Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Que representa esse modelo??[/QUOTE]

representa a concordância ou não entre os vários ensembles neste caso do gfs, permite assim teres a noção geográfica das zonas onde será mais provável haver ainda algumas mudanças.

Concordo plenamente. Estava a ser irónico...se calhar poderia mostrar a minha ironia com o que os modelos dizem!!!

Venho todos os dias a este fórum e pouco comento porque pouco sei. Há aqui colegas que fzem análises muito boas, mas aprendi uma coisa com esses colegas que para mim é básico. Fazer análises a mais de 5/7 dias é quase como dar um tiro no escuro agora fazer análises com certezas para o resto do Inverno passando a mensagem de que vai ser como o ano passado....este fórum é visto por muito gente e curiosamente ainda ontem na RTP fizeram referência a este fórum. Se calhar os colegas moderadores deveriam estar mais atentos e cortar logo de raiz o inicio de uma bola de neve.

Cumprimentos.

Se quiserem podem apagar este meu comentário.

Concordo plenamente, custa vir todos os dias vir a este Forum e ver a choradeira do costume por aqui, sempre a lamentarem-se do que os outros dizem, ataques pessoais e ironias patéticas e nada abonatórias para este Forum e este tópico e não enriquecem nada este tópico !
Este Outono até tem sido algo interessante com muita coisa para comentar, tempestades na Madeira, fluxos tropicais por aqui, do mesmo modo que também é perfeitamente normal não chover no Inverno, ou seja, nos meses de Dezembro e muito em especial nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Como exemplo basta ver as normais climatológicas de 81 a 2010, e as tendencias dos ultimos 30 anos em termos de precipitação para se perceber que a precipitação no Inverno, nomeadamente os meses de Janeiro e fevereiro cada vez se tornou mais escassa.

Em termos sazonais, não existe nada que indique o Inverno seja chuvoso, a tendencia sazonal é mais para o seco do que para o chuvoso, mas nunca com a mesma magnitude que o ano passado.

Portanto qual a admiração se o Inverno seja mais seco que o habitual é apenas normal.

Mas também é verdade que não se pode olhar a modelos a 15 dias, e dizer apenas porque dão a presença do AA que o Inverno vai ser seco, mas por outro lado também é absolutamente verdade que até ao momento este ano é uma fotocópia do ano passado, e relembro que toda a região Norte e grande parte do centro deve terminar a menos que haja algo imprevisto abaixo ou bastante abaixo do normal, enquanto que a sul provavelmente todo o interior sul, e alguma zonas do litoral terá precipitação com 150% do valor normal, isto falando do mês de Novembro.

Mas o ano passado foi assim, e todos em Janeiro já estavamos com seca !

Seja como for li 2 páginas de nada, apenas com ironias disparatadas e off_topic e do que é que isso adianta, temos é que seguir os modelos com normalidade e deixar de passar o tempo a escrever aqui neste tópico "Lixo" !

Vamos cingir-nos a partir de agora aos modelos pode ser ;) , siga este o rumo que siga ......

Caro Aurélio, permite-me que discorde de si mum unico pormenor. Desde o início do Outono de 2012 e comparando com o mesmo périodo homolgo do ano transacto, em nada são iguais. Sê mais coerente nessa análise. E digo mais, acho que estamos ainda todos atravessados com a corda na garganta da seca do último ano hidrográfico.
Adiante, a tendência na minha mais modesta opinião em relação à próxima semana é de acentuado arrefecimento com dias de grande amplitude térmica e um ou outro dia com surpresas e alguns aguaceiros que provavelmente poderão ser de neve a contas médias (700 metros), depois mais para a frente ainda tudo muito residual mas tendência para o AA fazer de bloqueio para mais tarde os ingredientes irem ao forno para a 2a metade do mês ou mesmo para fim do mês (refiro-me a Dezembro) tempos interessantes iremos viver ;)

Caro Aurélio, permite-me que discorde de si mum unico pormenor. Desde o início do Outono de 2012 e comparando com o mesmo périodo homolgo do ano transacto, em nada são iguais. Sê mais coerente nessa análise. E digo mais, acho que estamos ainda todos atravessados com a corda na garganta da seca do último ano hidrográfico.
Adiante, a tendência na minha mais modesta opinião em relação à próxima semana é de acentuado arrefecimento com dias de grande amplitude térmica e um ou outro dia com surpresas e alguns aguaceiros que provavelmente poderão ser de neve a contas médias (700 metros), depois mais para a frente ainda tudo muito residual mas tendência para o AA fazer de bloqueio para mais tarde os ingredientes irem ao forno para a 2a metade do mês ou mesmo para fim do mês (refiro-me a Dezembro) tempos interessantes iremos viver ;)

Porque diz que nada são iguais ???

Renasce a esperança a 72h...
na saída das 06 do GFS...:cool:

Não mexia mais...de facto ontem esta frente pouco entrava no nosso território. Quase que dava uma volta e ia para o Algarve. Agora entre mesmo. Retirou um pouco de frio, mas continuamos com a ISO 0 em cima de nós o que é bom.
Vamos aguardar pelas próximas saídas a ver se mantêm esta tendência para Quinta/Sexta. :thumbsup:

Não mechia mais...de facto ontem esta frente pouco entrava no nosso território. Quase que dava uma volta e ia para o Algarve. Agora entre mesmo. Retirou um pouco de frio, mas continuamos com a ISO 0 em cima de nós o que é bom.
Vamos aguardar pelas próximas saidas a ver se mantêm esta tendência para Quinta/Sexta. :thumbsup:

Que tendência é essa?

