Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 30 Set 2012 às 23:29.

  1. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,341
    Local:
    loule-caldeirao
    De facto esses dois modelos estão bem bons! Tive a ver o ECM à pouco e não tem nada a ver. Muito menos precipitação prevista e num movimento estranho, a certa altura desce de Noroeste para sueste de Lisboa para o Algarve.
     
  2. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Fiquei um pouco preocupado com a simulação do GFS das 06z para o periodo das 03h ás 18h de amanhã.

    O modelo prevê uma ondulação muito forte, mais forte do que anteriormente esperado, a evoluir em altura desde SW, associada a esta perturbação espera-se muita divergencia em altura.

    Associada a esta ondulação espera-se uma ciclogenese a oeste de Lisboa, evoluindo para N/NW com uma pluma de ar quente nos niveis baixos a subir de sul/SW.

    O modelo simula CAPE proximo a 2000J/Kg, shear vertical moderado a forte, e uma grande convergencia á superficie no sector dianteiro da depressão, com uma rotação do vento para SE.
    Os niveis de equilibrio superiores a -50ºC assim como ar bastante frio acima dos 500hpa poderão ajudar á fomração de granizo com diametro superior a 2cm.

    Este padrão é susceptivel ao desenvolvimento de sistemas convectivos bem organizados, supercelulas e tornados.
    Podemos assistir á formação de segmentos lineares das quais se destacarão células independentes bem organizadas.

    É de referir que durante a manhã e tarde a região de maior instabilidade e forçamento deverá mover-se sobre o litoral avançando para o interior...precisamente na altura do dia com maior insolação...potenciando a instabilidade sobre terra.

    Teremos de seguir com atenção o evoluir deste cenário..
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Rainstorm

    Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Ago 2012
    Mensagens:
    541
    Local:
    Massamá

    E para a região de Lix podemos então contar com o quê mais ou menos?
     
  4. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Trovoadas 03h-18h 5f-

    Em termos de possibilidade de tempo severo associado a trovoadas fortes a distribuição que me parece mais provavel ao nivel da possibilidade de tempo severo é esta:

    [​IMG]



    - Rajadas>85km.h
    - Precipitação>25mm/h
    - Tornados
    - Granizo até 2cm.

    Na região NE aparentementeas condições não são tão propicias mas deverá ocorrer precipitação por vezes forte e pressistente de caracter mais estratiforme.

    Nas faixas costeiras a sul da Figueira da Foz é possivel vento forte de S de caracter sinóptico..ou seja, não directamente relacionado com fenomenos convectivos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. xes

    xes
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Ago 2011
    Mensagens:
    269
    Local:
    Louredo - SMF
    Boas Stormy, não percebo nada disto mas pelo que vi nos meteogramas aqui no site a situação não me parece tão complicada pelo menos no litoral norte/centro, ou sera que vi mal?
     
  6. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,433
    Local:
    Estarreja
    A situação é a normal de uma situação deste tipo. O risco de eventos convectivos mais intensos, com chuva, trovoada e eventualmente granizo é uma realidade. A possibilidade de tornados é a comum para eventos deste género: Acontecem algumas vezes e em várias situações de instabilidade subentende-se essa hipótese, obviamente numa percentagem baixa (muito baixa). Poder ocorrer é diferente de "vão ocorrer".
    De facto não é um evento extraordinário, é apenas um evento. Muitas vezes mais que passar uma mensagem importa a forma como se reporta a mesma. Por isso é que instituições oficias (IM e ANPC) são cuidadosos na forma como transmitem a informação ao público em geral... e ainda bem que assim é.
     
