Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Aurélio 28 Set 2011 às 09:35.

1. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:
    pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
    o amigo Jorge_scp tem que passar a dizer as coisas claramente e sem floreados:

a pessoa que falou em precipitação zero neste mês fui eu, portanto mais valia referir-se logo directamente ao meu nome(nick), do que estar com subterfúgios, da mesma forma fui tambem eu que disse que este mês estava arrumado.

olhando então para o mês de Outubro, tivemos um mês quente, extremamente quente e com valores recorde de temperatura que em alguns locais não se viam à 70 anos.
    quanto a chuva, temos um mês seco a extremamente seco, a não ser que venha um diluvio, é assim que este mês acabará.

portanto estamos a falar de um mês seco e quente, com temperaturas recorde.

quanto ás suas bases cientificas, são as dos modelos, como deve saber estes não lhe garante rigorosamente nada, e muito menos a quase uma semana de distancia, portanto o rigor e certezas que eu poderia ter quando declarava a possibilidade de chuva zero, são semelhantes ás suas quando vem afirmar que no dia X ou no dia Y vai chover, para mais estando a dizer essas coisas a uma distancia temporal tão grande.

se acontecer melhor ainda, espero e desejo que assim seja, mas como disse o Mário Barros e bem: "vamos ter cuidado com essas "certezas".

portanto relaxe e acalme-se, até ver ao momento, a situação é aquela que sabemos, o que vier logo se saberá, mas seja lá o que for, não irá alterar rigorosamente nada em classificar este mês como seco/muito seco, e muito quente, anormalmente quente.

as próprias consequencias disso mesmo irão se reflectir na agricultura, e portanto mantenho e digo: não há mesmo duvida que este mês está encerrado!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Cuidado; às vezes o que se escreve nem sempre corresponde à realidade. Em algumas zonas do Alentejo só choveu no dia 1 de Setembro (entre 2 e 30 de Setembro não choveu nada) e depois o mês foi considerado muito húmido.

3. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Espero que cheguem bem depressa a chuva e o frio, para arrefecer certos ânimos, desculpem o desabafo!

4. sielwolf

sielwolf
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Out 2009
    Local:
    portimão
    Para quem gosta de vento e chuva... A run das 18h mete bastante vento e chuva para a manhã de segunda -feira

5. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Nova run das 18z do GFS:

6. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:
    na boa amigo.

eu só fiz referencia a isto, porque ao invés de: "certos membros disseram isto ou aquilo" ou "houve que dissesse isto ou aquilo" e depois vai-se buscar frases em forma de citação,etc.

mais vale as pessoa serem frontais e dizerem: " o membro tal escreveu isto assim, assim".

e depois cá estamos nós para dar a cara por aquilo que escrevemos, agora coisas difusas, turvas, pouco claras, não interessam para nada.

e peço desculpa pelo off topic.

7. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra

Vento médio a rondar os 40km/h...

8. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Sim, a frente parece ser bem vigorosa..mas isto ainda está a uma semana de distância...no entanto a concordância dos modelos já é bastante boa, logo penso que ( e a não ser que haja uma reviravolta muito grande nos próximos dias, e que eu não acredito muito) já é praticamente certo que vai existir uma frente para essa altura... contudo a intensidade e comportamento da mesma, assim como as regiões mais afectadas, só na altura iremos saber ...:rain:

9. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Antes de mais peço desculpa se o ofendi que qualquer forma, não foi essa a minha intenção. É verdade que na altura achei absolutamente desnecessárias as suas intervenções a insistir que o mês ia ser uma catástrofe, completamente seco, etc. Eu, assim como outros membros, chamámos a atenção que ainda era muito cedo, estávamos na primeira semana e os modelos nem no longo prazo cobriam ainda o final do mês. Estamos aqui todos também a aprender, e espero que você tenha compreendido o erro que foi fazer um juízo tão antecipado do que ia acontecer até ao final do mês.

Da mesma forma que você não fez bem, também faço mea-culpa por ter quase garantido chuva, devia ter sido mais cauteloso, no fundo ainda falta uma semana, é verdade. Mas mesmo assim eu estou a prever analisando modelos já a menos de uma semana, com todos os ensembles e modelos concordantes. Você estava a fazer previsões por 3 semanas que nem os modelos vêem tão longe. Portanto, quando diz que as suas previsões são semelhantes ás minhas em termos de fiabilidade tenho de discordar completamente.

Encerrando por aqui o debate, não foi minha intenção criar um mal-entendido, mas sim chamar à atenção. Eu também agradeço a qualquer membro do fórum que me corrija se estiver enganado quando faço alguma apreciação, também posso errar, naturalmente.

