Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
o amigo Jorge_scp tem que passar a dizer as coisas claramente e sem floreados:

a pessoa que falou em precipitação zero neste mês fui eu, portanto mais valia referir-se logo directamente ao meu nome(nick), do que estar com subterfúgios, da mesma forma fui tambem eu que disse que este mês estava arrumado.

olhando então para o mês de Outubro, tivemos um mês quente, extremamente quente e com valores recorde de temperatura que em alguns locais não se viam à 70 anos.
quanto a chuva, temos um mês seco a extremamente seco, a não ser que venha um diluvio, é assim que este mês acabará.

portanto estamos a falar de um mês seco e quente, com temperaturas recorde.

quanto ás suas bases cientificas, são as dos modelos, como deve saber estes não lhe garante rigorosamente nada, e muito menos a quase uma semana de distancia, portanto o rigor e certezas que eu poderia ter quando declarava a possibilidade de chuva zero, são semelhantes ás suas quando vem afirmar que no dia X ou no dia Y vai chover, para mais estando a dizer essas coisas a uma distancia temporal tão grande.

se acontecer melhor ainda, espero e desejo que assim seja, mas como disse o Mário Barros e bem: "vamos ter cuidado com essas "certezas".

portanto relaxe e acalme-se, até ver ao momento, a situação é aquela que sabemos, o que vier logo se saberá, mas seja lá o que for, não irá alterar rigorosamente nada em classificar este mês como seco/muito seco, e muito quente, anormalmente quente.

as próprias consequencias disso mesmo irão se reflectir na agricultura, e portanto mantenho e digo: não há mesmo duvida que este mês está encerrado!
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
(...) a situação é aquela que sabemos, o que vier logo se saberá, mas seja lá o que for, não irá alterar rigorosamente nada em classificar este mês como seco/muito seco, e muito quente, anormalmente quente.

Cuidado; às vezes o que se escreve nem sempre corresponde à realidade. Em algumas zonas do Alentejo só choveu no dia 1 de Setembro (entre 2 e 30 de Setembro não choveu nada) e depois o mês foi considerado muito húmido.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Nova run das 18z do GFS:

BO1yC.gif
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Espero que cheguem bem depressa a chuva e o frio, para arrefecer certos ânimos, desculpem o desabafo!

na boa amigo.

eu só fiz referencia a isto, porque ao invés de: "certos membros disseram isto ou aquilo" ou "houve que dissesse isto ou aquilo" e depois vai-se buscar frases em forma de citação,etc.

mais vale as pessoa serem frontais e dizerem: " o membro tal escreveu isto assim, assim".

e depois cá estamos nós para dar a cara por aquilo que escrevemos, agora coisas difusas, turvas, pouco claras, não interessam para nada.

e peço desculpa pelo off topic.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra


Vento médio a rondar os 40km/h...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nova run das 18z do GFS:

BO1yC.gif

Sim, a frente parece ser bem vigorosa..mas isto ainda está a uma semana de distância...no entanto a concordância dos modelos já é bastante boa, logo penso que ( e a não ser que haja uma reviravolta muito grande nos próximos dias, e que eu não acredito muito) já é praticamente certo que vai existir uma frente para essa altura... contudo a intensidade e comportamento da mesma, assim como as regiões mais afectadas, só na altura iremos saber ...:rain:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
o amigo Jorge_scp tem que passar a dizer as coisas claramente e sem floreados:

a pessoa que falou em precipitação zero neste mês fui eu, portanto mais valia referir-se logo directamente ao meu nome(nick), do que estar com subterfúgios, da mesma forma fui tambem eu que disse que este mês estava arrumado.

quanto ás suas bases cientificas, são as dos modelos, como deve saber estes não lhe garante rigorosamente nada, e muito menos a quase uma semana de distancia, portanto o rigor e certezas que eu poderia ter quando declarava a possibilidade de chuva zero, são semelhantes ás suas quando vem afirmar que no dia X ou no dia Y vai chover, para mais estando a dizer essas coisas a uma distancia temporal tão grande.

