Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Já ando a ver isto a alguns dias e vejo finalmente uma mudança neste estado de coisas por volta do dia 20 mais coisa menos coisa é certo que falta ainda muito tempo mas o certo é que já quase é um inicio de tendência para que nessa altura tenhamos uma mudança possivelmente para tempo fresco e depois com chuva. Mas temo que venha a adiar este cenário!!

O pessoal se me desse mais ouvidos não andava tão stressado se vai ser seco se vai chover só em Dezembro ou sei lá mais o que que para aqui se tem escrito :p disse isto faz hoje 10 dias e nessa altura já tinha muitas certezas sobre a mudança do tempo por alturas do dia 20 :p é preciso é calma e não stressar e não me chamem bruxo mas sim uma pessoa que tem alguma experiência e não anda aqui a dois dias a ver modelos. Bem vindo Outono que vens atrasado :angry: aproveitem a frente que vai ser moderada a forte dependendo esta ultima de uma depressão secundaria mais perto do Continente.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O evento do Fim de semana já ninguem nos tira...:D

A situação sinóptica está a ficar bem defenida pelo ECMWF e pelo GFS, e a analise do Ensmeble do GFS tambem dá conta de uma grande consistencia entre as perturbações.

Sendo assim teremos duas fases distintas, uma a começar na manhã de Sabado, associada á chegada de um cavado em dissipação vindo de oeste, em que haverá um grande influxo de ar de origem mista Africana e Atlantica, a aproximação do dito cavado e o forte aquecimento diurno deverão conduzir a um periodo de instabilidade razoavelmente intesnsa, na tarde de Sabado.

A segunda fase, começa do Domingo pela manhã, e ainda se insere no contexto desta situação de "sector quente instavel", vai ser caracterizada pela entrada de ar tropical muito humido, á frente do sistema frontal, e portanto podem occorrer precipitações especialmente nas regiões mais montanhosas e, sob forma de aguaceiros ou trovoadas no interior....durante a tarde de Domingo o tempo piora, com o vento a tornar-se forte de sul, antecedendo a frente fria, que será bastante compacta e com muita convecção embebida, podendo ocorrer fenomenos localmente severos.

Há um ponto a ter em atenção, a possibilidade de ocorrer uma ciclogenese associada á frente...nesse caso o cenário ainda pode ser mais espetacular :w00t:

Após a passagem da frente, nomeadamente, a partir da Segunda feira de manhã, as temperaturas descerão bastante e manter-se-há a instabilidade pós frontal ( devido ao ar frio sob as aguas maritimas bastante quentes), sendo que as zonas mais afectadas serão o litoral, especialmente a norte de Sines.
Até 4f, portanto, preve-se a continuação de tempo instavel e frio, inclusivé com a possibilidade de neve nas zonas mais altas do Norte e centro, acima dos 1600-1700m.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pessoalmente penso que seria mais preocupante se estivéssemos com tempo seco e temperaturas baixas. O anticiclone tem estado mais ou menos numa posição estival, e tem havido passagem de baixas pressões à latitude das ilhas britânicas. Em suma, estamos a ter uma situação mais típica de Setembro.

Poderemos portanto estar a falar de um início de Outono muito tardio no Noroeste, e com uma ou duas semanas de atraso no Algarve.

Quais serão as consequências? Por regra, estes Outonos tardios costumam ter como seguimento um Inverno chuvoso e um início de Primavera também chuvoso. Os modelos dizem o contrário, mas modelar para Portugal, como sabemos, é algo muito complicado.

Nada de desesperos, o Outono começa dentro de poucos dias. Aproveitem então os últimos dias de Verão.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
(...) Sendo assim teremos duas fases distintas, uma a começar na manhã de Sabado, associada á chegada de um cavado em dissipação vindo de oeste, em que haverá um grande influxo de ar de origem mista Africana e Atlantica, a aproximação do dito cavado e o forte aquecimento diurno deverão conduzir a um periodo de instabilidade razoavelmente intesnsa, na tarde de Sabado.