Entretanto, nova saída boa do GFS das 18z. Vamos ver se é para manter. :thumbsup:

Boa Noite a todos

10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Essa saída do GFS está a modelar uma perturbação embebida na frente, para já também não vale a pena esperar esse hipotético cenário a tantas horas pois são coisas muito frágeis de se prever a tanto tempo. Se tivermos uma frente "normal" já será bastante bom e nesta altura razoavelmente expectável entre diferentes modelos.

11. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras

Dizes para alguem estar relaxado e calmo. Dizes que não se pode ter certezas sobre precipitações.Excelente. Concordo.
    Mas depois....É vêr as tuas mensagens ao longo deste tópico para ver a calma e o relaxamento...Cada run pior,é a história da agricultura. Se a run for boa-" ahh ainda falta uma semana" Não há paciencia...

Não se pode ter certeza sobre precipitações,dizes e bem mas depois tens a certeza que este mês vai ser seco a extremamente seco.
    Enfim... Não pensas antes de falar. Moderador tem que ter muita paciência...
    Peço desculpa pelo off-topic.

------

Quanto ao calor,amanhã pareçe que vai ser o último dia. :w00t:
    Temperaturas mais normais a partir de Quarta,com vento! 1ª novidade deste mês,o apareçimento do vento em regime de nortada.
    Depois nos 2 últimos dias da semana,vento fraco novamente,temperaturas amenas,com máximas ligeiramente acima dos 20ºC.. E fim-de-semana pode apareçer a 2ªnovidade deste mês: A chuva :D

12. João Esteves

João Esteves
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Out 2005
    Local:
    Lisboa
    Boa Noite,

Hoje, ao dar a minha voltinha aqui no fórum, fiquei pasmado com tanta agressividade nos "posts" de muita gente, não só neste tópico mas noutros também. E tudo isto por causa da chuva que tarda em voltar ;).

Eu acho sinceramente que no próximo fim-de-semana irá definitivamente chover, os modelos apontam em uníssono para uma situação de instabilidade. Quanto à magnitude dessa frente e a consequente quantidade de precipitação acumulada, ainda é cedo, mas parece ser promissor.

De qualquer modo, continuo a achar este mês, um mês completamente atípico a nível de temperaturas, nomeadamente da máxima e da consistência e persistência de valores anormalmente elevados. Tenho impressão que mesmo com a queda esperada da temperatura e o mau tempo que se avizinha, o seu valor médio será consideravelmente superior ao normal para Outubro, pelos menos aqui por LX (neste momento o desvio da média é de + 4.4ºC).
    Logo se vê...

13. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:
    na boa amigo:thumbsup:

e não, não fiquei ofendido, eu no fundo até compreendi.

foi algo do tipo: "este gajo anda aqui à mais de meio mês a dizer que isto tudo vai ficar a zero, e agora toma lá que é para aprenderes, uma frente toda carregadinha que é para calares a boca"

sabes o que é que eu te digo(permite-me que te trate por tu), ainda bem que errei(em principio e se tudo correr bem vai haver uma boa rega), e portanto da minha parte estamos numa boa:cheers:

e já agora, se tambem houve da minha parte alguma incorrecção ou algo que ofendesse, as minhas desculpas.:o

14. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:

sim, tenho certeza e mantenho, porque não vai ser na ultima semana do mês que vai chover o suficiente para compensar as médias para o mês de Outubro, a não ser que haja um diluvio, por isso tu nessa senda vertiginosa de quereres dar uma resposta esqueces o obvio, é que o mês acaba de segunda a oito dias, e nesse caso para haver normalização dos valores de pluviosidade para o mês de Outubro, teriamos que ter uma semana inteira de chuva copiosa, e isso sim embora não impossivel, está mais proximo do campo da fantasia do que da realidade.

por isso fiquei sem saber no fim de contas, quem é que não pensa antes de falar.

e quanto ao moderador, deixa lá o Homem, ele deve ser suficientemente capaz de se mostrar e fazer valer, sem necessidade de porta voz não autorizado.

15. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto

Tem lá calma contigo. Vais logo dizer isso dum membro deste
    Fórum que pensa , se pensa, antes de falar?
    Há anos. Sugiro que percorras algum histórico deste fórum para não caíres em afirmações descabidas.( adjectivação suave)...
    Adiante, que atrás vem gente.

Que Domingo muda o vento, muda o tempo, muda a sorte, é agora consensual .
    Para quantos dias?
    Caramba. Ainda bem que não sabemos.
    Lá virá esse tempo. Mas como ainda sou do tempo em que para 48/72 horas tudo era por vezes preclitante, haja essa incerteza , já lá mais distante, pois então, mas ainda, relativamente próxima , se comparada com tantas certezas que andam a acontecer no Planeta.

Partilhar esta Página