Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
*Mensagem transferida do tópico Litoral Centro*
Amanhã deve chover praticamente a tarde toda com a chegada da frente quente ao meio dia seguida da frente fria ao fim da tarde e ao longo da noite. Na quarta feira pelo vistos vai ser o pior dia, já preveem acumulados de 41mm:shocking: em Lisboa graças a Portugal ser afetado por uma frente estacionária que se prolonga até quinta-feira. A carta das frentes é muito confusa e instável devido ao alongamento do sistema de baixa pressão do Atlântico Norte até ao Sul de Portugal, onde se deve dividir e ficar estacionário até sexta-feira, onde a precipitação é menos provável.

Aqui pode-se ver que logo que às 18h de dia 18 Nov. chega a bomba mais conhecida como frente fria
qj6jvwb.png


Mas às 00h pode-se ver que a frente fria perde a sua intensidade
vd9P7Po.png


A chuva deve-se manter pela noite toda e quando chega às 12h de dia 19 Nov. é que vão ser elas!
AM1iGMQ.png

Como podem ver o sudoeste de Portugal vai ser o mais afetado pelo deslocamento deste sistema de baixa pressão e consequente manutenção da frente estacionária.

Mais uma vez, aqui às 18h de dia 19 Nov. continua-se a perceber que a frente mal se mexe, vai ser lindo vai... Isto prolonga-se até quinta-feira.
EcuAp4B.png


Às 6h de quinta feira a frente CONTINUA A TEIMAR com o território português e lá vem mais chuva!
5cZJHJ6.png


Finalmente neste festival mais que chuvoso, às 12h de dia 20 Nov. a frente continua a afetar o sudoeste de Portugal.
9JFA9ii.png


Depois na sexta feira o sistema de baixa pressão desaparece e com ele lá se vai a frente estacionária. É com quase certeza que digo que vão haver cheias e das boas... :rain::rain::rain::rain::rain::rain::rain::rain::rain::rain::rain:

Desculpem se me enganei em alguma coisa do ponto de vista cientifico, mas não sou perito em análises de cartas meteorológicas. Se algum estiver de errado não me importo que corrigem, sou apenas uma aprendiz :D
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Lembro-me de Novembro como aquele mês que mal costuma chover, no ano passado houve uma ou duas semanas sem chuva e céu limpo e muito frio e como sabia bem o Sol de Inverno... Este ano pelos vistos o anti-ciclone dos Açores não dá tréguas e até agora tem sido só chuva e mais chuva...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
boa noite.. bem muita chuva em perspetiva :rain: mas de sexta em diante teremos uns 3 dias pelo menos, embora associados a alguma instabilidade, de temperaturas bem amenas:calor: o que ate vai saber bem depois deste longo período chuvoso

Penso que la para final do mês as coisas mudem :cold:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A run das 0h do GFS cavou um pouco mais a cut-off sobre a Madeira na sexta-feira, aumenta assim o gradiente da pressão no sul, a frente que estaria a atingir o noroeste recuou um pouco, a precipitação para sábado à tarde restringe o seu início ao sul e até à noite não afecta o norte pois a frente é empurrada para noroeste seguindo o deslocamento do anticiclone e o reforço dos ventos de sueste associados à depressão mais cavada. Esse núcleo anticiclónico posiciona-se mais a noroeste e a sua extensão em crista para sudoeste enfranquece. A precipitação continua no sul para domingo, especialmente no barlavento, e reaparece no extremo norte/interior; mantém-se só no litoral oeste a sul de Lisboa para a noite e depois no litoral da região centro e nessa altura a depressão ja estará avançada na fase de enchimento. E não vale a pena ir mais para diante. Contudo a situação para dia 27 não está completamente comprometida mas adiada para dia 28 e deslocada para norte, já não figurando o núcleo que entraria de noroeste para sueste.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Névoa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo o GFS a frente deverá chegar aqui ao Norte mais ao fim da tarde:

QKgMSzP.png


O ECMWF mostra para hoje a frente atingindo em especial o Litoral Oeste e para amanhã também com a maior precipitação atingindo o Litoral Oeste.