Antes de mais peço desculpa se o ofendi que qualquer forma, não foi essa a minha intenção. É verdade que na altura achei absolutamente desnecessárias as suas intervenções a insistir que o mês ia ser uma catástrofe, completamente seco, etc. Eu, assim como outros membros, chamámos a atenção que ainda era muito cedo, estávamos na primeira semana e os modelos nem no longo prazo cobriam ainda o final do mês. Estamos aqui todos também a aprender, e espero que você tenha compreendido o erro que foi fazer um juízo tão antecipado do que ia acontecer até ao final do mês.

Da mesma forma que você não fez bem, também faço mea-culpa por ter quase garantido chuva, devia ter sido mais cauteloso, no fundo ainda falta uma semana, é verdade. Mas mesmo assim eu estou a prever analisando modelos já a menos de uma semana, com todos os ensembles e modelos concordantes. Você estava a fazer previsões por 3 semanas que nem os modelos vêem tão longe. Portanto, quando diz que as suas previsões são semelhantes ás minhas em termos de fiabilidade tenho de discordar completamente.

Encerrando por aqui o debate, não foi minha intenção criar um mal-entendido, mas sim chamar à atenção. Eu também agradeço a qualquer membro do fórum que me corrija se estiver enganado quando faço alguma apreciação, também posso errar, naturalmente.

Entretanto, nova saída boa do GFS das 18z. Vamos ver se é para manter. :thumbsup:

Boa Noite a todos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Essa saída do GFS está a modelar uma perturbação embebida na frente, para já também não vale a pena esperar esse hipotético cenário a tantas horas pois são coisas muito frágeis de se prever a tanto tempo. Se tivermos uma frente "normal" já será bastante bom e nesta altura razoavelmente expectável entre diferentes modelos.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
portanto relaxe e acalme-se, até ver ao momento, a situação é aquela que sabemos, o que vier logo se saberá, mas seja lá o que for, não irá alterar rigorosamente nada em classificar este mês como seco/muito seco, e muito quente, anormalmente quente.

as próprias consequencias disso mesmo irão se reflectir na agricultura, e portanto mantenho e digo: não há mesmo duvida que este mês está encerrado!


Dizes para alguem estar relaxado e calmo. Dizes que não se pode ter certezas sobre precipitações.Excelente. Concordo.
Mas depois....É vêr as tuas mensagens ao longo deste tópico para ver a calma e o relaxamento...Cada run pior,é a história da agricultura. Se a run for boa-" ahh ainda falta uma semana" Não há paciencia...

Não se pode ter certeza sobre precipitações,dizes e bem mas depois tens a certeza que este mês vai ser seco a extremamente seco.
Enfim... Não pensas antes de falar. Moderador tem que ter muita paciência...
Peço desculpa pelo off-topic.

------


Quanto ao calor,amanhã pareçe que vai ser o último dia. :w00t:
Temperaturas mais normais a partir de Quarta,com vento! 1ª novidade deste mês,o apareçimento do vento em regime de nortada.
Depois nos 2 últimos dias da semana,vento fraco novamente,temperaturas amenas,com máximas ligeiramente acima dos 20ºC.. E fim-de-semana pode apareçer a 2ªnovidade deste mês: A chuva :D
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Boa Noite,

Hoje, ao dar a minha voltinha aqui no fórum, fiquei pasmado com tanta agressividade nos "posts" de muita gente, não só neste tópico mas noutros também. E tudo isto por causa da chuva que tarda em voltar ;).

Eu acho sinceramente que no próximo fim-de-semana irá definitivamente chover, os modelos apontam em uníssono para uma situação de instabilidade. Quanto à magnitude dessa frente e a consequente quantidade de precipitação acumulada, ainda é cedo, mas parece ser promissor.

De qualquer modo, continuo a achar este mês, um mês completamente atípico a nível de temperaturas, nomeadamente da máxima e da consistência e persistência de valores anormalmente elevados. Tenho impressão que mesmo com a queda esperada da temperatura e o mau tempo que se avizinha, o seu valor médio será consideravelmente superior ao normal para Outubro, pelos menos aqui por LX (neste momento o desvio da média é de + 4.4ºC).
Logo se vê...
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Antes de mais peço desculpa se o ofendi que qualquer forma, não foi essa a minha intenção. É verdade que na altura achei absolutamente desnecessárias as suas intervenções a insistir que o mês ia ser uma catástrofe, completamente seco, etc. Eu, assim como outros membros, chamámos a atenção que ainda era muito cedo, estávamos na primeira semana e os modelos nem no longo prazo cobriam ainda o final do mês. Estamos aqui todos também a aprender, e espero que você tenha compreendido o erro que foi fazer um juízo tão antecipado do que ia acontecer até ao final do mês.

