Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Nova saída do GFS

zWnyh.gif
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esta saida carregou mais um pouco na precipitação, principalmente para o Sul. Mas como é a Run das 18Z...que é sempre dada a mais exageros que as outras runs...Aguardemos pela run das 00Z e já agora, pela nova run do ECMWF também...

De qualquer das formas, a madrugada e manhã de Segunda será sempre chuvosa...resta saber se terá mais ou menos severidade...
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
eu por mim tenho um pressentimento que este mês ainda vai surpreender muita gente! se chovesse por aqui o que esta previsto so ate dia 26 pelo gfs até ficava acima da média. houve alguém uma vez que disse que este calor todo ia ter que dar molho mais cedo ou mais tarde! e la se foi a seca preocupante.. :lol:

Até parece que já tou a ver toda a gente doida na 2ª de manhã com a "possível" chegada da frente em hora de ponta, e a dizerem que o tempo ta doido que pensavam que ia estar 30º até ao Natal.
Para já não falar dos cortes orçamentais das camaras, e quantos sistemas pluviais devem estar entupidos e cursos de agua por limpar? Acabaram os incêndios.. é tempo de inundações! ;)
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
se por um lado a frente parece estar garantida, penso ser ainda um pouco cedo para dar como certa a quantidade de precipitação prevista.

estou a achar muita generosidade por parte dos modelos, e afinal ainda falta bastante tempo.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Isto ainda vai dar muita volta ... :D ... Para além da chuva, muita atenção ao temporal provocado pelo vento, que deverá ser muito forte.

A ter em atenção: noite de Sábado para Domingo no Arquipélago dos Açores e noite de Domingo para Segunda-feira em Portugal Continental.

Após a passagem do sistema frontal vem ar frio polar, pelo que teremos depois mais alguns dias de tempo instável, com períodos de chuva ou aguaceiros, acompanhados por trovoadas dispersas. Descida notável de temperatura e primeiros nevões para a serra da Estrela. Não pensem em ir à Serra da Estrela nesses dias, pois as condições do tempo serão muito adversas: muito nevoeiro, neve, gelo na estrada, para além do vento forte.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Apesar de não conhecer nenhum forista, já estou a imaginar a cara de contente de alguns com as saidas das RUN, principalmente daqueles que tanto desejavam ( e bem ) a chuva.
De facto para já tudo indica que este evento vai ser generoso. Pelo que entendi e retifiquem-me se estou a dizer alguma asneira, vai haver mais precipitação no Sul, pelo menos no dia 24. Isto é o que os modelos indicam.;)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
As saidas das 00Z ditam o seguinte:

GFS Precipitação em 6 horas

Tn00T.png


wRx9k.png





ECMWF Precipitação em 12 horas

PRqAJ.gif


SOXQr.gif



Muita chuva, portanto, para a madrugada e manhã de Segunda-Feira.
Vamos ver se as próximas saídas mantêm esta tendência.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Para aqueles que dizem que ainda é cedo, só tenho a dizer que os modelos já há várias saídas consecutivas que têm mantido bastante precipitação para a madrugada de Segunda-Feira... tenho 30mm previstos apenas em 3h... vamos ver como se dão as próximas saídas...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para aqueles que dizem que ainda é cedo


Previsões em Meteorologia acima de 5 dias, ou seja, 120 horas, é quase sempre cedo, portanto só hoje vamos baixar desse ponto em que as coisas começam depois a afinar nos pormenores.
Mas como temos vários modelos parecidos e que se vão mantendo consistentes, o ECM praticamente não mudou nada desde ontem, podemos ter mais confiança nas previsões, de qualquer forma deveremos ter alguma coisa pelo menos moderada.



120 horas

modelosy.gif
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Se se mantiverem as previsões dos principais modelos, tamanho temporal poderá causar estragos... Mar incluído. Já não temos meio termo neste país, é o 8 e o 80... Até no tempo...

Muita gente desejava chuva, mas duvido que fosse ao ponto que está previsto... É muita água em tão curto espaço de tempo... Vamos ver as próximas saídas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda me lembro do que se passou o ano passado ou há 2 anos, em que retiraram a dois dias de distância a previsão de um temporal que podia ter ficado para a história.
Coisas deste tipo a menos de 72h eu considero cedo ....
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ainda me lembro do que se passou o ano passado ou há 2 anos, em que retiraram a dois dias de distância a previsão de um temporal que podia ter ficado para a história.
Coisas deste tipo a menos de 72h eu considero cedo ....

Estou contigo. Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

E da minha parte nem mesmo a 48 horas de distância acredito nisto. Os modelos, como se sabe, nunca representam a realidade, representam apenas previsões, pelo que mesmo em cima da hora ainda poderão haver alterações. :unsure:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Julgo até que as alterações poderiam ser bem vindas, a chuva está garantida (julgo que estamos todos de acordo), mas tal como está modelada ao dia de hoje (em conjunto com vento tão forte de sul), poderia fazer estragos... Iria fazer, muito certamente... Portanto, alterações para "amenizar" a coisa são até bem vindas, a meu ver.

Se tempo seco/calor fora de época durante tanto tempo pode trazer consequências, também por outro lado o que está modelado neste momento iria causar estragos, quase de certeza...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que neste momento e a esta distância o que estará para já garantido é a passagem de uma frente associada a uma depressão, a localização do centro dessa depressão e cavamento vão ser decisivas para um evento mais ou menos "severo"...para já tudo ainda no mundo virtual dos modelos... tanto podemos ter uma frente muito activa com ventos fortes a acompanhar como uma frente mais moderada...mas isso só na altura o saberemos....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Julgo até que as alterações poderiam ser bem vindas, a chuva está garantida (julgo que estamos todos de acordo), mas tal como está modelada ao dia de hoje (em conjunto com vento tão forte de sul), poderia fazer estragos... Iria fazer, muito certamente... Portanto, alterações para "amenizar" a coisa são até bem vindas, a meu ver.

Se tempo seco/calor fora de época durante tanto tempo pode trazer consequências, também por outro lado o que está modelado neste momento iria causar estragos, quase de certeza...

Já tinhas dito praticamente a mesma coisa há apenas 15 minutos atrás, por favor mantenham-se no tópico, discutir modelos, evitem repetir-se. E é muito prematuro e discutível usar termos como "muitos estragos" em previsões a tantos dias, nestas ocasiões pedimos alguma contenção nas palavras pois o fórum é lido por muita gente.