Bons dias
Estamos num periodo em que o AA está forte, sustentado por cristas anticiclonicas em altura, estavel entre estas e os sistemas de baixa pressão, estes geralmente a norte dos 50ºN.
Até 4f/5f o AA vai forçar algum ar continental, frio e seco, a progredir desde a Europa central....esta massa de ar frio confina-se aos estratos inferiores da atmosfera e causará amplitudes termicas elevadas num regime de intensas inversões térmicas.
............GFS/00z...........
Segundo este modelo o AA vai continuar a influenciar o estado do tempo na PI, enquanto se desloca para este sob uma crescente crista em altura a oeste de um vortice polar em altura, no mar do norte.
Assim sendo teremos a advecção de ar de origem continental ( NE) até 4f, com a 3f a ser o dia mais extremo com valores muito baixos de humidade atmosferica.
Doentes cronicos sensiveis a hr´s baixas deverão tomar percauções, especialmente no periodo entre as 12h e as 16h.
Depois de 3f, com o afastamento do vortice polar para NE, o AA vai bloquear a advecção fria e seca nos niveis baixos ( ao mover-se para E sob a crista em altura), o fluxo vai rodar para E/ESE e vai entrar ar mais quente e com maior conteudo em água...resultando numa subida gradual das temperaturas e uma ligeira subida do dewpoint, num regime de ventos de E.
Nas ilhas, um cavado associado ao vortice, com expressão em altura, deverá causar instabilidade ao interagir com ar tropical á superficie
O GFS modela este cenário até para alem das 200h...
.........ECMWF........
O ecm prevê um cenario semelhante ao GFS até ás 96h ( 6f)...sendo que após isso coloca um cavado a progredir desde os Açores, que quebrará o AA....este cavado acabaria numa nova ciclogenese na Europa central e no establecimento de uma corrente fria ( e talvez com alguma precipitação fraca) de N, com a aproximação da iso0...um cenário oposto ao do GFS..que basicamente intensifica o vortice polar e o cavado associado ( que o GFS tambem modela) quebrando a crista e establecendo areas complexas de baixa pressão por toda a Europa.
Após as 190h o AA regressaria desde W, continuando a advecção fria de N/NE em interacção com as baixas na europa central/E
.........................................
Podemos concluir que teremos tempo seco durante mais uns dias...embora ainda não se possa ter certeza do que se vai passar após 6f/sab, devido á grande dispersão no ensemble...
A tendencia actual no médio e logo termos é a de manutenção de tempo seco, especialmente a sul do Mondego, com temperaturas próximas á média, estando o GFS e o ECMWF em polos opostos no que toca aos cenarios após as 96-120h..