A entrada é boa, e com sorte poderá dar um nevão razoável a cotas médias no NE.
Mas mentalizem-se que não é assim uma entrada tão gélida, portanto para haver mais precipitação, terá de se formar uma depressão melhor, o que implica mais ar morno atlântico entrar no continente, logo cotas mais altas.
Para entrar mais frio, implica menos precipitação.

Tapa-se de um lado, destapa-se do outro...
;)

Que tendência é essa?

Tendência de entrada superfície no nosso território que nos modelos anteriores indicavam a sua permanência no mar....penso que a discussão aqui é de haver ou precipitação ou falta dela, visto que frio existe apesar de os modelos terem retirado um pouco, mas é como colega rozzo diz: tapa-se de um lado destapa-se de outro.
Estou curioso porque Quinta e Sexta vou estar em Montalegre e claro gostava de ver nevar.

Fiz-me entender? ;)

Tendência de entrada superfície no nosso território que nos modelos anteriores indicavam a sua permanência no mar....penso que a discussão aqui é de haver ou precipitação ou falta dela, visto que frio existe apesar de os modelos terem retirado um pouco, mas é como colega rozzo diz: tapa-se de um lado destapa-se de outro.
Estou curioso porque Quinta e Sexta vou estar em Montalegre e claro gostava de ver nevar.

Fiz-me entender? ;)

Penso que quase de certeza que verás nevar em Montalegre boneli!!!

Tambem acho que sim ferreira5, Montalegre tem uma boa altitude e é uma região bem fria, ja pela Cova da Beira penso que abaixo dos 900 metros será dificil, normalmente com estas entradas acontece o efeito fohen, so se os ventos estiverem a soprar de Este como Cova Beira referiu, veremos as proximas saídas.

Boa saída, perspectivando mais uma caminhada sábado no Gerês :) Esperemos que se aguente... Irei andar pelos 1200/1400 metros...

Mas vamos aguardar com muita calma...

Analise 5f 12h-6f12h

Convecção na linha costeira ( ocidental+barlavento Algarvio)

Neste periodo teremos a aproximação de uma ondulação em altura, que nos niveis médios e baixos ( 0m-700hpa) arrastará uma pluma de ar maritimo, com alguma humidade ( dew 9-12ºC; theta-e ~30ºC).

Em altura ( acima dos 500hpa) espera-se uma massa de ar muito frio polar.

Tambem haverá um maximo de vorticidade nos niveis altos a acompanhar esta perturbação, que resultará num desvio do jet para leste com a criação de uma amplia região de divergencia que precorrerá o litoral oeste ( forçamento dinamico acentuado).

Dada a presença de alguma humidade nos niveis médios e baixos, e de ar muito frio em altura, o CAPE disparará para valores proximos aos 500-800J/Kg em alguns locais, e o gradiente é comprovado pelo TT index proximo aos 60, isto com niveis de equilibrio nos 7-9km.

Preve-se tambem a presença de shear moderado a forte ( 50-70kts 1-8km) e algum veering/shear de niveis baixos nas imediações da principal linha de instabilidade ( 10kts 0-3km).

Estas condições são favoraveis á ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, por vezes fortes e acompanhados de granizo.
Dados os niveis de condensação e de convecção livre relativamente baixos e proximos, e a presença de shear/veering nos niveis baixos, não seria de descartar um evento de tromba de agua, nomeadamente na linha costeira.
Tambem algumas das células poderão gerar rajadas de vento fortes devido á presença de algum ar seco nos niveis altos que poderá facilitar os downdrafts num ambiente em que o fluxo é intenso e alinhado acima dos 700hpa ( transporte vertical de energia).

Portanto há algum risco de células localmente intensas, mas mais nas imediações da faixa costeira, pois poucos kms para o interior as condições são muito menos condutivas.

:::::::::::

Neve a cotas médias e baixas no interiorN/Centro

A perturbação acima referida deverá transportar alguma humidade especialmente nos niveis médios para o interior, onde a presença de forçamento dinamico deverá ser suficiente para gerar movimentos de ascensão apesar do ar ser bastante frio.
No interior norte e centro estes moviementos serão potenciados pela orografia e por mecanismos de levantamento isentropico resultantes da presença de ar muito frio e seco na meseta norte.

Sendo assim poderá nevar a cotas médias ou mesmo baixas ( 500-700m) na noite de 5f para 6f.
As acumulações dependerão da localização, mas poderão atingir os 10-20cm em algumas partes, nomeadamente nas serras voltadas a NW e a altitudes superiores aos 800-1000m.

::::::::::

Aparte destes dois focos de interesse, no resto do pais teremos uma situação de tempo frio com ventos moderados a fortes de NW, rodando para N, e ondulação significativa de periodo curto na faixa costeira ocidental.
Tambem deverão ocorrer aguaceiros ou periodos de chuva por vezes moderada (10-15mm/h).

Esta analise foi feita com base no GFS12z de hoje, fi-la com alguma antecedencia pois parece haver alguma concordancia entre os modelos...mas podem sempre haver mudanças..