Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A situação está difícil.Já aqui foi dito.
Com esta ditadura do défice (anticiclone) que não dá mostras
de qualquer abrandamento,o tempo é de cortes nas prestações (precipitações) sociais .
As previsões do FMI (GFS) e do BCE ( ECM),
coincidem na má prestação das Finanças ( Instabilidades) portuguesas.
O Orçamento ( previsões sazonais) , insiste na vantagem de tomar
estas agrestes medidas agora e não, lá mais para o adiantar do Inverno ,
onde seriam certamente mais gravosas.
Pois. Não haverá muito mais para dizer.
É a crise. Para além dos tempos, também no Tempo ( de que gostámos)...
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ao que tudo parece, quem está cheio de vontade que o frio chegue em força ainda terá de esperar bem mais algum tempo...pelo menos pelas previsões dos modelos, a entrada de massas de ar frio é uma autentica miragem...aliás, será bem pelo contrário...
Se a temperatura manter-se-à bem amena, a precipitação também andará escondida...
As previsões valem aquilo que valem, mas para já o quadro de fundo que se encaixa prevê que o inicio de Novembro seja ainda tímido em relação à precipitação, mas do meio até ao final do mês estaremos sujeitos a centros de baixas pressões que trarão com eles instabilidade e a tão desejada chuva...
O frio terá algumas aparições, uma das quais (a mais acentuada) para meados de Novembro antes da chegada da primeira depressão que trará chuva, depois desaparece enquanto a precipitação se mantiver...
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Penso que até ao final do corrente mês, o panorama actual, com muito sol, noites frescas e dias mornos se irá manter.

Tenho esperança que em Novembro a situação se altere, nomeadamente se se cumprirem as previsões dos russos, com a debilidade da corrente do golfo a provocar uma vaga de frio quase sem precedentes:cold:.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tenho esperança que em Novembro a situação se altere, nomeadamente se se cumprirem as previsões dos russos, com a debilidade da corrente do golfo a provocar uma vaga de frio quase sem precedentes:cold:.

Não eram os polacos ? :D

Mesmo assim essa ideia é :maluco: se já estamos em crise, e se congela tudo para aí, ainda vamos mais ao fundo com o peso do gelo. Mas vamos esperar pra ver, até finais de Novembro o frio irá chegar certamente, agora se seco ou húmido ninguém sabe.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que até ao final do corrente mês, o panorama actual, com muito sol, noites frescas e dias mornos se irá manter.

Tenho esperança que em Novembro a situação se altere, nomeadamente se se cumprirem as previsões dos russos, com a debilidade da corrente do golfo a provocar uma vaga de frio quase sem precedentes:cold:.

Em Novembro nem grande frio eu espero .... será um mesmo identico a este mês de Outubro ou mais seco ainda e pelo até dia 12 Novembro o panorama não se vai alterar, e na segunda metade se manterá um cenário Anticiclónico a menos que exista alguma cutoff, e que produza alguma coisa, mas se manterá assim a maior parte do mes de Novembro também, talvez com alguma coisa mudando depois do dia 17 Novembro... mas nada está bem definido ainda .. !!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Em Novembro nem grande frio eu espero .... será um mesmo identico a este mês de Outubro ou mais seco ainda e pelo até dia 12 Novembro o panorama não se vai alterar, e na segunda metade se manterá um cenário Anticiclónico a menos que exista alguma cutoff, e que produza alguma coisa, mas se manterá assim a maior parte do mes de Novembro também, talvez com alguma coisa mudando depois do dia 17 Novembro... mas nada está bem definido ainda .. !!

Como é que sabes que novembro vai ser seco:huh:, não bastou já estar 111 dias seguidos sem chover para vir ai novamente a seca:angry:.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Em Novembro nem grande frio eu espero .... será um mesmo identico a este mês de Outubro ou mais seco ainda e pelo até dia 12 Novembro o panorama não se vai alterar, e na segunda metade se manterá um cenário Anticiclónico a menos que exista alguma cutoff, e que produza alguma coisa, mas se manterá assim a maior parte do mes de Novembro também, talvez com alguma coisa mudando depois do dia 17 Novembro... mas nada está bem definido ainda .. !!