Nesta primeira fase (Sexta-feira/Sábado) parece que será o sul e o centro as regiões a serem mais afectadas, certo? O Algarve/Alentejo a darem o primeiro pontapé de saída do tempo de Verão ... :lmao:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nesta primeira fase (Sexta-feira/Sábado) parece que será o sul e o centro as regiões a serem mais afectadas, certo? O Algarve/Alentejo a darem o primeiro pontapé de saída do tempo de Verão ... :lmao:

Pelos modelos nem será todo o Alentejo. Talvez mais Algarve e sudeste do Baixo Alentejo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim em principio deve ser assim embora ainda seja cedo, mas é neste momento o mais provável. Creio que aqui a Serra Algarvia na tarde de Sexta já poderá ter qualquer coisinha.
Relativamente á frente de Domingo, e parece que o resto do mês está muito dependente dela (da sua evolução enquanto depressão), olhei aos modelos todos e ao contrário do que tem aqui sido dito, que os modelos estão em consonância eu discordo por completo, e creio que basta ver o site http://www.meteociel.com , para comprovarem isso mesmo .....
Reparem nas cambalhotas que isto já deu em dois dias .... e depois basta ver o ensemble do GFS, por exemplo, no site do http://www.netweather.tv, e seleccionar DataCentre, e podem ver que não existe ainda qualquer tendência definida após a frente ...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
O ECM está bem generoso para sábado cerca de 20 mm, já o GFS para sábado não tem nada de muito relevante. Vamos lá ver quem dá 1º o pontapé de saída em relação à chuva, o Algarve pode ser a 1ªregião.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O pessoal se me desse mais ouvidos não andava tão stressado se vai ser seco se vai chover só em Dezembro ou sei lá mais o que que para aqui se tem escrito :p disse isto faz hoje 10 dias e nessa altura já tinha muitas certezas sobre a mudança do tempo por alturas do dia 20 :p é preciso é calma e não stressar e não me chamem bruxo mas sim uma pessoa que tem alguma experiência e não anda aqui a dois dias a ver modelos. Bem vindo Outono que vens atrasado :angry: aproveitem a frente que vai ser moderada a forte dependendo esta ultima de uma depressão secundaria mais perto do Continente.
:D:D:D
Tens razão. Honra te seja feita, tiveste a coragem de escrever isso aqui no forum, no meio daquela CONFUSÃO toda.E quem dissesse que o padrão ia mudar ainda era ironizado.
Nota que não foste o único. Eu também referi a mudança, o Jorge também fez umas intervenções giras (sem menosprezo para outros colegas) naqueles dias quentes em que a paranóia se apoderou deste tópico.
Muda. vai mudar.
Arrefecimento, e... mais tarde ou mais cedo as frentes teriam de chegar cá

Realmente as pessoas andam stressadas e confesso, que por momentos, alguém andava a brincar connosco. Provavelmente não mas... cheguei a ter essa ideia.

a vida é bela, não vivemos para sempre... e a animação meteo vai continuar (isto tem estado animado)

cps
Bernardino
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O que eu vos tenho a dizer é que se é sempre compensado. Actualmente estamos a ser compensados pelo tempo fresco e chuvoso que esteve em meses passados. Futuramente, acreditem que quando ela vier seremos bem contemplados :rain:

É só esperar...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Penso que poucas dúvidas restam que vai chover algures pelos dias 23/24. Só um cataclismo dos modelos poderão alterar isto. Já não há modelo nem uma única perturbação que não meta chuva. Só ainda há dúvidas se seremos afectados por uma frente "normal", ou se associado a ela ainda se forma uma ciclogénese, possibilidade que o Stormy o Vince já referiram. Neste ponto, os modelos estão ainda indecisos. As últimas saídas do ECMWF e GFS colocam essa ciclogénese. Algumas perturbações também a vêem, mas ainda está bastante indefinido esse aspecto. Caso a ciclogénese aconteça, então muita atenção para o vento e agitação marítima, para além da chuva.

Aguardemos então pelas próximas runs, a ver se a intensidade do evento começa a ficar bem definida.