  7. ferreirinha47

    ferreirinha47
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    12 Jan 2009
    Mensagens:
    212
    Local:
    figueiras 179m / Leiria
    Boas tardes , gosto muito das explicações do stormy, acho que é mesmo do melhor deste forum, acho que vê sempre as coisas pelo pior cenário mas isso é um ponto de vista. O que queria perguntar ao stormy ou algum membro ilucidado , se por Leiria se pode esperar um evento desses tao gravoso com as condiçoes actuais? obrigado
     
  8. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    As condições para fenomenos extremos melhoraram na run das 06z...não quer dizer que venha a acontecer algo de muito grave..

    Apenas coloquei aqui no forum a informação, sustentada com a analise de varias cartas, de que as condições são favoraveis...mas como é lógico não há certezas.

    Já agora...pelo que vai surgindo na recente saida das 12z, parece-me que a situação se mantem grosso modo identica..


    Bom..de resto reparem que já tivemos algumas células bem organizadas potencialmente severas hoje...não foi generalizado, mas é assim que funciona.
    Detectamos parametros para uma dada area, suportativos de certos fenomenos, e esses fenomenos não teem de ocorrer de modo generalizado...na meteorologia é impossivel pensar nos quintais de toda a gente :)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Boa tarde,

    Em relação aos modelos o GFS segue a mesma linha em toda a previsão das run das 06h, e o que me preocupa a longo prazo, é que aquela corrente fria, venha dar cabo de toda a energia inerente á depressão açoriana, penso que seria bem mais interessante que não descesse de latitude, mas nesta run os modelos parecem apostar nisso.
    Aquela depressão nos Açores aparenta ter muita energia, mas no que toca a essa situação não existe qualquer consenso entre modelos e pequenas diferenças fazem enorme diferença.
    Veremos o que indicam os restantes modelos que faltam sair em especial o ECM, que já tinha essa indicação e agora o GFS também nas ultimas runs foi atrás.
     
  10. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Analise detalhada -5f

    Hirlam12z + GFS12z/Lightnigwizard

    A partir das 00h teremos a aproximação de uma nova perturbação em altura, e preve-se que a partir das 03h se inicie um novo pico convectivo, com trovoadas por vezes fortes, acompanhadas de precipitação localmente excessiva e rajadas de vento, especialmente no litoral centro e sul.

    O periodo de maior interesse ocorrerá entre as 06h e as 15h, quando a perturbação se aproximar do SW de Pt continental.
    Associada a esta perturbação em altura espera-se uma ciclogenese razoavelmente profunda ( <995hpa) a NW do C. Carvoeiro, que induzirá um afluxo de energia desde sul sobre toda a faixa costeira Sagres-Sintra e uma rotação dos ventos á superficie, creando veering e convergencia assinalaveis.

    A presença de forte divergencia em altura, shear até 30kts e veering acentuado é compativel com a formação de supercelulas em linhas e MCS´s capazes de gerar tornados e ventos fortes assim como granizo e precipitação excessiva superior a 25mm/h.

    A linha de instabilidade afectará com especial intensidade as regiões a sul do eixo Leiria-CB, progredindo do litoral ( 08-14h) para o interior ( 12h-18h).

    A partir do inicio da noite espera-se uma diminuição dos parametros severos, mas continuarão a ocorre agauceiros e trovoadas localmente moderados em regime pulsante especialmente no litoral devidos á presença de ar frio em altura e á manutenção de ar subtropical nos niveis baixos.

    :::::::::::::::::::

    Para a madrugada de 6f e dia de 6f continuarão a ocorrer aguaceiros e trovoadas devido á manutenção de gradiente termico vertical acentuado e á passagem de algumas linhas de instabilidade.

