Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O último ano que me lembro aqui de se falar em Outubro com desespero da chuva,e que só se via AA á frente,e que isto era gravissimo etc etc Tivemos chuva de meados de Novembro até Abril,quase sem paragens. De tal forma que em Março não tinhamos falta de chuva,mas sim excesso de chuva. Por isso relax..

--------------
Este próximo fim-de-semana afinal vai ser quente,ao contrário do que há alguns dias era previsto.Os fins-de-semana teem sido sempre com nuvens ou vento.Este próximo será de calor e pouco vento. E a temperatura no litoral deverá aumentar.
 


Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
eu costumo consultar todos os dias o accuweather, creio que este site se baseia no GFS, e olhando para as previsões a 15 dias, nem uma pinga de chuva se prevê.

o stormy com as suas habituais analises sempre excelentes e muito bem fundamentadas, confirma a situação de bloqueio, e eu quando vejo o stormy pessimista em relação à vinda de chuva só tenho é que acreditar.

o stormy tem dito que esta época do ano é de grande actividade em toda sinóptica devido a ser uma época de transição entre estações, como tal seria de calcular que houvesse transições mais ou menos constantes no estado do tempo, e não uma situação de estabilidade constante e sem fim à vista, o padrão que temos é digno de um mês de Julho ou Agosto e não de um principio de Outubro onde seria mais normal haver muito mais dinamica na atmosfera, portanto não consigo entender como é que numa situação de tanta actividade relacionada com a transição da estação,o AA consegue manter-se tanto tempo sem erosão.

uma pergunta que gostava de fazer ao stormy e aos mais entendidos de uma forma geral, embora claro seja compreensivel que na meteorologia seja tudo muito subjectivo, se é expectável à luz da situação actual, que esta situação de calor e sem chuva se possa manter todo o mês de Outubro, ou se por outro lado será pouco provável que isso aconteça?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
eu costumo consultar todos os dias o accuweather, creio que este site se baseia no GFS, e olhando para as previsões a 15 dias, nem uma pinga de chuva se prevê.

o stormy com as suas habituais analises sempre excelentes e muito bem fundamentadas, confirma a situação de bloqueio, e eu quando vejo o stormy pessimista em relação à vinda de chuva só tenho é que acreditar.

o stormy tem dito que esta época do ano é de grande actividade em toda sinóptica devido a ser uma época de transição entre estações, como tal seria de calcular que houvesse transições mais ou menos constantes no estado do tempo, e não uma situação de estabilidade constante e sem fim à vista, o padrão que temos é digno de um mês de Julho ou Agosto e não de um principio de Outubro onde seria mais normal haver muito mais dinamica na atmosfera, portanto não consigo entender como é que numa situação de tanta actividade relacionada com a transição da estação,o AA consegue manter-se tanto tempo sem erosão.

uma pergunta que gostava de fazer ao stormy e aos mais entendidos de uma forma geral, embora claro seja compreensivel que na meteorologia seja tudo muito subjectivo, se é expectável à luz da situação actual, que esta situação de calor e sem chuva se possa manter todo o mês de Outubro, ou se por outro lado será pouco provável que isso aconteça?

A questão da instabilidade é muito relativa...para os Açoreanos estamos num periodo até dinamico demais:p
O que se passa é que por vezes, com todo o jogo de mudança que há na atmosfera, devido a certos factores o movimento das perturbações atmosfericas fica bloqueado establecendo-se em algumas dessas situações, uma certa "estabilidade", em que o a circulação da Atmosfera encontra um equilibrio que a favorece.

Bom..por vezes esse equilibrio implica que o AA estaja mais pertoe outras que esteja mais longe..sendo isto algo aleatorio ( embora haja alguma influencia, como sempre, de teleconexções como o ENSO).

Eu não duvido que isto vai mudar..mas para já não se avista nos modelos essa tendencia.
Eu até estou á espera de um Out-Nov com precipitações na media ou até acima.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A questão da instabilidade é muito relativa...para os Açoreanos estamos num periodo até dinamico demais:p
O que se passa é que por vezes, com todo o jogo de mudança que há na atmosfera, devido a certos factores o movimento das perturbações atmosfericas fica bloqueado establecendo-se em algumas dessas situações, uma certa "estabilidade", em que o a circulação da Atmosfera encontra um equilibrio que a favorece.

Bom..por vezes esse equilibrio implica que o AA estaja mais pertoe outras que esteja mais longe..sendo isto algo aleatorio ( embora haja alguma influencia, como sempre, de teleconexções como o ENSO).

Eu não duvido que isto vai mudar..mas para já não se avista nos modelos essa tendencia.
Eu até estou á espera de um Out-Nov com precipitações na media ou até acima.

Bem a NOAA indica para já nos proximos mais oui menos 8 dias, um padrão de AO+/NAO+, mas neste momento após isso, preve-se um padrão de AO-/NAO- o que contralia para já os principais modelos em especial o ECM.
No GFS nesta run das 12h reforça o AA mas colocando este já mais a norte...

Recordo que nesta altura do ano, nos modelos por vezes surgem alterações muito bruscas na atmosfera, e por isso temos que ir com calma.