As duas hipóteses:

-Ciclogénese a noroeste



-Frente sem ciclogénese associada

 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
hoje é terça, e então em principio a situação de chuva será para sábado/domingo.

não será um pouco cedo para se ter uma certeza quase absoluta em relação a essa mesma frente?

já agora, se a frente se concretizar é porque o AA vai se deslocar ou desaparecer,certo? não haverá assim a hipotese de esta frente abrir uma auto estrada para as depressões e mandar o AA de vez para outras latitudes, ou será que após isto ele volta de novo ao sitio onde tem estado ultimamente?

creio que em definitivo poderemos é dizer adeus ás temperaturas anormais, mas o que acho estranho é como o AA andou a influenciar o tempo durante mais de um mês no nosso país em termos de temperatura, para agora e subitamente deixar de ter essa influencia, ou seja, não vai haver tipo uma descida progressiva, mas sim uma descida bruscas.

o que será que impede o AA de voltar à posição em que tem estado durante este mês de Outubro depois da frente passar?
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Com a passagem da frente o jet fica bem a sul e injecta-nos com varias depressões sucessivas, com tanta agitação o AA não consegue nem se quer se mexer a sul dos açores e vai perdendo alguma intensidade!!(é apenas a minha opinião, não me estou baseando em nada de concreto);)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, a frente parece estar garantida, a dúvida agora será saber se é com ciclogenese pelo meio num Outono vingativo a querer entrar com grande espalhafato ou se com uma frente mais normal.
Após isso o cenário parece simpático mas muito cedo para foguetes.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
hoje é terça, e então em principio a situação de chuva será para sábado/domingo.

não será um pouco cedo para se ter uma certeza quase absoluta em relação a essa mesma frente?

já agora, se a frente se concretizar é porque o AA vai se deslocar ou desaparecer,certo? não haverá assim a hipotese de esta frente abrir uma auto estrada para as depressões e mandar o AA de vez para outras latitudes, ou será que após isto ele volta de novo ao sitio onde tem estado ultimamente?

creio que em definitivo poderemos é dizer adeus ás temperaturas anormais, mas o que acho estranho é como o AA andou a influenciar o tempo durante mais de um mês no nosso país em termos de temperatura, para agora e subitamente deixar de ter essa influencia, ou seja, não vai haver tipo uma descida progressiva, mas sim uma descida bruscas.

o que será que impede o AA de voltar à posição em que tem estado durante este mês de Outubro depois da frente passar?

Em condições normais sim, seria cedo para ter quase a certeza do que se iria passar no Domingo. Mas acontece que já há várias saídas, e de muitos modelos, incluindo os 2 grandes ECMWF e GFS, que dão chuva nessa altura. Ainda mais, as perturbações são todas concordantes também há várias saídas. A média dos ensembles mostram claramente uma depressão a empurrar o AA mais para Oeste e para Sul... está tudo a apontar numa mesma direcção, daí mesmo a esta distância temporal podermos afirmar já com um grau de certeza elevado que o tempo vai mudar.

Quanto às outras perguntas, ainda é um pouco incerto o que se vai passar depois da frente. Certo é que o AA vai quase desaparecer do "mapa", empurrado para Sudoeste pelos sistemas depressionários. Enquanto o AA por lá se mantiver, as depressões terão condições para se deslocar mais para Sul, até ás nossas latitudes. Só não se consegue saber é por quanto tempo ele vai estar ausente. Neste momento, grande parte das perturbações prolongam a instabilidade depois da frente, colocando depressões perto de nós, mas por exemplo, a run operacional do GFS até não demora muito tempo a colocar de novo o AA às nossas latitudes. Acho que aí sim, é muito cedo para dizer o que se vai passar depois deste primeiro evento. Mas estou com fé que vamos ter 2/3 semanas com alguma instabilidade! :thumbsup:

Agora o que leva exactamente o AA a mexer-se, e etc, já estamos a entrar em campos mais complicados da meteorologia dinâmica e sinóptica. Tenho a certeza que há membros aqui mais habilitados a responder a isso que eu.