Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esse site está a dar 100mm entre final de Sexta e Domingo, para Silves e Lagoa.
http://www.meteogroup.co.uk/uk/home...ml?cityID=351X1155&tx_mgcityweatherstatic_pi1[cityIDuse]=351X1155

Parece-me um bocado (muito!!) exagerado.

De qualquer das formas, parece que da chuva já não nos livramos. Julgo que os 30mm já aqui falados serão um valor mais dentro do normal e mais provável de acontecer, de acordo com os dados disponíveis.

Exagerado é favor é que nem lá perto .... e acho muito curioso num periodo de 6 horas darem 55 mm e o ECM (já consultei o do IM) dá somente entre 10 a 20 mm!!

Será mesmo que segue:huh: .... pois com a mesma modelagem não é de certeza !!
A não ser que olhão para eles tenha-se tornando uma ilha a noroeste de Sagres :lmao::lmao:
Fazendo um apanhado hibrido eu apostaria na precipitação mais forte entre o litoral entre o Cabo mondego e Sines!!
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Espectacular a imagem de satélite:

webexternacolorir871130.jpg


Grande bicho este!:eek:

A partir da tarde começo da noite o tempo deverá começar a agravar aqui pelo Norte! Aumento do vento ( que já se faz sentir ) e da precipitação que depois se estenderá gradualmente às outras regiões...
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
O centro da depressão deverá atingir nas proximas horas pressão atmosferica com valores inferiores a 950 hPa.

Ainda bem que está bastante afastado do nosso territorio.


Para já os ultimos modelos retiraram alguma precipitação maxima acumulada prevista para o Algarve mas ainda assim com quantidades consideraveis de precipitação.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pessoal, o mapa(os desenhos da nuvem do sol xD) do IM para amanha prevê chuva forte e vento com rajadas fortes para quase todo o país, incluindo o Distrito de Setúbal (que era o que eu queria) a ver vamos se nao alteram...
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,

A Autoridade Nacional Protecção Civil já emitiu Alerta Amarelo (para o distrito de Lisboa),
no periodo compreendido entre as 00h de dia 08 e as 20h00 de dia 09.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Neste momento já se passeia com uma pressão em torno dos 950hpa penso que vai ter uma pressão inferior até ao que mostra alguns modelos

Aqui está o bicho:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Entramos num periodo critico...se a baixa continuar a cavar ( algo que é expectavel nas prox 6-9h) isso vai ter efeitos na frente....porporcionais..

Acerca do Otto...outro grande problema...em principio chegará aos açores, dom-2f, com mais de 50% de hipoteses de ser uma TS ou uma categoria superior a essa.... ( por agora é mais provavel ser uma TS ( 50%), mas tambem há 13% de chances de ser um cat1).
Se assim for os Açores serão afectados por ventos fortes a muito fortes e periodos de chuva forte, para alem de ondulação significativa, nada que já não tenha acontecido fruto de outros sistemas..tropicais ou extratropicais, mas mesmo assim uma situação potencialmente perigosa.
Acontece que ainda não se sabe muito bem como será a fase extratropical do Otto..há hipoteses de se transformar numa forte baixa algures proximo aos Açores..ou então de sucumbir ao shear ( gerado por um cavado que ntretanto se aproxima) sendo absorvido "serenamente" por um sistema frontal.
Este sistema vai influenciar, e muito, o que será a primeira metade da proxima semana...por isso devemos restringir-mo-nos a analises inferiores a 96-120h, já que após isso a inceteza, derivada da entrada "na conta" do Otto, será muita:)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
O GFS12z voltou a carregar na precipitação prevista para a madrugada de Sabado.

Aqui fica a comparação entre a run12z e a run6z:




 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS12z voltou a carregar na precipitação prevista para a madrugada de Sabado.

Aqui fica a comparação entre a run12z e a run6z:





Sim
Aquilo que vemos a oeste é como que uma frente primaria.....urante a proxima noite o cavamento profundo da depressão vai arrastar consigo um nucleo de ar frio nos 500hpa ( -20º a -30º) que vai acelarar para ESE empurrando todo o ar quente á sua frente e de uma só vez e criando fortissimos processos de frontogenese com imenso forçamento vertical...este acontecimento vai gerar um nucleo central da frente que vai cruzar o território entre as 12z de amanhã e as 00z de sabado, aliando a chuva forte ao vento ( embora este ultimo seja mais fraco que no passado fim de semana).
Outro factor preocupante e que ajuda ao desenvolvimento da frente é a crista que está no mediterraneo...que bloqueia a frente, diminuindo a sua velocidade e dando um extra-time para que se desenvolva com toda a pujança....para alem de que vai tornar uma frente já de si perigosa numa frente perigosa e lenta, que trará condições adversas por muito tempo.

Para já, entre as 18/22z de hoje e as 12z de amanhã vamos ser afectados pelo sector quente e muito instavel da frente, só depois virá o "hardcore" propriamente dito.

No sabado espera-se a progressão do cold core em altura, que gerará novas linhas de instabilidade, que afectarão mais as zonas do centro/sul, pois nestas zonas aindapredomina o fluxo de SW com advecção de ar relativamente quente...é devido a esta nova entrada de ar morno que o GFS prevê uma ( fraca )ciclogenese secundaria, a W de lisboa, durante a tarde de sabado, que volta a causar precipitação intensa no dia de Domingo, e outra vez a sul, com bons CAPE/LI devido ao frio em altura+amenidade á superficie.

Só na 2f é que a baixa secundaria associada ao vortice em altura, tudo um sistema ainda remanescente da baixa primaria, que esta agora a N dos Açores, se afastará, impelindo ar mais fresco e estavel de NW.

Uma situação muito prolongada de chuvas fortes e em todo o pais....vão ocorrer problemas:(
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
sinceramente acho que estao a exagerar um pouco!amanha vai ser apenas um dia de alguma chuva e vento mais no litoral e aí sim uma ondulação muito forte nada mais !

Caro João, poderá causar problemas em alguns locais, como qualquer evento mais severo. Há que olhar com especial atenção. Certezas, certezas? Amanha e Sábado se verá.