Certo, certo .. é que teremos pelo mais uma semana de tempo bom ... quente e seco !!
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
obrigado pela explicação stormy:thumbsup:

os niveis de agua no solo devem por esta altura estar em seca ligeira ou moderada, o IM ás vezes mapas para a agricultura em que indicava a situação, tais como seca fraca ou chuva moderada,etc, mas não encontro mais.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Claramente estamos todos na expectativa de saber QUANDO muda o atual padrão atmosférico. Como ainda é cedo, não se espera que o frio venha para ficar, já quanto à chuva muitos de nós gostariam de a ver.
Como já foi dito, teremos mais uns quantos dias de sol, algum calor estival tardio, um sol por vezes radioso e convidativo a passeios não só à beira-mar como passeios ribeirinhos e afins.

Com o AA na localização esperada, teremos alguma nortada (que poderá ser impeditiva a banhos de sol na costa nortenha).
Sendo assim, delicie-mo-nos com o que temos e tenhamos a certeza que o Outono e o Inverno farão parte da nossa ementa nos próximos meses.;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
deixem estar o Anticiclone onde está porque aqui nos Açores isto está animado:p

isto é apenas uma brincadeira, pois nós Açoreanos estamos tão habituados à chuva que este ano já estávamos a ficar preocupados com a falta desta.Por isso espero bem que o padrão mude e que chova, de uma forma moderada, aí no continente.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto o ECMWF já mudou completamente de tendência para o final da próxima semana, ao contrário do GFS que continua a insistir no AA na zona de "bloqueio", na Biscaia/UK, com geopotenciais bem altos (tal como o ECMWF insistia até à run operacional de hoje das 0h). O ECMWF "desfaz" o AA nessa zona, pelo menos na run operacional. A média dos "ensembles" não está tanto de acordo com essa run operacional.

Vamos ver. Está interessante :). Certa é a continuação do tempo quente (ou ameno, pelo menos) e seco (algum vento no fim de semana, mas se for de SE, continuará a ser "abafado"), inclusivamente para a próxima semana, pelo menos até ao feriado.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
bom, e parece que finalmente começa-se a ver alguma luz ao fundo do tunel....ou não.

eu por esta altura estou quase como S. Tomé, é ver para crer, é que a meio do mês de Setembro os modelos indicavam uma mudança de padrão para o final deste mês,inicio do proximo, e a verdade é que chegados ao fim de Setembro não ocorreu nenhuma mudança e pelo menos não ocorrerá nos proximos dias, portanto não me admira nada que tudo se esfume de novo e a tal luz ao fundo do tunel, não passe de uma miragem, espero que não, mas a ver vamos.

entretanto gostava de perguntar se a nivel europeu, as temperaturas tambem estão acima da média, ou se é apenas uma situação exclusiva de Portugal.:unsure:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
entretanto gostava de perguntar se a nivel europeu, as temperaturas tambem estão acima da média, ou se é apenas uma situação exclusiva de Portugal.:unsure:

Não, tudo ferve, o frio ainda anda longe (último mapa).

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
entretanto gostava de perguntar se a nivel europeu, as temperaturas tambem estão acima da média, ou se é apenas uma situação exclusiva de Portugal.:unsure:

Não , o calor não é exclusivo de Portugal, há registos de temperaturas de 30 graus mais a Norte, em França e nas Ilhas Britânicas...:calor:

Mapa de temperaturas hoje às 15:30 UTC:

tempeurope.jpg



Fonte Ogimet :http://www.ogimet.com/cgi-bin/gmeta...mes=09&day=30&hora=15&min=30&vte=Te&Send=send

http://www.ogimet.com/gmetar.phtml.en
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Mário Barros e Snifa, muito obrigado pelos mapas:thumbsup:

de facto não é uma situação exclusiva de Portugal, vê-se claramente toda a europa está com anomalia positiva, apenas a Turquia estará com valores normais para a época e a zona do caucaso com alguma anomalia negativa.

tenho lido muito por aqui, que em anos em que a chuva começa cedo, ou seja, anos em que o verão acaba relativamente cedo, depois a tendencia é que o fim do Outono e o inverno sejam secos, por outro lado quando o verão se estende até mais tarde(o caso actual), e as primeiras chuvas começam tardiamente, o meio do Outono e o inverno tendem a ser bastante molhados.

existe alguma lógica nisto, no sentido de a atmosfera ter tendencia a comportar-se desta maneira, ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
A mim preçe-me que a instabilidade ainda poderá chegar mais cedo do que pensam, apesar de ainda serem apenas alguns modelos a desfazerem o AA, a natureza tende sempre a se equilibrar, como vimos este Verão que trouxe dias de chuva e vento e frio houve agora um equilibrio com tempo quente, o mesmo se pode passar mais tarde!!:D
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pela leitura dos modelos (1ºpainel) não estou convencido que venha a existir uma mudança de padrão. Vendo o NOGAPS, ECMWF e GFS, fiquei com a ideia que poderá haver uma diminuição de temperatura mas coisa ligeira, nada significativa.
Admito que esta visão, para a semana que se avizinha pode vir a revelar-se incorreta, mas o que não está incorreto é o que vou escrever de seguida.
Lembro que este "prolongar de verão" de que muitos se queixam é perfeitamente natural, comum, mesmo em anos com verões mais quentes.

Lembro-me que num ano anterior até mandei uma piada qq no meu trabalho do género " este ano ano não se vão usar pinheiros de natal, é melhr usar palmeiras." E houve quem me levasse a sério :lmao::lmao::lmao::lmao::D:surprise:

a chuva virá... e se não vier cá estamos para analisar a situação.

Bernardino