Ora nem mais... Depois de um Verão de São Martinho com os 22 de máxima previstos amanhã aqui para o burgo parece que as máximas e mínimas vão começar a cair gradualmente para valores mais adequados para a época do ano. Olhando para os modelos, para já dão a mudança de padrão para chuva a partir do dia 18/19. O ECM mostra muito mais esse padrão que o GFS mas que está lá tá.... O IPMA dá para Braga no dia 20 10 de máxima e 6 de mínima. Agora é esperar e verificar se de facto se vai confirmar ao longo desta semana essa tão esperada alteração porque todos nós já sabemos que isto da meteorologia.....
Boas . Eu penso que dentro de uma ou duas semanas as temperaturas comecam a descer consideravelmente . O verao de S. Martinho costuma ser o ponto de viragem entre a primeira e a segunda metade do outono , isto em relacao as temperaturas .
2 semanas? Em 48 horas ficaremos no bordo inferior do anticiclone, conjugando isso com as baixas pressões no mediterrâneo teremos nordeste bem frio canalizado do centro da europa.
Eu disse uma descida consideravel , acentuada, significativa . E nao me parece que va descer assim tanto dentro de 2 ou 3 dias .
O fim de semana já deverá ser fresco. Ainda há alguma incerteza na quantidade de frio que entra a níveis mais altos (na run das 12z do GFS entra a iso 0 a 850 hpa e baixa dos -25ºC a 500 hpa, mas é das mais frias de todo o ensemble e de todos os modelos), mas é praticamente certa a entrada de ar frio à superfície arrastado pelo fluxo de nordeste. Para daqui a cerca de 10 dias poderá ocorrer uma entrada de ar frio mais potente, o ensemble do ECMWF já prevê média negativa a 850 hpa para o norte do país:
elah finalmente já se vê a luz ao fundo do tunel a partir do dia 20 ambos os modelos a preverem precipitação
Boa noite a todos, A partir dos dias 20/21 de novembro, os principais modelos ,já começam a modelar alguma chuva e descida acentuada de temperatura... Não ainda forte, mas já relativa, digamos normal para a época do ano....
Estou curioso como se vai comportar esta cut off se tal vier a acontecer, se ela se deslocar mais um pouco para oeste ate pode deixar alguma precipitação em forma de neve nas serras do interior norte e centro.
Off Topic É por estas cartas que digo ' Ai se a Serra de Monchique tivesse nos meus lados ou a serra aqui na zona tivesse uma altitude parecida!!' Iso 0ºC em V.R.S.A.
Será que apenas vamos mudar para uma circulação de norte e mais fria ... e a chuva continuar a ser uma miragem !
Já recuou tudo, está difícil para o regresso da chuva. Mudanças concretas talvez só lá mais para Dezembro
vamos ver as próximas runs, nada esta certo a partir do fim de semana, mas adorava que uma cut-off daquelas que o GFS mostra vir fazer-nos uma visita para nos animar
Até as sazonais estão a recuar ... cada vez mais modelos indicam um Inverno seco, espero estar muito bem enganado !
Saída absolutamente louca do GFS (6z)... Tem tudo: chuva, frio e até neve a cotas baixas. Tratar com cuidado... Já sabemos como são os desvarios modelísticos por esta altura