Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu não sou moderador ... desculpem os moderadores por dizerem isto, mas eu gostava de ver aqui novamente análise aos modelos !!

Nesta run do GFS das 18h, o GFS anda tentando cozinhar qualquer coisa, que pode vir a ser uma run muito parecida com o ECM !!
Está tudo dependendo do trajecto do Furação Otto !!

Já edito ...
 


Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
De volta ao tema

Com a passagem da "Paula" pelos modelos já podemos começar a visualizar a formação de uma nova depressão (será que está relacionada com o OTTO ???) que irá afectar o Sul pra a proxima semana, ainda estamos a muitas horas mas é uma previsão.

As ultimas saidas do GFS mantem o cenário de alguma instabilidade aqui para os Algarves.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Acho que a maioria dos frequentadores do Forum é adepto da climatologia severa e fenomenos climaticos extremos.

Basta ver a participação do forum hoje comparativamente aqueles fabulosos dias de Verão:cool:.

Claro que ninguem aqui quer a desgraça alheia mas a verdade é que a maioria do pessoal aprecia e dá um goso especial acompanhar determinado tipo de fenomenos meteorologicos.

Por exemplo eu, um dos meus maiores fascinios era assistir á formação de um tornado e captar umas belas imagens (sei que é quase uma ilusão).
Claro que tb gostaria que esse tornado não causa-se danos a pessoas e bens.

Por agora ficamos com alguma chuva para nos animar

Pois captar imgens de um Tornado sem causar danos a pessoas nem bens não é fácil...a não ser que vivas nos States e sejas um caçador de tornados...! mas se de cada vez e como (eles lhe chamam) quando acontece um "mini-tornado" vão sempre telhados pelo ar...então se houvesse um tornado...!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Eu não sou moderador ... desculpem os moderadores por dizerem isto, mas eu gostava de ver aqui novamente análise aos modelos !!

Nesta run do GFS das 18h, o GFS anda tentando cozinhar qualquer coisa, que pode vir a ser uma run muito parecida com o ECM !!
Está tudo dependendo do trajecto do Furação Otto !!

Já edito ...

Bem falado Sr. Aurélio!
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Acham q ainda justifica o alerta laranja? É q quando saí ás 21h 45 o ceu estava estrelado (entretanto fechou), e o q previam d chuva e vento forte até amanha d manha esvaneceu-se tudo. Fiasco???:huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Acham q ainda justifica o alerta laranja? É q quando saí ás 21h 45 o ceu estava estrelado (entretanto fechou), e o q previam d chuva e vento forte até amanha d manha esvaneceu-se tudo. Fiasco???:huh:

Ainda vão chegar linhas de instabilidade e o próprio pós-frontal. Daí os alertas.
 

Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
Ainda vão chegar linhas de instabilidade e o próprio pós-frontal. Daí os alertas.

Nesta animação so SAT24 vê-se bem essa segunda linha a entrar

imagep.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O cozinhado é que após a passagem do Otto passar pelos Açores surge a fusão do AA com o escandinavo e se o Otto passar no sitio (mas a ver se não passa demasiado alto e ruma ao Ártico) certo ruma depois para a sul rumo á Madeira ganhando força, formando uma depressão maior, e trazendo por arrasto uma outra e formando um cenário engraçado !!
Uma enorme cortina de Anticiclone a Norte e um corredor de depressões, com o Otto bem vivo rumando á Madeira e depois ao Continente ....
Contudo não existe duas runs seguidas e como ainda não se sabe se este Otto passa dos Açores sequer, e mesmo que passe nada garante que não se dissipe...
Certo, é que o tempo da proxima semana depende deste Otto !!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Off-topic:
Eh lá! Vai aqui muito fumo e pouco lume...decerto um balde de água fria apaga as brasas!:confused:

Assim como o bom tempo, o mau tempo é uma inevitabilidade. A existência do mau tempo não é consequência dos desejos do homem mas um acontecimento na natureza.
Por mais que o homem queira, ele não é capaz de controlar o vento, a chuva (bem tentam, bem tentam...), o calor, o frio, etc, etc.