Muito gostas da seca. Adoras ela, o ano passado querias ter uma grande seca só que o Inverno estragou-te os planos. Se o ano passado, ai não chove e não sei mais quê, era tudo falso, o que tu queres é viveres no deserto. Agora percebo-te muito melhor, porque nos dias que choveu andavas deprimido porque assim estragava a seca e isso, basta ver os teus comentários nos dias que choveu, dizias que no Algarve chovia 15 a 20 mm no último evento, e ele deixou em todo o Algarve em todas as estações mais do dobro.

Só uma curiosidade, o Outubro vai já com uma anomalia perto de -0.7ºC no Algarve, mas aos olhos de alguns tem sido um mês normal, o que me leva a parecer que isto aqui pelo Algarve tem tudo menos de Verão de São Martinho, como alguns apregoam aí.

É só para chamar a atenção, senão vamos entrar no mesmo caminho que o ano passado. Ao menos aqui, pelo Algarve já houve uma grande rega e as ervas já nascem como é hábito nascerem em todos os Outubros.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Em Novembro nem grande frio eu espero .... será um mesmo identico a este mês de Outubro ou mais seco ainda e pelo até dia 12 Novembro o panorama não se vai alterar, e na segunda metade se manterá um cenário Anticiclónico a menos que exista alguma cutoff, e que produza alguma coisa, mas se manterá assim a maior parte do mes de Novembro também, talvez com alguma coisa mudando depois do dia 17 Novembro... mas nada está bem definido ainda .. !!

Boa tarde!
Mas qual é a base com que afirma isso? É empírica ou baseada em dados concretos?
Muito se discute aqui a fiabilidade dos modelos para além de 4 ou 5 dias, quanto mais fazerem-se afirmações tão convictas a uma tão longa distância...
É que dá a impressão que, quando nos convém, acima das 96h, por exemplo, descredibilizamos os modelos dada a sua imprecisão para esses prazos, mas depois afirma-se que até 12 de Novembro (quase para daqui a um mês) não vai chover e tudo mais...
Ou estamos em sede de previsões sazonais, ou então, para tópico de seguimento ou previsão do tempo e modelos, não me parece que tais afirmações contribuam por aí além para a credibilidade do tópico.
Não leve a mal Aurélio, mas é recorrente nesse tipo de afirmações...
O que não quer dizer que até nem venha a acertar na mouche, até porque respeito bastante as suas análises, mas será sempre mais positivo e valorado se as suas afirmações vierem acompanhadas de algo mais que as sustente para tão longos prazos de tempo.:thumbsup:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Em Novembro nem grande frio eu espero .... será um mesmo identico a este mês de Outubro ou mais seco ainda e pelo até dia 12 Novembro o panorama não se vai alterar, e na segunda metade se manterá um cenário Anticiclónico a menos que exista alguma cutoff, e que produza alguma coisa, mas se manterá assim a maior parte do mes de Novembro também, talvez com alguma coisa mudando depois do dia 17 Novembro... mas nada está bem definido ainda .. !!

Este Senhor é bruxo...só pode, só que aínda bem que raramente acerta!!!:lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Muito gostas da seca. Adoras ela, o ano passado querias ter uma grande seca só que o Inverno estragou-te os planos. Se o ano passado, ai não chove e não sei mais quê, era tudo falso, o que tu queres é viveres no deserto
Estragou-me os planos, quais planos, eu sempre disse que o ano passado durante o Outono quem tinha mais chances de precipitação acima da média era o Norte. Enquanto falaste, e falaste da seca, mais seca, mais seca ... eu sempre disse com certeza que apenas em Dezembro iria chover, ainda me lembro de estares falando na seca no inicio de Dezembro e eu dizer que chegaria a qualquer momento devido ás anomalias dos modelos sazonais
Agora percebo-te muito melhor, porque nos dias que choveu andavas deprimido porque assim estragava a seca e isso, basta ver os teus comentários nos dias que choveu, dizias que no Algarve chovia 15 a 20 mm no último evento, e ele deixou em todo o Algarve em todas as estações mais do dobro.
Eu disse que a frente daria 15 a 20 mm e foi o que aconteceu ... enganei-me não, e disse que o evento daria uns 40 mm, na maior parte dos sitios foi ligeiramente superior... Estás com 50 mm, Faro está com 35 mm e Portimão está com cerca de 70 mm, e assim fica até ao final do mês !!
Quando eu disse que depois dessa depressão dificilmente viria mais alguma coisa, fizerem orelhas mocas ... e o resultado é aquilo que os modelos mostram ...

