Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pela leitura dos modelos (1ºpainel) não estou convencido que venha a existir uma mudança de padrão. Vendo o NOGAPS, ECMWF e GFS, fiquei com a ideia que poderá haver uma diminuição de temperatura mas coisa ligeira, nada significativa.
Admito que esta visão, para a semana que se avizinha pode vir a revelar-se incorreta, mas o que não está incorreto é o que vou escrever de seguida.
Lembro que este "prolongar de verão" de que muitos se queixam é perfeitamente natural, comum, mesmo em anos com verões mais quentes.

Lembro-me que num ano anterior até mandei uma piada qq no meu trabalho do género " este ano ano não se vão usar pinheiros de natal, é melhr usar palmeiras." E houve quem me levasse a sério :lmao::lmao::lmao::lmao::D:surprise:

a chuva virá... e se não vier cá estamos para analisar a situação.

Bernardino

Tens toda a razão, não se vislumbra em qualquer modelo, nem a qualquer prazo, nenhuma mudança de padrão relevante. Eventualmente uma muito ligeira descida de temperatura máxima (e mais significativa da mínima) para o final desta semana, mercê de uma alteração da circulação de suste para nordeste, mas nesta altura do ano, o nordeste ainda não traz frio, apenas serviria para amenizar um pouco.

E este "indian summer" é perfeitamente normal. Em novembro dir-se-á que o "verão de São Martinho" ocorreu este ano mais cedo (se formos a ver o verão de São Martinho ocorre sempre; se for na primeira quinzena de novembro é normal; se for em outubro é um S. Martinho antecipado, se for no final de novembro é um S. Martinho atrasado, mas uma ou duas semanas anticiclónicas no outono é totalmente normal, este ano como foi mais cedo, nota-se mais porque dá para aquecer mais).
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nem o Verão foi frio e chuvoso como um outro pinta ... recordo que nos meses Julho e Agosto falando em médias foi considerado normal, e em termos de máximas acho que até foi superiores ...

Por outro lado considero este tempo que nós temos por agora perfeitamente normal, e parece-me que na maior parte dos anos é isto que ocorre nesta altura do ano ...

Não será normal, é se eu disser o mesmo dentro de 30 dias ...

Seja como for espero este tempo AA até á ultima década altura em que espero uma mudança de padrão ...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Não fosse o caso de este ano o Verão contar já com uns seis meses e poucos se estariam a preocupar com o tempo quente e seco nesta altura do ano. É talvez a perspectiva de mais um mês de Verão que está provocar alguma inquietação, mas as coisas são como são e o nosso clima caracteriza-se por uma grande variabilidade, nomeadamente ao nível da precipitação.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
normal não será, pelo menos no que a temperaturas diz respeito.

dá-me a ideia que este mês de Outubro não vai cair uma pinga, o que por mais que digam que é normal, de facto não o é.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

desde já peço desculpa se este post for inadequado ao tópico, mas andei à procura no forum um lugar para esclarecer esta dúvida e não encontrei

segundo as previsões do GFS do meteopt, indica que iriamos ter precipitação(cerca de 2 mm) mas ao mesmo tempo na coluna da % de nuvens coloca 1% ou até 0%, como podem ver na imagem seguinte:

semttuloejp.jpg]
[/URL][/IMG]

semttuloejp.jpg
[/URL][/IMG]
Alguem pode-me explicar porque razão isto acontce?

obrigado
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom dia,

desde já peço desculpa se este post for inadequado ao tópico, mas andei à procura no forum um lugar para esclarecer esta dúvida e não encontrei

segundo as previsões do GFS do meteopt, indica que iriamos ter precipitação(cerca de 2 mm) mas ao mesmo tempo na coluna da % de nuvens coloca 1% ou até 0%, como podem ver na imagem seguinte:

semttuloejp.jpg]
[/URL][/IMG]

Alguem pode-me explicar porque razão isto acontce?

obrigado

Em princípio precipitação de origem convectiva, aguaceiros, poucas nuvens, mas onde chove dá-lhe forte. Como a malha do GFS é um pouco grosseira, se em 100 km2, existe 1 km2 de nuvens, que originam em 3 horas 100 mm na sua zona de afectação, temos em média nesse pixel, 1% de nuvens e 1 mm de precipitação.

