Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A partir da próxima noite, o estado do tempo em portugal continental será afectado por uma cut-off centrada a oeste da costa alentejana. Tal vai permitir uma advecção de ar húmido de sul, principalmente nas regiões do interior e no sotavento algarvio (se bem que possa afectar levemente o litoral oeste). Não vale a pena estarmos a discutir se modelo X manda tudo para Espanha, e na run anterior não, como aconteceu neste fim de semana, é normal os modelos globais falharem por alguns quilómetros, só em cima do acontecimento é que teremos a certeza da localização das linhas de maior instabilidade. De qualquer modo o panorama é bastante interessante, como se vê pela animação do ECMWF, que de todos os modelos é o que tem a acção mais para leste, amanhã haverá bastante precipitação em território português, e na quinta-feira, os melhores acumulados estão previstos para a zona raiana:

97oyh.gif


Devido ao fluxo de leste e à cobertura nebulosa, o dia de amanhã poderá ser bastante frio nas regiões do litoral, com máximas pouco acima dos 10ºC.
 


redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Parece que amanhã irei ter chuva com alguma intensidade aqui por Elvas. Os espanhois já colocaram a região de Badajoz em alerta amarelo!!! :)))))))))))
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que amanhã irei ter chuva com alguma intensidade aqui por Elvas. Os espanhois já colocaram a região de Badajoz em alerta amarelo!!! :)))))))))))

Olá,

Olhando aos modelos e depois de olhar exaustivamente a mais de 7/8 modelos, e fazendo um hibrido de todos os modelos, posso constatar que a região do interior centro e sul (não apenas as serras mas sim toda a sua envolvente) é a que tem mais chances de ver precipitação mais forte, e conhecendo eu como eu conheço este tipo de eventos, e por experiência em anos anteriores de situações semelhantes, e ainda por cima com a precipitação a ser puxada de um sitio em que as águas estão mais quentes com uma circulação de sul, bastante chances de trovoadas, então creio que na zona de fronteira do centro e sul, poderá ver acumulações muito generosas desde as 00h de hoje (Quarta) até cerca das 12h de Quinta.
A região centro de Portugal (refiro-me em termos de longitude) e sobretudo a região do litoral oeste é que tudo está mais incerto.
Existem modelos que perduram a precipitação em Portugal até ao inicio de Quinta, outros até ao final de Quinta, uns abrange somente o interior, outros o litoral, outros muito soft o interior e atiram tudo para Espanha, e enfim ....

Dos modelos de meso-escala consultei o modelo Hirlam, e esse para a zona sul, carrega bastante na precipitação sobretudo na manhã de Quarta e depois no final do dia de Quarta e madrugada/manhã de Quinta, e portanto penso que será uma situação que se deva ir acompanhando pois os modelos estão sempre a mudar, e por exemplo aquela previsão para Quinta no IM ..... hummm ... duvido que fique lá muito tempo, pois o modelo ECM, bem como o modelo HIRLAM, que o IM segue aponta ainda para chuva na manhã de Quinta no interior !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ora acabadinha de sair a previsão do IM que mostra uma disparidade enorme entre a significativa e a descritiva, tal como eu já havia mencionado creio ...

Previsão para 4ª feira, 7 de novembro de 2012

REGIÃO NORTE:
Períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral muito nublado
com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando
moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas e tornando-se de
sul a partir do final da tarde.
Acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada em alguns
locais do interior.

REGIÕES CENTRO E SUL:
Céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros na região Sul, estendendo-se
gradualmente à região Centro, sendo por vezes fortes nas
regiões do interior.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste,
tornando-se gradualmente do quadrante oeste a partir do início
da tarde na região Sul.
Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do
quadrante leste, tornando-se do quadrante sul a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura máxima na região Centro.
Acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada em alguns
locais do interior Centro.


Previsão para 5ª feira, 8 de novembro de 2012


Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte e em regime de
aguaceiros nas regiões do interior e sotavento Algarvio.

Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (25 a 35 km/h)
do quadrante sul no sotavento Algarvio e moderado a forte (30 a 40 km/h)
nas terras altas até ao final da manhã.
Pequena subida de temperatura em especial da mínima.

EDIT: Apesar do IM não mencionar, na Quarta eles estão considerar o sotavento como interior do país !:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Analise detalhada 4f > 6f-

Neste periodo o continente será afectado por uma cut-off a oeste, com até -24ºC aos 500hpa, e com alguns lobos de forçamento associados.

Haverá tambem alguma divergencia ao nivel do jet.

Nos niveis baixos e médios teremos uma advecção humida de SE, que vai evoluindo para SW, a qual é inestabilizada pela gradual aproximação da cut-off.

Temos no global CAPE a oscilar entre os 300 e os 800j/Kg, agua precipitavel instantanea em torno aos 25-35mm e shear forte com componente direccional....tudo isto com notória expressão na região Sul, evoluindo para N/NW.


