Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom ao que parece a situação de entre Quarta e Sexta .... ainda encontra-se bastante indefinido pois ao contrário de ontem o ECM coloca a depressão mais abrangente e creio que mais a oeste o que em meu entender provoca um movimento de sudoeste, que coloca muita precipitação para aqui na Quarta mas depois atira com tudo para Espanha na Quinta ao contrário de ontem, que indicava que ela ficaria mais tempo estacionada em cima de Portugal.

Ontem estava fabulosa, hoje está continua boa mas apenas para Quarta !

Olhando aos ensembles os modelos continuam ás aranhas mesmo a 48 ou 72 horas, e penso que a maior parte dos modelos hoje estão melhores do que o ECM pois indicam uma maior durabilidade da situação, e não quero que volte outra vez tudo a fugir para Espanha !
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Previsão do IM para os próximos dias, ilustra bem o que eu estava a dizer, basicamente tudo se resume ao interior centro e sul, enquanto que na Quinta diz adeus e vai tudo para Espanha como quase sempre :sad::sad::sad:

Previsão para 4ª feira, 7 de novembro de 2012

Céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte em especial nas
regiões do interior Centro e Sul com condições favoráveis à
ocorrência de trovoada.
Possibilidade de queda de neve pontos mais altos da serra da Estrela
até ao inicio da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, tornando-se
gradualmente do quadrante oeste na região Sul a partir do início da
tarde, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) de sueste nas
terras altas.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.
Acentuado arrefecimento noturno, com formação de gelo ou geada
em alguns locais do interior.


Previsão para 5ª feira, 8 de novembro de 2012


Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.
Possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da serra da
Estrela para o final do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do quadrante
oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) do quadrante sul nas
terras altas até ao final da manhã.
Pequena subida de temperatura.

Estava tão bom ontem, porque teve que ser alterado ...... :sad::sad::sad::sad:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
A previsão do IM, é no mínimo de estranha. Só interior Centro e Sul, quando o ECM coloca entre 50 mm a 100 mm em 12 horas no Sotavento Algarvio, o Foreca coloca cerca de 50 mm em 12 horas, e isto tratando-se de uma cut-off, tanto pode cair 50 mm como mais ou menos, depende onde as células entrarem. É certo que alguns modelos na run das 06 empurraram mais para leste, mas mesmo assim ainda nada está perdido.
 

figueira

Cirrus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
90
Local
Funchal
Stormy boa tarde estamos novamente na ilha madeira em alerta laranja devido chuva forte sera que nos podes dar alguma informação do que pode ocorrer grande abraço amigo
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Stormy boa tarde estamos novamente na ilha madeira em alerta laranja devido chuva forte sera que nos podes dar alguma informação do que pode ocorrer grande abraço amigo

off-topic: Temos de contrar o Stormy paraa nos dar as previsões. :D
Grande stormy a dar previsões.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para esta noite os modelos preveem que o cavado que está a norte da RAM se começe a isolar numa cut-off a norte/nordeste do arquipélago.

No processo haverá uma bolsa de "energia" nos niveis altos que vai viajar para SW orbitando o centro da futura cut-off, e esta bolsa de energia está associada a um maximo de vorticidade e divergencia em altura.

A previsão é muito complexa porque alguns modelos alinham essa perturbação nos niveis altos com a frente fria que está agora sobre a ilha ( a separar o ar quente que vem de S do ar frio que está a norte).

Se houver esse alinhamento poderemos ter uma reactivação da convecção sobre a RAM...mas há outros modelos que não fazem nada disso, a frente fria passa mais cedo e depois quando a bolsa de energia em altura chega já não há mais ar quente para alimentar nada e a coisa basicamente passa despercebida...

Portanto...é mais uma situação para olhar ao sat...

Para amanhã é que aparece algum consenso...a frente deverá partir deixando a RAM numa massa de ar mais fria e estavel...e mesmo havendo aquela cut-off a N/NE, a mesma não terá ar tropical para se alimentar, e deveremos ter o inicio de uma fase mais estavel pela RAM...enquanto no continente a historia muda...o vento roda para S, puxa ar quente e a cut-off terá com que se entreter:lol:

::::::::::::::::::::

No que toca á convecção desta manhã, com uma visualização do sat e das previsões do perfil de vento para as proximidades da RAM, cheguei á conclusão que aquelas células, especialmente a que passou em Porto santo, talvez não tenham sido somente SCM´s...

A situação de hoje, ao contrario dos outros dias, apresentava forte shear direccional nos primeiros km´s da atmosfera...e não me admiraria nada que alguma daquelas células possa ter sido uma supercélula...