É como se numa loja entrassem 100 clientes, só um fazia despesa, e gastava 100 €. Em média, nessa loja cada cliente gastou 1€. Portanto é provável que não haja precipitação, apesar de nos locais onde ela ocorrer, ela ser forte mas efémera.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Em princípio precipitação de origem convectiva, aguaceiros, poucas nuvens, mas onde chove dá-lhe forte. Como a malha do GFS é um pouco grosseira, se em 100 km2, existe 1 km2 de nuvens, que originam em 3 horas 100 mm na sua zona de afectação, temos em média nesse pixel, 1% de nuvens e 1 mm de precipitação.

É como se numa loja entrassem 100 clientes, só um fazia despesa, e gastava 100 €. Em média, nessa loja cada cliente gastou 1€. Portanto é provável que não haja precipitação, apesar de nos locais onde ela ocorrer, ela ser forte mas efémera.

obrigado David, mas levanto outra questão, se esta previsão de precipitação é de origem convectiva, os valores previstos para "a instabilidade atmosférica" não deveriam ser diferentes?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto... Parece que temos "bloqueio" garantido até pelo menos ao fim de semana que vem... Até porque depois do feriado, o AA tende novamente a fortalecer-se na zona da Biscaia (segundo o GFS) ou um pouco mais a oeste (segundo o ECMWF), resultando numa corrente de NE (mais uma vez seca), no máximo N (de NW não me parece) sobre o continente para o final da semana...

Portanto, até onde a fiabilidade alcança, secura e mais secura... E temperaturas bem amenas (altas, diria eu, para a altura do ano).

Hoje está uma corrente de SE quente/abafada e seca como eu nunca presenciei em Outubro. Mas claro que a minha memória pode estar a atraiçoar-me... Se estivessemos em Junho/Julho/Agosto, as temperaturas chegariam aos 40ºC muito próximo do litoral oeste, certamente... :shocking:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Declaro a chegada do Outono a Portugal Continental ... ;)

08_10_2011_00h00.JPG

ECMWF

A partir da próxima Quinta-feira, e sobretudo na Sexta-feira, já se pode esperar uma acentuada descida da temperatura e possibilidade de tempo instável, com possibilidade de precipitação persistente nas regiões do norte. O vento deverá tornar-se moderado a forte de noroeste.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Declaro a chegada do Outono a Portugal Continental ... ;)


A partir da próxima Quinta-feira, e sobretudo na Sexta-feira, já se pode esperar uma acentuada descida da temperatura e possibilidade de tempo instável, com possibilidade de precipitação persistente nas regiões do norte. O vento deverá tornar-se moderado a forte de noroeste.

Não vejo a coisa assim tão optimista mas é esperar, mas eu ainda não vejo esse cenário
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Não vejo a coisa assim tão optimista mas é esperar, mas eu ainda não vejo esse cenário

Miguel, o Gerofil está bem disposto, é só isso. :)
Realmente há ali um "rabinho" mas passa de raspão e a esta distância e vendo a "big picture" por vários modelos.... não tenho grande fé.

Já agora, o Gerofil falou em descida significativa da temperatura (acredito que vá descer, como escrevi esta manhã), mas existe alguma quantificação associada ao jargão "subida/descida sugnificativa de temp...". Será que é mera expressão ou há algum gradiente a partir do qual essa expressão se deve usar? (desculpem se fôr off-topic)

Agora: aproveitar o Sol.

saudações cordiais

Bernardino
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Declaro a chegada do Outono a Portugal Continental ... ;)

O outono chegará um dia, mas não será nesse. De facto o ECMWF tem ali dois/três dias com a dorsal mais afastada, mas tal não implica a chegada do outono. Por um lado a precipitação não existiria (basta ver os outputs do IM, mesmo a previsão ensemblistica põe em cerca de 10% a probabilidade de precipitação em Viana do Castelo), como a descida das temperaturas não seria significativa (cerca de 5ºC, ainda assim continuaríamos acima da média), como ainda por cima a dorsal caía-nos de novo em cima logo a seguir:

ECM1-168_jtb8.GIF


ECM1-216_kmq4.GIF


Outros modelos, como o GFS, nem sequer vêem a descida de temperaturas, mantendo-se o padrão inalterado:

gfs-0-156_lny7.png