Resumo:


ZN5li.png


Amarelo- Possibilidade de trovoada.
Vermelho- Possibilidade de trovoada moderada a forte.

Para amanhã poderá ocorrer convecção por vezes forte no sudeste, com os maiores riscos relacionados com a possibilidade de precipitação excessiva ( 40 a 80mm/3h) e rajadas de vento...são possiveis algumas trombas de agua , espcialmente sob o Golfo de Cadiz e faixa costeira SE.

No norte e centro será um dia muito frio, com precipitação constante associada á entrada nos niveis médios de ar tropical sobre ar polar á superficie, procedente de leste.
Poderemos ter precipitação continuada que ao fim de algumas horas poderá causar algumas inundações em meio urbano ou em algumas ribeiras mais susceptiveis.

Quinta feira a pluma de ar mais instavel subirá de latitude, e apesar dos parametros termodinamicos não serem os melhores, os modelos concordam em colocar uma região de forçamento forte, nomeadamente sobre o centro/sul.

Poderemos, tal como amanhã, ter alguma convecção forte, organizada em segmentos lineares capazes de gerar rajadas de vento forte e precipitação localmente excessiva.

No norte litoral tambem poderá ocorrer algum episódio de aguaceiros moderados a fortes, mas de modo geral espera-se que por todo o norte a precipitação seja estratiforme, contudo, bastante abundante.

Na Sexta, a cut-off estará mesmo a W do C Carvoeiro, e o fluxo agora de SW deverá trazer ar humido de transição entre o polar maritimo e o subtropical.
Os indices convectivos melhoram essencialmente devido ao ar frio em altura, e o forçamento dinamico limita-se ao extremo SE e baixo alentejo interior.

Por toda a costa e na região sul poderão ocorrer aguaceiros/trovoadas por vezes fortes, em regime pulsante, com possibilidade de granizo e chuva localmente fortes, acompanhados de algumas rajadas de vento no extremo SE até meio do dia.

No resto do território espera-se precipitação fraca a moderada de caracter mais estratiforme.


::::::::::::


Para o fim de semana uma frente fria deverá deixar mais chuva, especialmente nas regiões do norte e do centro.
Chuva que poderá ser moderada a forte na região NW, acompanhada de ventos moderados a fortes de W/NW no litoral norte/centro e terras altas.

No sul a frente será em geral fraca..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Dá-me a ideia que nestas runs das 12h a precipitação na Quarta Feira até pode ser mais forte no Norte e Centro do que no sul, pelo menos constata-se isso através do GFS ...
Ao mesmo tempo na Quinta dá-me a ideia que a frente fria que se geraria e que era suposto ficar algo estática, tende a avançar mais rápido para Espanha, e estacionar lá !

Até ao momento gostei mais das runs das 00h, a ver vamos o que o ECM indica nesta run !
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Falamos aqui muito em muitos campos e mapas mais complexos, e às vezes esquecemo-nos um pouco de ver as coisas de uma forma mais "clássica", tipo cartas com frentes, etc, à boletim meteorológico antigo.
:)

Portanto, o sistema responsável, que se irá desenvolver ainda, ganhará melhores contornos no dia de amanhã, estando já bem "maduro" na 5ª-feira, e resulta desta importante interface entre o ar polar e o ar tropical, como se vê na imagem das massas de ar. Estas massas de ar distintas neste momento ainda não estão "enroladas", mas provavelmente esta imagem será bastante interessante amanhã quando o sistema estiver em desenvolvimento.









Já a partir desta madrugada deverá aparecer alguma precipitação mais a Sul, que ao longo do dia de amanhã se estenderá para NW, podendo "varrer" boa parte do resto do país, na zona onde começa a oclusão. Daí a tal perspectiva do dia de chuva "pegada" com bastante frio nos níveis baixos em boa parte do Norte e Centro. Nesta região a instabilidade não será muita, e são menores as chances de trovoada.

A zona mais activa à partida será naturalmente na frente fria, e o período teoricamente mais crítico em termos de instabilidade será na madrugada de 5ª-feira algures na área do Sotavento Algarvio, Golfo de Cádiz, e zona fronteiriça do Baixo Alentejo. Aqui existe maior chance de alguma convecção mais severa, além de persistente, dada a deslocação lenta do sistema.

Dada a pequena dimensão do sistema, e também estar basicamente a formar-se, claro há muita incerteza na localização exacta destes sectores mais activos, como se vê nas diferentes saídas dos diversos modelos disponíveis.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Falamos aqui muito em muitos campos e mapas mais complexos, e às vezes esquecemo-nos um pouco de ver as coisas de uma forma mais "clássica", tipo cartas com frentes, etc, à boletim meteorológico antigo.
:)

Portanto, o sistema responsável, que se irá desenvolver ainda, ganhará melhores contornos no dia de amanhã, estando já bem "maduro" na 5ª-feira, e resulta desta importante interface entre o ar polar e o ar tropical, como se vê na imagem das massas de ar. Estas massas de ar distintas neste momento ainda não estão "enroladas", mas provavelmente esta imagem será bastante interessante amanhã quando o sistema estiver em desenvolvimento.









