaixo da serra da estrela

    É uma crítica positiva! :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página