Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Só um reparo, as pessoas ligadas ao ESTOFEX não são "amadoras"...alias, é um insulto chamar-lhes isso.
Não são amadores, é gente empreendedora que arriscou construir um site não-oficial de previsão de tempo severo convectivo, que alem disso criaram paginas de analise especial ( LightningWizard, Estofex Modelmaps) ao dispor de toda a comunidade de amantes da Meteorologia.
i-have-no-idea-what-im-doing-dog.jpg


Não é um instituto oficial, logo as previsões são consideradas amadoras e eles são efectivamente meteorologistas ninguém lhe tira o mérito.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Se são meteorologistas não são amadores. O conceito de amador, independentemente da área, implica uma não formação específica. Normalmente, pessoas que a título pessoal se interessam, investigam e dedicam a determinada área. Se há formação específica na área da meteorologia e se fazem previsões nessa área, então não são amadores. São profissionais que se dedicam à sua área numa plataforma não oficial. Se um médico escrever sobre medicina num blog, isso não faz dele um amador, apesar de um blog não ser uma plataforma oficial. Já agora, cá fica: http://www.priberam.pt/dlpo/amador
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Esse debate de ser amadores ou não, porque o site é oficial ou não... pensem nessas pessoas como médicos então: têm o curso, mas exercem-no "em casa", continuam a ser médicos porque têm formação nisso ou são pessoas com conhecimentos?:lol:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sem dúvida Dask, valores signifactivos de precipitação, aqui para Cascais o GFS prevê na quarta-feira > 50 mm,até lá, vai ocorrer muito o tira-mete, mete tira em termos de valores de precipitação.
O ECMWF não está tão agressivo, situação a acompanhar.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Nos últimos dias, a guerra do ECMWF com o GFS, principalmente para dia 19 (Quarta-feira), tem tido discrepâncias algo assinaláveis, quando estamos no período, em que o ECM é bem melhor do que o GFS, mas algo está errado num deles. Falando no Algarve, o GFS coloca mais precipitação no Barlavento do que no Sotavento em que, aqui em Olhão prevê uns 5 mm na quarta-feira, já o ECM embora esta saída das 00 tenha sido a menos favorável deste modelo até agora, prevê cerca de 20 mm, ontem o ECM colocava cerca de 50 mm para aqui, diminuiu é certo mas ontem o GFS nem colocava precipitação para aqui.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nesta altura vejo todos os modelos convergentes para a chuva a entrar forte na terça-feira, para a tarde. E mesmo para quarta-feira parece haver consenso para um evento de chuva importante, especial incidência na região centro. Continuação segundo alguns para quinta-feira. A partir daí não sei.
Instala-se o que se chama uma cut-off que segundo o GFS desce até às Canárias e permanece alguns dias sem se dissipar? Retorna para norte rejuvenescida, removida por um grande núcleo depressionário nos Açores, e nessa altura pode dar uma situação de chuva intensa para o sul e litoral oeste ou mesmo todo o território. A Madeira entretanto terá sido afectada persistentemente pela cut-off quase estacionária. O que acham?
 
Última edição: