Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Vitamos,
simplista? não ! Simples.
mas muito válido e muito honesto.
Foi uma contribuição séria.

Como forma de complemento deixo aqui o ECM ... ainda falta imenso tempo mas...

Uploaded with ImageShack.com

Ora nem mais...:thumbsup:
Depois de um Verão de São Martinho com os 22 de máxima previstos amanhã aqui para o burgo parece que as máximas e mínimas vão começar a cair gradualmente para valores mais adequados para a época do ano. Olhando para os modelos, para já dão a mudança de padrão para chuva a partir do dia 18/19. O ECM mostra muito mais esse padrão que o GFS mas que está lá tá.... O IPMA dá para Braga no dia 20 10 de máxima e 6 de mínima. Agora é esperar e verificar se de facto se vai confirmar ao longo desta semana essa tão esperada alteração porque todos nós já sabemos que isto da meteorologia..... :huh:
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas . Eu penso que dentro de uma ou duas semanas as temperaturas comecam a descer consideravelmente . O verao de S. Martinho costuma ser o ponto de viragem entre a primeira e a segunda metade do outono , isto em relacao as temperaturas .
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
2 semanas? Em 48 horas ficaremos no bordo inferior do anticiclone, conjugando isso com as baixas pressões no mediterrâneo teremos nordeste bem frio canalizado do centro da europa.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O fim de semana já deverá ser fresco. Ainda há alguma incerteza na quantidade de frio que entra a níveis mais altos (na run das 12z do GFS entra a iso 0 a 850 hpa e baixa dos -25ºC a 500 hpa, mas é das mais frias de todo o ensemble e de todos os modelos), mas é praticamente certa a entrada de ar frio à superfície arrastado pelo fluxo de nordeste.

Para daqui a cerca de 10 dias poderá ocorrer uma entrada de ar frio mais potente, o ensemble do ECMWF já prevê média negativa a 850 hpa para o norte do país:

EDM0-240_evr7.GIF
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite a todos,
A partir dos dias 20/21 de novembro, os principais modelos ,já começam a modelar alguma chuva e descida acentuada de temperatura... Não ainda forte, mas já relativa, digamos normal para a época do ano....
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Estou curioso como se vai comportar esta cut off se tal vier a acontecer, se ela se deslocar mais um pouco para oeste ate pode deixar alguma precipitação em forma de neve nas serras do interior norte e centro.








Off Topic

É por estas cartas que digo ' Ai se a Serra de Monchique tivesse nos meus lados ou a serra aqui na zona tivesse uma altitude parecida!!' :rolleyes:

Iso 0ºC em V.R.S.A.