Já a partir desta madrugada deverá aparecer alguma precipitação mais a Sul, que ao longo do dia de amanhã se estenderá para NW, podendo "varrer" boa parte do resto do país, na zona onde começa a oclusão. Daí a tal perspectiva do dia de chuva "pegada" com bastante frio nos níveis baixos em boa parte do Norte e Centro. Nesta região a instabilidade não será muita, e são menores as chances de trovoada.

A zona mais activa à partida será naturalmente na frente fria, e o período teoricamente mais crítico em termos de instabilidade será na madrugada de 5ª-feira algures na área do Sotavento Algarvio, Golfo de Cádiz, e zona fronteiriça do Baixo Alentejo. Aqui existe maior chance de alguma convecção mais severa, além de persistente, dada a deslocação lenta do sistema.

Dada a pequena dimensão do sistema, e também estar basicamente a formar-se, claro há muita incerteza na localização exacta destes sectores mais activos, como se vê nas diferentes saídas dos diversos modelos disponíveis.

Sem dúvida, Rozzo. A maior parte dos modelos, o ECM, o Hirlam e o Aladdin colocam bastante precipitação para a noite/madrugada e manhã de 5ª feira para o Sotavento Algarvio. O Hirlam coloca entre 60-100mm em 12 horas, sabendo nós, como isto funciona tanto pode cair mais ou menos, depende se levarmos algumas horas seguidas com células estacionadas no mesmo local, certamente que vai haver inundações desde de Faro a VRSA. A manter, a previsão destes modelos, penso que o IM poderá colocar o Algarve amanhã em aviso laranja.

Pelos menos, por aqui, em Olhão, as sargetas estão tapadinhas com folhas e este ano ainda nem limparam, agora se vier chuva demais, lá vem a mesma história, com inundações e mais inundações.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sem dúvida, Rozzo. A maior parte dos modelos, o ECM, o Hirlam e o Aladdin colocam bastante precipitação para a noite/madrugada e manhã de 5ª feira para o Sotavento Algarvio. O Hirlam coloca entre 60-100mm em 12 horas, sabendo nós, como isto funciona tanto pode cair mais ou menos, depende se levarmos algumas horas seguidas com células estacionadas no mesmo local, certamente que vai haver inundações desde de Faro a VRSA. A manter, a previsão destes modelos, penso que o IM poderá colocar o Algarve amanhã em aviso laranja.

Pelos menos, por aqui, em Olhão, as sargetas estão tapadinhas com folhas e este ano ainda nem limparam, agora se vier chuva demais, lá vem a mesma história, com inundações e mais inundações.

Efetivamente Algarvio, acredito que pela primeira vez desde há sei lá quanto tempo o Algarve poderá ter Alerta Laranja, nomedamente na passagem de Quarta para Quinta, isto claro se as previsões se mantiveram.
Basicamente nesta madrugada teremos a aproximação da frente quente, que deverá chegar aproximar-se do Algarve cerca das 03h, como mostra o satélite, e entre as 06h e as 09h poderá eventualmente originar precipitação mais forte no Algarve e depois mais pela tarde á medida que segue para norte, precipitação mais forte no interior alentejano e talvez lisboa e ribatejo ( ??? ).
Depois ao final da tarde já com a depressão ao largo de Portugal formar-se-á a frente fria, que deverá ter actividade mais forte, e segundo alguns modelos, poderá haver até 30 a 50 mm em cerca de 6h.

Em relação á imagem de satélite até ao momento ela está com bom aspecto, com nuvens estratiformes mais na parte da frente das nuvens, e depois na parte de atrás vê-se bem o forte desenvolvimento convectivo, o que presumo que seja a parte de trás da frente quente ....

---------------
Em relação ao dia de Quinta penso que tudo possa depender da estacionalidade ou não da frente em cima do interior do país, e isso é que vai determinar severidade ou não desta depressão.


PS: Estou ainda á espera das trovoadas ! :D

Agora chegou a hora do nowcasting !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação a essa imagem nota-se que perdeu muita da intensidade que apresentava, mas afinal de contas trata-se apenas de nebulosidade associada á depressão, e para já por aquilo que tenho visualizado está tudo de acordo com modelado pelo modelo Hirlam !

Verifica-se também a presença de muita nebulosidade já no Algarve, e a presença de precipitação fraca ou chuviscos já no sotavento algarvio como indicava o IM !!
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ó colega Aurelio, o Hirlam aqui do forum tem a ultima run do dia 1, aonde ve as runs actuais?