Só uma curiosidade, o Outubro vai já com uma anomalia perto de -0.7ºC no Algarve, mas aos olhos de alguns tem sido um mês normal, o que me leva a parecer que isto aqui pelo Algarve tem tudo menos de Verão de São Martinho, como alguns apregoam aí.
Outubro ainda apenas passou 17 dias, e é muito mais dificil ver se será mais quente ou frio do que se vem chuva !!

É só para chamar a atenção, senão vamos entrar no mesmo caminho que o ano passado. Ao menos aqui, pelo Algarve já houve uma grande rega e as ervas já nascem como é hábito nascerem em todos os Outubros.
Nasceram, o que nasce também morre ... e o que disse mantenho, pelo menos até dia 15 Novembro deverá ser mais ou menos assim, o que não quer dizer que não possa existir algum dia com precipitação fraca ....
Além disso a seca faz parte do clima, e eu ao contrário de outros não olhos apenas a modelos de curto prazo, olhando a sazonais, foruns, e inumeros sites de previsão....
O Anticiclone a norte é uma certeza, tenho dúvidas é no que respeita depois ao JetStream devido á posição do Anticiclone no Pacifico Norte (Nordeste)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Este Senhor é bruxo...só pode, só que aínda bem que raramente acerta!!!:lol:

Uns são bruxos e outros veem para aqui mandar bocas que não servem para nada.Mesmo nada!



Vai continuar o anticiclone sim,com temperaturas amenas,vento fraco e ondulações na Costa Ocidental fraquinhas.
Frio também não será muito,só nas minimas algum haverá..Temperaturas praticamente na média e sol,muito sol! O Outono o ano passado ainda começou pior,e depois foi o que vimos.É preciso é ter calma,e não ficar nervoso com a falta de chuva que ela vai aparecer.. Por isso é ter paciência,agradecer ao que já veio e esperar por outro evento.Até lá é aproveitar o sol para actividades ao ar livre,o Sol que não é nenhum bicho papão! :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde!
Mas qual é a base com que afirma isso? É empírica ou baseada em dados concretos?
Muito se discute aqui a fiabilidade dos modelos para além de 4 ou 5 dias, quanto mais fazerem-se afirmações tão convictas a uma tão longa distância...
É que dá a impressão que, quando nos convém, acima das 96h, por exemplo, descredibilizamos os modelos dada a sua imprecisão para esses prazos, mas depois afirma-se que até 12 de Novembro (quase para daqui a um mês) não vai chover e tudo mais...
Ou estamos em sede de previsões sazonais, ou então, para tópico de seguimento ou previsão do tempo e modelos, não me parece que tais afirmações contribuam por aí além para a credibilidade do tópico.
Não leve a mal Aurélio, mas é recorrente nesse tipo de afirmações...
O que não quer dizer que até nem venha a acertar na mouche, até porque respeito bastante as suas análises, mas será sempre mais positivo e valorado se as suas afirmações vierem acompanhadas de algo mais que as sustente para tão longos prazos de tempo.:thumbsup:

A Fiabilidade dos modelos é consoante o dinamismo na atmosfera nas nossas latitudes, e em minha opinião neste momento está algo parada ....
O que digo agora já tinha começado a dizer há uma semana e é um pouco por forma empirica, outra olhando aos modelos sazonais, modelos curto e médio prazo, previsões empiricas se quiser de outras pessoas, que por acaso (será mesmo que foi ;) ) acertaram em cheio no mês de Outubro e essa pessoa acreditem que percebe do que diz..... enfim misturando tudo, mas também tento relacionar com aquilo que já aconteceu noutros anos ...
Concordo consigo apenas que se calhar fujo um pouco ao tópico, mas tento olhar mais frente em vez de olhar ao que está ao pé do nariz .... :thumbsup: