Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eu nem punha de parte a possibilidade de amanhã cair uns flocos na Fóia. É difícil, mas está bem perto do limite de acontecer. Era engraçado...

Não digo que seja impossível, modelo é modelo, não é realidade, por isso pode falhar, mas em nenhum momento a temperatura aos 850hPa sequer chega a estar abaixo dos 0º nessa zona, o que torna isso complicado..
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
ZqsO3.gif


Aparenta bastante precipitação...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Não consigo ter acesso aos dados relativos à precipitação do ECMWF, alguém me pode ajudar? Aparece-me sempre esta mensagem :

"Parts of the ECMWF web site are currently unavailable

Due to unforeseen circumstances, some ECMWF web services are currently not available. We are aware of the problem and are working toward fixing it.

ECMWF Operations
 

salgado

Cumulus
Registo
17 Dez 2007
Mensagens
165
Local
Sabugal (800m)
O AEMET colocou a meseta de salamanca e o norte de Cáceres em alerta amarelo "acumulação de 4cm de neve". É apenas prevenção ou existe alguma variável favorável nesta região como uma pequena depressão em altura?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra

É o mesmo e no google chrome está a funcionar.

O AEMET colocou a meseta de salamanca e o norte de Cáceres em alerta amarelo "acumulação de 4cm de neve". É apenas prevenção ou existe alguma variável favorável nesta região como uma pequena depressão em altura?

Existe sim... Melhor vai passar a existir...

121130092912.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não consigo ter acesso aos dados relativos à precipitação do ECMWF, alguém me pode ajudar? Aparece-me sempre esta mensagem :

"Parts of the ECMWF web site are currently unavailable

Due to unforeseen circumstances, some ECMWF web services are currently not available. We are aware of the problem and are working toward fixing it.

ECMWF Operations

Aqui vê-se melhor, tens de estar registado:

http://www.tiempohoy.es/es/home/tiempo/modelos-meteorologicos/ecmwf.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sexta-Feira 06h->20h

Para amanhã preve-se a passagem de um nucleo frio com valores até -30ºC aos 500hpa.
Falta algum forçamento e shear, no entanto os modelos colocam bastante convergencia nos niveis baixos e instabilidade termica ( CAPE~800J/Kg, TT 55-60), e tambem alguma humidade razoavel até aos 850hpa pelo menos.

Há instabilidade suficiente para gerar células localmente intensas, de caracter essencialmente pulsante, mas com capacidade para que no breve periodo de maturidade possam gerar alguns fenomenos de tromba ( grande gradiente termico nos primeiros kms da Troposfera e algum veering/shear incipiente), ou downdrafts que possam gerar algumas rajadas de vento e granizo ( ar muito frio e relativamente seco nos niveis médio/altos e altos).

O WRF coloca uma linha de convergencia primaria que com orientação SE-NW, que traria sobre algumas porções do distrito de Lisboa e região SW ( Portimão-Sines) uma sequencia de células que em algum momento podem levar a uma situação localizada de granizo/vento mais significativos.

Falando em vento...este será bem forte devido a factores sinopticos, mas lá está...uma celula isoladamente poderá potencia-los..

Em principio não será nada de mais, mas lanço aqui uma representação em mapa:
rIpqo.jpg


Amarelo- Possibilidade de trovoada
Laranja- Possibilidade de trovoada localmente forte, acompanhada de granizo e rajadas de vento até 80km.h.