Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

Vejo a depressão que nos tem afectado a ser de certo modo a decisora da situação nos próximos dias, inclusive 26,27,28. Ela continua a receber abastecimentos de ar frio de norte ou nordeste pelo anticiclone ou crista anticiclónica e continua a desenvolver intensa actividade convectiva local, neste momento já empurrada para Marrocos ou persistindo a sudoeste de Sagres. A altura em que ela finalmente encher e/ou se desalojar vai condicionar a intensidade da crista anticiclónica a noroeste e esta por sua vez o trajecto da cut-off e por último a entrada da depressão de 27/28.

Sem dúvida que aquela sistema que vai passar dia 26 de raspão por Portugal vai ser decisivo, como o StormRic e o Davidsf afirmaram e nem reparei que o ECMWF tinha outra perspetiva nesse evento... Pode ser que amanhã já saibamos o que pode acontecer!

PS: As temperaturas máximas vão descer aos 12ºC na quinta! :cold:

Penso que se assiste à depressão a forçar o anticiclone a manter-se a noroeste. As perturbações a virem de noroeste terão que erodi-lo e chegarão cá enfraquecidas. Acho que o evento de 27-28 quase cai por completo, a depressão desses dias, segundo a run das 18h do GFS nem sequer consegue cavar-se à nossa latitude, é logo varrida pelo restabelecimento do anticiclone que vai dominar o início de Dezembro.

Análise das 18h, a depressão ainda robusta, bem emparelhada com o anticiclone:
58m4vf1.gif

• Gosto
Reactions: guisilva5000
A frente fria prevista para amanhã deve-se ficar pelo mar pois vai ser "travada" pela visita outra vez do sistema depressionária a sudoeste de Sagres que deve ascender até ao centro de Portugal. Por isso a precipitação deve ser mais forte a Sul!

Mais uma coisa, o modelo GFS já prevê outra coisa para o evento de dia 27/28

Para dia 26 o sistema depressionário ainda deve passar de raspão e não causar precipitação
m76zS9k.png

Para dia 27/28/29 afinal o anticiclone já não vai afastar a depressão para os lados de Itália, aliás já nem preveem que o anticiclone sequer se aproxime do país, só provavelmente dia 03 de Dezembro é que deve dar sinal. Mesmo assim a depressão não é tão cavada como se espera!
NhGfXq2.png

Mas pronto amanhã deve mudar qualquer coisa, veremos...

Muita poeira do deserto ao nível do solo! Hoje a previsão fez aparecer valores máximos de 130 microgramas (esperava-se ontem que fosse pouco superior a 50). Isto significa que o fluxo da depressão sobre o Sahara está a ser mais intenso do que seria em previsões anteriores. Note-se ainda os valores extremamente elevados sobre o Atlas, da ordem dos 3000 microgramas, acumuladas por aquele efeito de onda que era visível na animação de satélite a que chamei a atenção anteriormente.
bTjfmxP.png

http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en

Avisos amarelos com toda esta poeira. Vamos ter trovoadas mas secas. Apenas virgas.

Não sei bem qual é a influência. Por um lado penso que podem servir como núcleos de condensação, por outro lado significa um fluxo com possivelmente alguma secura, dois efeitos contraditórios portanto.
E nem sei se estes valores têm algum significado ao nível da formação da precipitação, se calhar até são vulgares. Só desde o mês passado comecei a acompanhar este fenómeno.

Comparação da previsão de ontem para hoje com a previsão/avisos acabados de saír: alteração radical para a região norte e centro, especialmente litoral. Foram-se os aguaceiros fortes/granizo, trovoadas e ficou chuva fraca e rotação do vento com introdução de uma componente norte. O anticiclone a conseguir empurrar a depressão para leste, sobre o norte de África e Mediterrâneo ocidental, será?

A análise das 0h. Dá uma ideia de possíveis razões para a alteração da previsão para hoje, de ontem para agora. O anticiclone e a massa de ar frio que transporta no seu flanco sueste a forçarem a depressão a retrair-se:
65FUEqV.gif

Boas
Aqui nos últimos dias estava previstos uns 100mm, mas se choveram 10 já foi muito. E olhando aos modelos cada vez mais anticiclone... Eu sei que vale o que vale mas O Accuweather a apontar um mês de Dezembro extremamente seco... E as temperaturas já repararam? Estão muito acima do normal ou é impressão minha?

Se o mês de Dezembro for seco certamente irá ser frio, se continuar húmido como tem estado até aqui o mais certo é ser temperado/quente. E sim, até agora as temperaturas estão acima da média.

• Gosto
Reactions: Candy e Brunomc