Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Carregamento. :rain:
Amanhã já devem surgir os respectivos avisos.

r0sh02.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

com a precipitação prevista para esta semana certamente algumas estações do NW irão ficar acima dos 400mm mensais, é notável tendo em conta que o mês ainda vai a pouco mais de meio :rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão actualizada do IPMA para quarta feira, fala em condições favoráveis para trovadas:

Previsão para 4ª feira, 19.novembro.2014

Céu muito nublado ou encoberto.
Períodos de chuva, por vezes forte a partir do meio da manhã,
em especial no litoral.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial
no litoral.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sueste, tornando-se
moderado a forte (25 a 40 km/h) com rajadas da ordem de 65 km/h
no litoral, e forte (40 a 50 km/h) com rajadas da ordem de 80 km/h
nas terras altas a partir do fim da manhã.
Subida da temperatura mínima.

Atualizado a 17 de novembro de 2014 às 11:29 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para 3f/4f espera-se um novo periodo de instabilidade, associada a uma perturbação frontal, que será por vezes forte na região do litoral centro, onde coloco um nivel de risco baixo especialmente por precipitação excessiva.

Analise/Sinóptica

Em altura uma nova e intensa perturbação polar avança desde NW e coloca-se bem a oeste de PT continental.
Durante o periodo, um forte jet de niveis médios e altos aproxima-se do território, na margem da referida perturbação.
Ao longo deste jet, duas short waves rasam o litoral oeste, estando associada a estas um campo de forçamento dinamico incrementado pela divergencia na entrada do jet stream.

Á superficie o fluxo roda a S, e entra ar de caracteristicas tropicais..uma perturbação de superficie vai-se organizando apoiada pela melhoria das condições dinamicas em altura..esta perturbação deverá acabar por entrar pelo litoral oeste, e na sua retaguarda manter-se-há uma area de convergencia por advecção diferencial, na fronteira entre ar mais quente que entra de sul e ar mais frio a norte e noroeste.

A entrada de ar quente no sector quente da perturbação, com um low level jet evidente aos 925hpa, e o gradual arrefecimento em altura deverá gerar SBCAPE até 300-800J/Kg, instabilidade algo marginal mas compensada pela dinamica favoravel.
O aumento do escoamento nos niveis altos deverá gerar shear, com caracter rotacional...este shear ( até 20m/s entre a sfc e os 6km) deverá apoiar a organização de células organizadas...nomeadamente em clusters proximos ao triple point e alguns segmentos lineares.
O CAPE marginal indicia convecção pouco profunda, pelo que há duvidas quanto ao grau até ao qual a convecção conseguirá aproveitar este shear.

No entanto...partindo da ideia de que pelo menos algumas células conseguirão atingir alguma profundidade/organização, há um risco evidente de precipitação excessiva especialmente devido ao movimento lento das mesmas e aos perfis atmosfericos quase totalmente saturados.


Sintese sinóptica
q1I8rYm.png


Analise de risco
SkZgjBZ.png

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Cartas sinópticas:
12h
XGPEDMe.gif


18h
OqER6Mm.gif

campo da pressão a descer, o vale depressionário a abrir-se para sul e a fechar-se a norte.
Comparando esta última carta com a previsão para as 18h do GFS na run das 12h, o campo da pressão corresponde de forma bastante exacta, nomeadamente nos valores dos centros.
Ainda segundo esta run, não é aquele núcleo a 986 que será o centro da cut-off. Esta nascerá entre aquele e os Açores à medida que o núcleo continuar o cavamento mas deslocando-se lentamente para norte e estabilizando, posteriormente encherá, estrangulado entre os dois anticiclones e acabará como satélite de uma depressão maior a sudoeste da Groenlândia. A actividade para nós depois de quarta-feira e até ao fim de semana, penso que depende do volume da massa de ar frio injectada por aquele fluxo conjunto do núcleo 986 em cavamento e do anticiclone 1032 a oes-sudoeste e da manutenção do vale que irá deslocando-se para leste.
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Nada está garantido, como temos visto nas várias saídas dos modelos, a posição do sistema quase estacionário tem oscilado um bocado. Tanto se pode dar o maior acumulado ao largo, sem grande aparato, como em cheio em alguma zona mais urbana como Lisboa. A atmosfera estará mesmo com muita água disponível para precipitar, e caso haja forçamento suficiente, dada a lenta deslocação, os acumulados podem ser muito significativos.

A acontecer acertar o pico da precipitação em terra, vendo as várias saídas parece relativamente claro que a maior probabilidade está na faixa costeira entre Lisboa e Sagres.

Certo mesmo é que serão vários dias de muita chuva, em particular quarta e quinta. Há que relembrar que mesmo sem muita instabilidade, sistemas quase estacionários, com tanta água disponível, são geralmente sinónimo de quantidades abundantes de chuva. Se no Norte são relativamente normais e pacatos, sistemas destes mais a sul podem ser mais complicados... Alguns dos maiores acumulados, e também algumas das trovoadas mais intensas que me recordo foram em sistemas deste tipo. Mas claro, cada caso é um caso.

Só espero é que apesar do potencial e inegável entusiasmo adjacente às vésperas de tal evento, não estejamos a pedir demais... Um dia de semana com acumulados da ordem dos previstos em algumas das saídas dos modelos, e em regime tão persistente, ser em cheio por exemplo numa cidade problemática em cheias como Lisboa, mais do que interessante, podia ser era mais para o desastroso, sem muita "piada".
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...