Sinceramente não me parece "nada de especial", para o Norte é uma frente vulgar, o pior poderá ser no Centro/Sul , isto se se formarem alguns sistemas convectivos de movimento lento sobre alguma Cidade/Vila ou zonas sensíveis a inundações, mas já vi a coisa mais "agressiva" nos modelos.. :rain:

No entanto há sempre o factor surpresa.

O melhor é seguir a evolução pelo satélite/radar :rain:
 
Última edição:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã espera-se um dia activo, com especial atenção ao litoral sudoeste, onde coloco um nivel de risco moderado.

Analise/Discussão

Os modelos parecem estar de acordo neste momento...
Uma forte perturbação em altura deverá aprofundar-se e amplificar a oeste de PT continental, um forte jet de niveis altos deverá establecer-se entre a Madeira e a Peninsula, no seio do qual uma forte short wave deverá ejectar-se para NE ao longo do dia.
Entre as 09h de 4a e as 15h de 4a uma pequena dorsal deverá estar ainda presente, estabilizando ligeiramente a atmosfera..mas a partir das 15h de 4a a short wave, seguida por varios nucleos de vorticidade, deverá avançar sobre o território, acentuando a divergencia e o escoamento nos niveis altos.

Espera-se assim a gradual dinamização da atmosfera, com condições a melhorar ao longo do dia..

Á superficie uma margem frontal estacionária deverá manter-se ao longo do litoral SW, resultado da passagem da perturbação frontal da proxima noite.
Amanhã, em resposta á melhoria das condições dinamicas, esta area frontal será reactivada e impulsionada para norte assumindo um caracter frontal quente.
Ao longo dela, varios nucleos de vorticidade culminarão num vasto campo depressionário alongado, com um um nucleo primário a norte da RAM e outro que passará ao longo do litoral SW continental.

A gradual injecção de ar quente, a forte convergencia ao longo da faixa frontal principal e das areas de frontogenese, assim como a convergencia do sueste que começará a soprar desde o Estreito de Gibraltar deverão criar um ambiente de forte forçamento dinamico e crescente instabilidade ( CAPE a ascender até 500-1500J/Kg).

A intensificação do fluxo em altura deverá gerar shear moderado ( 15-20m/s de 0-6km e 1-8km shear) com algum caracter rotacional, suficiente para garantir organização das células em segmentos lineares ao longo dos eixos de advecção e até algumas supercelulas nas proximidades das margens frontais quentes ( onde há mais helicidade)

A partir do fim da tarde, uma bolsa de ar tropical deverá entrar pelo SW, com um maximo de CAPE associado.
Este ar quente chegará na retaguarda do nucleo secundário de ciclogenese, e é impulsionado para norte por um impressionante low level jet...convergencia na região terminal do LLJ (frente quente) assim como ao longo do Barlavento Alragrvio e litoral SW, por efeito da circulação de sueste nos niveis baixos, deverá incentivar a genese de convecção em segmentos lineares ( LEWP/Bow) que poderá posteriormente evoluir em MCS globular.

Quaisquer estruturas deste tipo poderão ser capazes de produzir precipitação excessiva (até 100mm/8h), rajadas severas, tornados e granizo.

Este é um setup clássico de tempo severo para a região sul e lit. oeste, e há confiança para colocar um nivel moderado de risco.
Poderá ter de ser feito um upgrade para nivel vermelho ( esp. litoral Sines-C Carvoeiro) caso haja uma melhoria da disponibilidade de CAPE.

Sintese Sinóptica
SBdEQVE.png


Analise de risco
1UHdpXp.png
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Pessoal amanhã é toda a gente a caçar tempestades na janela. Muito cape segundo os modelos nas zonas que o @stormy indicou.
Fiquem atentos ao radar do ipma, rain alarm, meteogalicia e aemet e ás imagens satélite e das descargas elétricas do sat24.

Pode existir um pequeno risco de haver fenómenos de vento extremo, mas ninguém garante que estes fenómenos aconteçam, por isso atentos ás imagens radar, se não tiverem internet por perto, atenção ás Wall clouds.

Boas imagens, bons vídeos e bom nowcasting

Wall cloud
dirtroad.jpg


antonwc2.jpg