É um pouco louca é, uma espécie de "entrada de pantufas" do Inverno a tentar que ninguém repare para fazer uma surpresa. A última saída do GFS parece-me demasiado optimista comparada com outros modelos... Em particular no trajecto da bolsa de ar mais frio. Mas... Nisto deste tipo de cut-off's já se sabe que aparece sempre do nada quase.. Apesar do optimismo do GFS, vendo outros modelos, não acho de descartar totalmente alguma surpresa este f-d-s no interior quiçá até abaixo dos 1000m, isto claro, caso haja alguma precipitação de jeito. Bela carta! Como dizemos sempre... "Ai se isto fosse em Janeiro!"
é sem dúvida uma saída de sonho. vou à Guarda este fds e ver neve em meados de Novembro era uma novidade para mim... mas não vou com grandes expectativas!!! mais vale assim
Não seria a primeira vez que tínhamos neve a cotas médias em Novembro Mas vamos ter calma, na próxima saída possivelmente já não estará nada de especial.
Seria recorde nevar em novembro saída extremamente optimista, para tratar com máximo cuidado não é de fiar.
Boas, Sim é uma saída de sonho, a ver se não se torna em pesadelo Bem posso frisar aqui convictamente que ainda sou do tempo que as primeiras neves na Serra da Estrela apareciam em fins de Outubro, Novembro, dai não me espantar nada com esta situação, pois acho que assim é que deveria de ser todos os anos... mas como é sabido o clima está sempre em constante mudança, mais agora nos nossos tempos! Onde posso estar mais surpreendido são as cotas para região de Portalegre, pois ai sim é surpresa para altura em que estamos. É bom começar haver entradas frias cedo, pois a segunda que ai vier será mais bojante, e segundo a GFS parece trazer contas 0 ao interior Norte e Centro Norte... O que é certo é o friozinho que se avizinha, pois vai ser um pouco agressivo visto que as temperaturas estão bem altas nesta altura!! Aguardemos!
Boas! Lembro-me que o ano passado a primeira queda de neve, na Serra da Estrela, aconteceu precisamente no final de Outubro. Mas nunca é tarde, vamos aguardar que ela vai chegar
Já aqui "postei" fotos de nevões, em Montalegre (1.000m), no dia 1 de Novembro de 2008, se não estou em erro no ano...
Uma perspectiva interessante da temperatura a 500 hPa para daqui a 72h (GFS run das 12h): E a variação de temperatura a 850 hPa (a temperatura dia 16 às 12h - a temperatura hoje às 12h segundo a run das 12h do GFS 0.5º): Imagens obtidas em: http://www.meteo.miguelmotapinto.com/
Olhando para os prazos mais distantes tem pinta de durar porque aparecem mais bloqueios e pressões mais altas em latitudes superiores.
Boas Parece que já vem ai + frio do que a parte + fria do ano passado. -12ºc para o norte de espanha segundo o gfs Hoje é dia 13 falta 1 semana, já faz lembrar junho onde entraram 2 ondas boas depois de tempo fresco mas agora é ao contrário
Mas que grande caldeirada vai nos modelos. O GFS coloca uma cut-off mesmo no sítio certo , mas é o único que coloca a cut-off ali, a maioria dos modelos manda a cut-off mais para leste e isso é que deve acontecer. O Navgem coloca uma ciclogénese explosiva junto a Portugal, de uma depressão que vem dos Açores para cá. Muita confusão nos modelos. Frio parece ser uma certeza, quanto à precipitação muito mas muito reticente, entradas de norte nunca é de grande fartura.
parece que o inverno meteorológico vai começar mais cedo este ano, muito interessante as previsões para sábado falta mesmo definir se há ou não precipitação, a acontecer a iso -1 e -30 associada a vento nordeste vai fazer descer muito a cota de neve. vamos aguardar que a trajectória da cut off traga precipitação para o interior.
A combinação promete... uma -30ºC/-1ºC a viajar pelo país (mais no centro e sul) e alguns aguaceiros. Na próxima semana especula-se com isto no GFS.