Observar um fenómeno em meteorologia é tão natural como comer e beber. Gostar desse fenómeno ou não depende apenas da sensibilidade de cada um de nós. Agora gostar dos efeitos nefastos que estes fenómenos provocam nos outros é patológico.

Como aqui NINGUÉM gosta de ver sofrer os outros, e como aqui todos gostam dos fenómenos meteorológicos, então qual é o problema?!
Eu desejo observar ventos ciclónicos, eu desejo ver in loco chuva torrencial. Mas eu não desejo que este mau tempo seja prejudicial a quem quer que seja...
E como gosto de meteorologia e como o mau tempo é e será uma realidade ao longo dos tempos, deixem-me deliciar com estes momentos. E se for preciso serei o 1º a ajudar na eventualidade de algo de mal acontecer a alguém por causa deste mau tempo.

:amigos:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Off-topic:
Eh lá! Vai aqui muito fumo e pouco lume...decerto um balde de água fria apaga as brasas!:confused:

Assim como o bom tempo, o mau tempo é uma inevitabilidade. A existência do mau tempo não é consequência dos desejos do homem mas um acontecimento na natureza.
Por mais que o homem queira, ele não é capaz de controlar o vento, a chuva (bem tentam, bem tentam...), o calor, o frio, etc, etc.

Observar um fenómeno em meteorologia é tão natural como comer e beber. Gostar desse fenómeno ou não depende apenas da sensibilidade de cada um de nós. Agora gostar dos efeitos nefastos que estes fenómenos provocam nos outros é patológico.

Como aqui NINGUÉM gosta de ver sofrer os outros, e como aqui todos gostam dos fenómenos meteorológicos, então qual é o problema?!
Eu desejo observar ventos ciclónicos, eu desejo ver in loco chuva torrencial. Mas eu não desejo que este mau tempo seja prejudicial a quem quer que seja...
E como gosto de meteorologia e como o mau tempo é e será uma realidade ao longo dos tempos, deixem-me deliciar com estes momentos. E se for preciso serei o 1º a ajudar na eventualidade de algo de mal acontecer a alguém por causa deste mau tempo.

:amigos:


BEM DITO!

a mim estao me sempre a criticar por eu gostar mais que o normal de trovoadas e de ficar ha janela a ver a chuva, que mal tem ? é o que a natureza nos dá, nao podemos fazer nada para impedir!

já agora, depois desta 2ª linha virão mais?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hoje temos á tarde os aguaceiros e trovoadas que deverão render uns 10 a 15 mm no total.
Amanhã talvez uns 5 mm e depois disso até que a vista alcança não se vê nada de nada, sendo que neste momento parece que o resto deste mes parece demasiado pendente da forma como o Otto apeteça-lhe evoluir ... !!

E como já disse anteriormente a tendencia é para as altas pressões a Norte, mas se o Otto não lhe apetecer deslocar-se em direcção a nós então o Anticiclone desloca-se mais para sul e estamos condenados provavelmente o resto do mês !!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Bem falado Aristocrata!
É que de facto o número de pessoas a gostar de chuva,sendo directamente proporcional ao número de milimetros a cair, se gostarmos muito podem haver inundações. Enfim!





Vai agora começar a fase das trovoadas aqui e acolá... Chuva pontualmente forte,e boas abertas.
Destaque para a forte ondulação que hoje ao fim da tarde pode chegar aos 6 metros nas praias mais expostas.No entanto amanhã de manhã apesar de diminuir ligeiramente a ondulação,se calhar está mais bonito porque o vento deverá ser fraco,e o mar não estará tão desordenado! ;)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
A frente já verificou que estava em território espanhol e assim já poderia dar um pouco de brilho. :lmao:

O Hirlam coloca em precipitação expectável: Entre 100mm e 300mm em 6Horas :surprise: para o Nordeste (Catalunha). Esperemos que as coisas não fiquem complicadas na grande cidade de Barcelona porque com esses valores nenhuma instituição pode ficar descansada!!! Mas a alerta laranja em chuvas é só amanhã para essa zona!!!!

Risco Alto-Extremo em termos de precipitação no site espanhol (Tiemposevero.es) para o Nordeste espanhol!!! A frente vai estar bem activa por lá!!!!!!!!!!