Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boa "jogada" do IM;), mais ale prevenir do que remediar quando já estão vários distritos paralisados pela neve como já aconteceu em situações anteriores. Agora é esperar que as autoridades competentes façam o seu trabalho.

Eu teria colocado aviso também em Castelo Branco, parte da Serra da Estrela fica neste distrito.

Também estranhei não porem Castelo Branco, temos algumas estradas acima dos 800m que fazem ligação a Coimbra, Torre, Manteigas.
 


cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
não entendo tb não haver alerta amarelo no distrito de coimbra. Arganil tem serras c mais d 800 metros e para chegarem ao piódão amanha correm o risco d ficar bloqueados na serra
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As previsões apontam para neve esporádica... onde há frio quase não há precipitação... onde há precipitação o frio é pouco... Não é ainda neve que corte estradas.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
não entendo tb não haver alerta amarelo no distrito de coimbra. Arganil tem serras c mais d 800 metros e para chegarem ao piódão amanha correm o risco d ficar bloqueados na serra

Possivelmente os distritos de Castelo Branco e Coimbra não estão sob aviso amarelo devido à pequena quantidade de precipitação prevista, que não deverá dar para grandes nevões.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Possivelmente os distritos de Castelo Branco e Coimbra não estão sob aviso amarelo devido à pequena quantidade de precipitação prevista, que não deverá dar para grandes nevões.

Sim, e mesmo a norte o aviso apenas justifica-se por uma questão de probabilidade de alguma acumulação a altitudes mais elevadas... Talvez até nem fosse preciso o aviso, mas nestas coisas por vezes mais vale jogar pelo seguro. E convém salientar que os avisos não são lançados para indicar um fenómeno. Existem para sinalizar as consequências possíveis desse fenómeno.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Quanto a acumulação de neve eu costumo vir a este site que baseia-se no WRF mas por vezes exagera.

Esse mapa exagera bastante.
Basta olhar para a neve acumulada nas últimas 24h (ou seja, no dia de ontem):

psnowmapib24h.jpg


Acho que só deve ter nevado na Peneda-Gerês. Tudo o resto não deve corresponder à verdade. E mesmo a quantidade na Peneda-Gerês parece-me algo exagerada, apesar de ter estado a ocorrer precipitação lá.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pessoalmente acho que se nevar aos 800 metros será uma sorte, e não um risco. A ver se neva ao menos aqui no noroeste aos 1000, já me daria por feliz. Como disse há dias, acho que esta entrada um desperdício de frio, precisava de mais instabilidade. Mas oxalá que me surpreenda. Boa sorte a todos.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Esse mapa exagera bastante.
Basta olhar para a neve acumulada nas últimas 24h (ou seja, no dia de ontem):

psnowmapib24h.jpg


Acho que só deve ter nevado na Peneda-Gerês. Tudo o resto não deve corresponder à verdade. E mesmo a quantidade na Peneda-Gerês parece-me algo exagerada, apesar de ter estado a ocorrer precipitação lá.

Obrigado pela resposta, depois também reparei nisso, é pena que até esta fixe o site.

E parece que a precipitação para a Cova da Beira prevista pelo GFS vai ser muito pouca, veremos durante a madrugada, pode ser que ainda dê para borrifar as encostas por cima da Covilhã
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Segundo o HIRLAM e as cartas do ECMWF, a precipitação na zona da Peneda-Gerês parece-me ser quase "residual"... Bom nivel de frio mas pouca precipitação...