Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
ALERTA LARANJA

Situação meteorológica adversa - vento, precipitação e agitação marítima

No seguimento do Briefing Técnico Operacional realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e de acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), é expectável que hoje (08/OUT), e ainda durante o fim-de-semana (09 a 10/OUT), o estado do tempo seja fortemente influenciado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada.

Como tal, salientam-se a ocorrência de chuva persistente e forte acompanhada por trovoada, em todo o território, com maior incidência entre o início da tarde (15 horas) de hoje 08/OUT e o início da madrugada de Sábado 09/OUT, a intensificação do vento soprando do quadrante sul forte a muito forte, em especial no Litoral Oeste com rajadas até 90 km/h e nas Terras Altas com vento muito forte com rajadas até 100 km/h, e a ocorrência de agitação marítima de Sudoeste, tanto no Litoral Oeste com ondas até 5 metros como na Costa Sul com ondas até 4 metros que coincidirá com a preia-mar (maré alta), consoante o ponto da costa, entre as 15h30 e as 16h30 de hoje e entre as 3h50 e as 4h40 da madrugada de amanhã.



A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:
§ Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;

· Inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras;

· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

· Danos em estruturas montadas ou suspensas;

· Movimentos de massa em vertentes não consolidadas ou fragilizadas por incêndios florestais ocorridos recentemente.

Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.

A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução tomando especial atenção:


· Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atento à situação;

· À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;

· A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade;

· Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

Nestes níveis de Alerta, nomeadamente no nível de Alerta Laranja, poderão ocorrer fenómenos que configuram possíveis situações de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.

As pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação, inteirando-se dos possíveis perigos. Devem adoptar as medidas de prevenção, precaução e auto-protecção indispensáveis e adequar os seus comportamentos de modo a não se colocarem em risco, cumprindo escrupulosamente as indicações das Autoridades.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e com o Instituto da Água, difundindo os comunicados que se julguem necessários.


Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil
 


Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
É impressão minha ou a precipitação mais intensa irá acontecer a sul de Lisboa?
Pergunto isto porque na imagem de Radar do IM as manchas com cores indicativas de maior quantidade de água estão em frente à costa Alentejana...
E parecem bem próximas.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É impressão minha ou a precipitação mais intensa irá acontecer a sul de Lisboa?
Pergunto isto porque na imagem de Radar do IM as manchas com cores indicativas de maior quantidade de água estão em frente à costa Alentejana...
E parecem bem próximas.

A minha net está lenta e nao consigo ver os radares e satélites, em que zona ha alguma coisa a aproximar se costa de sesimbra?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Parece-me que o que irá acontecer (e as previsões foram neste sentido), é que teremos uma 1ª frente activa que está já a entrar pelo litoral mas irá desacelerar conforme entra em terra; atrás dela vem uma frente menos activa que irá "colidir" com esta 1ª frente; esta junção das 2 frentes ainda visíveis nas imagens de satélite darão precipitação durante bastantes horas.

Não me parece que seja como a simples passagem de uma frente fria...

Na imagem seguinte assinalei a 2ª frente, logo atrás daquela que está já a afectar o território. O que me parece, atendendo às previsões é que teremos estas 2 frentes a serem "ensandwishadas" contra a massa de ar proveniente do AA no mediterrâneo (assinalei a zona "teórica" onde poderá acontecer isso).
As cartas de precipitação mostravam precisamente isso...
Corrijam-me se estou enganado mas já vi este "filme" noutros anos.;)

avnlt.jpg
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
É impressão minha ou a precipitação mais intensa irá acontecer a sul de Lisboa?
Pergunto isto porque na imagem de Radar do IM as manchas com cores indicativas de maior quantidade de água estão em frente à costa Alentejana...
E parecem bem próximas.

É natural que as manchas "coloridas" das imagens de radar do IM estejam a sul, porque TODOS os radares do IM também estão no Sul.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A minha net está lenta e nao consigo ver os radares e satélites, em que zona ha alguma coisa a aproximar se costa de sesimbra?

É o próprio site do IM que fica lente e em baixo nas alturas de temporal.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Algarvios gostam disto .. gostam ???
Então guardo aqui a imagem do que não vai acontecer mas sempre fica aqui uma recordação ...

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estas imagens do COAMPS para Segunda de madrugada é um pouca assustadora para o Algarve

81607607.png


na1g.png


Vamos lá ver o que vai dar

Essa vai ser a ultima frente deste sistema....amanhã e depois a baixa á superficie ( na verdade com varios nucleos) associada ao vortice frio em altura deverão cruzar a PI no sentido WNW-ESE, deixando muita instabilidade e possibilidade de trovoadas, essencialmente no secor S/SW/SE da PI, onde sobram restos da advecção tropical á superficie....no dom-2f, com a baixa a deslocar-se para o mediterraneo, uma massa de ar mais estavel, de origem maritima, entrará vinda de NNW, mas não sem antes gerar areas de frontogenese á medida que caminha para sul sobre a face atlantica da PI, gerando chuvas por vezes fortes ao passar no Algarve-andaluzia e mesmo em marrocos e no W da argelia....essa frente marca o fim deste episodio ( mas pode reservar surpresas....alguns modelos sugerem uma fraca ciclogenese a W de lisboa, entre dom e 2f, acompanhando e intensificando a frente...) ;)

Entre 2f e 5f teremos uma situação de fluxo de W/NW, com tempo sereno e com temperaturas dentro da média...