Da mesma forma que você não fez bem, também faço mea-culpa por ter quase garantido chuva, devia ter sido mais cauteloso, no fundo ainda falta uma semana, é verdade. Mas mesmo assim eu estou a prever analisando modelos já a menos de uma semana, com todos os ensembles e modelos concordantes. Você estava a fazer previsões por 3 semanas que nem os modelos vêem tão longe. Portanto, quando diz que as suas previsões são semelhantes ás minhas em termos de fiabilidade tenho de discordar completamente.

Encerrando por aqui o debate, não foi minha intenção criar um mal-entendido, mas sim chamar à atenção. Eu também agradeço a qualquer membro do fórum que me corrija se estiver enganado quando faço alguma apreciação, também posso errar, naturalmente.

Entretanto, nova saída boa do GFS das 18z. Vamos ver se é para manter. :thumbsup:

Boa Noite a todos

na boa amigo:thumbsup:

e não, não fiquei ofendido, eu no fundo até compreendi.

foi algo do tipo: "este gajo anda aqui à mais de meio mês a dizer que isto tudo vai ficar a zero, e agora toma lá que é para aprenderes, uma frente toda carregadinha que é para calares a boca"

sabes o que é que eu te digo(permite-me que te trate por tu), ainda bem que errei(em principio e se tudo correr bem vai haver uma boa rega), e portanto da minha parte estamos numa boa:cheers:

e já agora, se tambem houve da minha parte alguma incorrecção ou algo que ofendesse, as minhas desculpas.:o
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Dizes para alguem estar relaxado e calmo. Dizes que não se pode ter certezas sobre precipitações.Excelente. Concordo.
Mas depois....É vêr as tuas mensagens ao longo deste tópico para ver a calma e o relaxamento...

Não se pode ter certeza sobre precipitações,dizes e bem mas depois tens a certeza que este mês vai ser seco a extremamente seco.
Enfim... Não pensas antes de falar. Moderador tem que ter muita paciência...
Peço desculpa pelo off-topic.Foi 1 vez,e será apenas 1.


------


Quanto ao calor,amanhã pareçe que vai ser o último dia. :w00t:
Temperaturas mais normais a partir de Quarta,com vento! 1ª novidade deste mês,o apareçimento do vento em regime de nortada.
Depois nos 2 últimos dias da semana,vento fraco novamente,temperaturas amenas,com máximas ligeiramente acima dos 20ºC.. E fim-de-semana pode apareçer a 2ªnovidade deste mês: A chuva :D


sim, tenho certeza e mantenho, porque não vai ser na ultima semana do mês que vai chover o suficiente para compensar as médias para o mês de Outubro, a não ser que haja um diluvio, por isso tu nessa senda vertiginosa de quereres dar uma resposta esqueces o obvio, é que o mês acaba de segunda a oito dias, e nesse caso para haver normalização dos valores de pluviosidade para o mês de Outubro, teriamos que ter uma semana inteira de chuva copiosa, e isso sim embora não impossivel, está mais proximo do campo da fantasia do que da realidade.

por isso fiquei sem saber no fim de contas, quem é que não pensa antes de falar.

e quanto ao moderador, deixa lá o Homem, ele deve ser suficientemente capaz de se mostrar e fazer valer, sem necessidade de porta voz não autorizado.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...

por isso fiquei sem saber no fim de contas, quem é que não pensa antes de falar. .......................


Tem lá calma contigo. Vais logo dizer isso dum membro deste
Fórum que pensa , se pensa, antes de falar?
Há anos. Sugiro que percorras algum histórico deste fórum para não caíres em afirmações descabidas.( adjectivação suave)...
Adiante, que atrás vem gente.

Que Domingo muda o vento, muda o tempo, muda a sorte, é agora consensual .
Para quantos dias?
Caramba. Ainda bem que não sabemos.
Lá virá esse tempo. Mas como ainda sou do tempo em que para 48/72 horas tudo era por vezes preclitante, haja essa incerteza , já lá mais distante, pois então, mas ainda, relativamente próxima , se comparada com tantas certezas que andam a acontecer no Planeta.