Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Este gráfico aqui colocado pelo Algarvio1980 é muito pertinente para percebermos o que andamos aqui a fazer. É assim que se comparam modelos. Não é por "acho que..."
(era giro o colega colocar aqui o link onde o foi buscar:))
o motivo deste post era esse mesmo... pedir o link.

Este género de correlações não são estabelecidas para um local específico mas são correlações globais. A uma escala alargada. É assim que se deve fazer.

O link é este http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/STATS.html e tens aí as várias opções. ;)

Obrigado pela tua correcção ao meu post de ontem, de facto é foram e não são. :)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Obrigado vitamos.
Isto é o que ia escrever de manhã, mas por razões obvias a vontade perdeu-se logo!

Bom dia

Olhando para os modelos, parece que o tempo vai-se manter assim durante esta semana! Noites frescas e dias solarengos, com máximas típicas para esta altura do anos. Parece que que para o sul á possibilidade de haver algo....nada de especial mas é melhor que nada. Aguardemos pelas próximas saídas.

Continuação de um bom dia
 
M

Membro excluído 274

Boa noite,
Dia após dia quando chega a hora de ver os modelos fico apreensivo... será que que mudaram algo? Haverá a luz ao fundo do túnel? Pois bem hoje ainda não é esse dia... Pelo contrário... verificando os modelos e porque não vale a pena vir para aqui fazer birras mas sim comentar o que realmente dizem e não o que gostariamos que dissessem, temos de aceitar o inegável... Temos AA que já dura à várias semanas e que neste momento não há previsão razoável capaz de nos dizer quando este "pesadelo" (mais um pessoal, estamos tão habituados a isto!) terá fim...

Se não querem ficar muito aziados, o CFS nem pensar, não vejam! :D:D:D Temos AA até ao ano novo! :calor:

Falando mais no curto prazo aqui fica a carta das anomalias das temperaturas para os próximos 15 dias:

temp4.png


Quem cá anda há já algum tempo sabe que frio com precipitação, cá no burgo, é escasso... isso só pode indicar que o mesmo período será seco a muito seco:

prec4.png


Saída das 12? Saída das 18? Sim devemos acompanha-las, contudo enquanto este padrão não mudar, e não me parece que mude em breve, para mim pouco valem... é a minha opinião.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olhando para os modelos, parece que o tempo vai-se manter assim durante esta semana! Noites frescas e dias solarengos, com máximas típicas para esta altura do anos. Parece que que para o sul á possibilidade de haver algo....nada de especial mas é melhor que nada. Aguardemos pelas próximas saídas.

Continuação de um bom dia

Eu deixaria apenas uma nota... Pela padrão mostrado pelos ensembles e considerando a média das temperaturas eu diria que sim, temperaturas normais para "inverno climatológico" mas de qualquer forma abaixo da normal para este periodo fim de Novembro-início de Dezembro. O post do Flaviense21 ilustra de certa forma essa tendência.

Já foi aqui referido que não deixa de ser um padrão interessante. Certo que está "sequinho que nem um bacalhau", mas por outro lado é de ter em conta que eventos mais surpreendentes (e não necessariamente com o impacto mais forte ao nível da precipitação de frentes ou depressões atlânticas), tendem a surgir muitas vezes neste tipo de padrão mais frio e monótono.

Aguardemos...
 
  • Gosto
Reactions: Norther e Névoa

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Eu deixaria apenas uma nota... Pela padrão mostrado pelos ensembles e considerando a média das temperaturas eu diria que sim, temperaturas normais para "inverno climatológico" mas de qualquer forma abaixo da normal para este periodo fim de Novembro-início de Dezembro. O post do Flaviense21 ilustra de certa forma essa tendência.

Já foi aqui referido que não deixa de ser um padrão interessante. Certo que está "sequinho que nem um bacalhau", mas por outro lado é de ter em conta que eventos mais surpreendentes (e não necessariamente com o impacto mais forte ao nível da precipitação de frentes ou depressões atlânticas), tendem a surgir muitas vezes neste tipo de padrão mais frio e monótono.

Aguardemos...


Por acaso ainda ontem comentei com um colega que é amante da meteorologia esta questão...parece-me que o frio este ano veio um pouco mais cedo. É verdade que continua a manter-se este padrão até não sei quando pese embora esta ultima saída parece que o ECM já mostra algo ténue mas ainda falta tanto. É um frio monótono que vai se acentuar mais para o fim de semana mas nunca se sabe de um momento para o outro as coisas podem mudar para algo mais interessante. :thumbsup:

Resta-nos aguardar.

Continuação de um bom dia
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Previsão para 5ª feira, 28.novembro.2013
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita
nebulosidade a partir da tarde nas regiões a sul do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela onde ocorrerão aguaceiros que
poderão ser de neve para o final do dia nas terras altas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Previsão para 6ª feira, 29.novembro.2013

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita
nebulosidade até ao final da manhã nas regiões a sul do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela onde ocorrerão aguaceiros que
podem ser de neve nas terras altas.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste,
soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) e com rajadas da ordem
de 70 km/h nas terras altas e na costa sul do Algarve.


Fonte: IPMA

Para 6ª feira vai estar cá uma lestada ui ui. A ocorrer precipitação vai ser um dia terrível. :cold: Para o fim de semana, parece-me consensual uma descida da temperatura.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Beja pode ser novamente contemplada com neve graças a cut off na próxima quinta feira.

indice.gif


:D

Agora a sério, ainda falta muito tempo, vamos ter calma e ir acompanhando os modelos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Beja pode ser novamente contemplada com neve graças a cut off na próxima quinta feira.

Não acredito que neve em Beja, aliás a previsão do IPMA é clara, neve nas terras altas, eu apontaria para cotas acima dos 900/1000 m e já estou a ser optimista...penso que não haverá frio suficiente para nevar à cota de Beja, de qualquer modo a circulação é favorável, fluxo continental, humidades mais baixas...vamos ver se ocorre precipitação, e de que maneira na altura da precipitação as cotas baixam ao ponto de nevar em Beja, as possibilidades são muito remotas, só não digo impossíveis porque em meteorologia por vezes ocorrem surpresas......na Serra da Estrela as possibilidades são boas..:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Nevar em BEJA!?? um pouco mais de calma!! nem a iso 0 vai estar presente com os modelos de hoje! E para nevar em Beja teria de estar bem mais frio em altura do que o que vai estar no Quinta que até nem é nada de especial!!