Portanto aquele ponto do post de 5f onde referi que o shear seria linear e não rotacional, impedindo que se gerassem supercélulas , favorecendo só os SCM lineares, estava errada....tambem foi estupidez minha falar desses detalhes a tanta hora de distancia...mas pronto...

Está a ser um evento bem interessante, na RAM e nas canárias....é pena os danos que foram ocorrendo, mas do ponto de vista estritamente meteorologico tem sido uma situação interessante...até porque deu um golpe muito forte na seca que assolava os arquipelagos há meses:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Bom, saiu mais uma ronda dos modelos e o que parece tirando a 4ªfeira e é melhor não sonhar muito, porque esta saída do ECM já coloca a maioria da precipitação em Espanha e ainda temos o dia de amanhã para empurrar o resto para a Espanha. Seria um bom evento está a esfumar-se completamente e a fava sai ao Algarve e a cereja vai para a Andalucia este ano leva tudo. :lmao::lol: :angry:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
é melhor não sonhar muito

Meus irmãos, sonhemos um pouco, vá lá... :rolleyes:

2laztz5.gif


142elqt.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
O GFS aumentou a precipitação nesta última saída. Lightning, esse modelo ainda não tinha visto, está bem jeitoso. O Foreca actualizou e nunca vi, um gráfico tão enorme em termos de precipitação, em apenas 6 horas cerca de 40 mm. :shocking: :eek:

13968899_Zzh6O.jpeg
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Ainda vamos recuperar a precipitação toda, vão ver:D, mas claro que as regiões do centro e sul serão sempre as mais beneficiadas com este tipo de depressão.
Onde temos o norte com céu pouco nublado mas com bastante :cold:, o centro com :rain: e :cold: e o sul mais :calor: e com :rain::rain:.
 

Rapido

Cirrus
Registo
5 Dez 2009
Mensagens
66
Local
Setúbal
Ainda vamos recuperar a precipitação toda, vão ver:D, mas claro que as regiões do centro e sul serão sempre as mais beneficiadas com este tipo de depressão.
Onde temos o norte com céu pouco nublado mas com bastante :cold:, o centro com :rain: e :cold: e o sul mais :calor: e com :rain::rain:.

O sul, principalmente o Algarve e Baixo Alentejo bem precisam dessa chuva. Acham que este inverno, em termo de precipitação não vai desiludir certo? Sei que ainda é cedo mas para já estamos bem encaminhados. Digo isto porque supostamente este ano temos El Niño a influenciar o clima.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
O sul, principalmente o Algarve e Baixo Alentejo bem precisam dessa chuva. Acham que este inverno, em termo de precipitação não vai desiludir certo? Sei que ainda é cedo mas para já estamos bem encaminhados. Digo isto porque supostamente este ano temos El Niño a influenciar o clima.

Pelo menos, pelo que eu já pesquisei e vi;) tudo indica um inverno á antiga, sem sinal do AA e depressões sempre á nossa porta a trazer por vezes tempo ameno e muita chuva e outras vezes tempo frio, chuva, neve, vento de NO/N.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Este ainda é mais optimista para dia 10 mas lá está, são 2 modelos a contrariar quase todos, de qualquer maneira vamos aguardar por mais novidades :).

1212.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pelo menos, pelo que eu já pesquisei e vi;) tudo indica um inverno á antiga, sem sinal do AA e depressões sempre á nossa porta a trazer por vezes tempo ameno e muita chuva e outras vezes tempo frio, chuva, neve, vento de NO/N.

Rainstorm, podias indicar onde viste tais previsões? De preferencia no tópico dos modelos sazonais, pois este aqui é para discutir os modelos a curto/médio prazo. É que eu, pelo que tenho constatado, o sinal nos mesmos é tudo menos claro... e mesmo quando os modelos sazonais até mostram alguma tendência é necessária muita cautela na sua interpretação.

É melhor não te convenceres que vai ser um Inverno à antiga, depois podes desiludir-te! Até pode suceder, mas neste momento, não vejo margem de segurança nenhuma em indicar, com base em modelos sazonais, como vai ser o Inverno.

Desculpem o off-topic.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Rainstorm, podias indicar onde viste tais previsões? De preferencia no tópico dos modelos sazonais, pois este aqui é para discutir os modelos a curto/médio prazo. É que eu, pelo que tenho constatado, o sinal nos mesmos é tudo menos claro... e mesmo quando os modelos sazonais até mostram alguma tendência é necessária muita cautela na sua interpretação.

É melhor não te convenceres que vai ser um Inverno à antiga, depois podes desiludir-te! Até pode suceder, mas neste momento, não vejo margem de segurança nenhuma em indicar, com base em modelos sazonais, como vai ser o Inverno.

Desculpem o off-topic.

Ok ok vou passar a ter mais cuidado com o que digo e onde o escrevo;)