    Não se espera convecção organizada nem duradoura pois apesar de haver alguma energia não há shear capaz de manter sistemas desse tipo, logo, a convecção será em geral pulsante mas terá capacidade de gerar precipitação intensa e algum granizo nomeadamente nas células célula mais jovens.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. CptRena

    CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2011
    Mensagens:
    1,510
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Entretanto já sofreu alterações, mas fica aqui o registo da previsão do climetua para Aveiro, para mostrar o pico de baixa pressão que tinha sido previsto

    [​IMG]
    ©2010 CliM@UA
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. B84

    B84
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Out 2011
    Mensagens:
    26
    Local:
    Lisboa
    Storm Forecast

    Storm Forecast
    Valid: Thu 25 Oct 2012 06:00 to Fri 26 Oct 2012 06:00 UTC
    Issued: Wed 24 Oct 2012 21:33
    Forecaster: GATZEN
    A level 1 was issued for south-western Iberia mainly for excessive precipitation and tornadoes.

    SYNOPSIS

    An arctic trough spreads into Scandinavia, leading to cold air advection across northern Europe until the end of the period. South-western Europe is affected by a cut-off low.

    Discussion

    Iberia and surroundings

    A cut-off low moves eastward and affects the Iberian Peninsula. Strong westerly mid-level winds will be present across the southern Iberian Peninsula. Additionally, a strong south-westerly low-level jet will affect the region. Latest soundings indicate that rich low-level moisture is present across the sea surrounding Iberia. This moist air is slightly capped especially to the east as warm mid-level air spreads northward from the Atlas mountains.

    Current thinking is that QG forcing at the cyclonically sheared flank of the mid-level jet and low-level convergence/upslope flow will be associated with lift. Especially across the south-western portions, numerous thunderstorms are forecast. Given the strong vertical wind shear, storms will have a good potential to organize. Favourably veering profiles in the southern parts are expected to support mesocyclones capable of producing tornadoes given the strong low-level vertical wind shear. Additionally, the widespread convective activity can result in local flash floods especially in regions with strong upslope flow.
     
  13. Nonnu

    Nonnu
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    11 Jan 2009
    Mensagens:
    85
    Local:
    Barreiro
    gostava de salientar de que se trata de um forum portugues,
    deveria de haver o cuidado de colocar escrita nativa,
    no minimo traduzam,
    nem todos os seguidores do forum sabem ler ingles
    esta pratica é muito comum aqui no forum, e adho que devia ser alterada
    obrigado
     
  14. Ricardo Martins

    Ricardo Martins
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    31 Mai 2012
    Mensagens:
    141
    Local:
    Magoito - Sintra
    Bom dia.
    Ontem quando cheguei do trabalho cerca das 19.10H avistei isto:

    [​IMG]

    esta formação estava complectamente isolada, sem nada em seu redor. Um autentico cone :shocking:. A nivel de rotação não era perceptivél...:(

    As nuvens que se mostram por trás estão bastante longe por cima do mar.
     
  15. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    6,158
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Tradução:

    "Previsão de tempestade

    Previsão de tempestade
    Validade: qui 25 de outubro de 2012 06:00 h às sex 26 de outubro de 2012 06:00 UTC
    Emitido em: Qua 24 de outubro de 2012 21:33
    Previsões: GATZEN
    A nível 1 foi emitido para o sul-ocidental Iberia principalmente para a precipitação excessiva e tornados.

    SINOPSE

    Uma calha ártico se espalha na Escandinávia, levando a advecção de ar frio no norte da Europa até o final do período. Sudoeste da Europa é afetado por uma cut-off.

    Discussão

    Iberia e arredores

    A se move corte baixo para o leste e afeta a Península Ibérica. Fortes de oeste de nível médio ventos estarão presentes em todo o sul da Península Ibérica. Além disso, um forte de sudoeste jato de baixa altitude afetará a região. Últimas sondagens indicam que a umidade de baixo nível rico é presente em todo o mar circundante Iberia. Este ar úmido é um pouco limitado, especialmente para o leste como o ar de nível médio quente se espalha em direção ao norte das montanhas do Atlas.

    Pensamento corrente é que QG forçando no flanco cyclonically cortado do jacto de nível médio e baixo nível de fluxo de convergência / upslope será associada com elevador. Especialmente entre as porções sul-ocidentais, tempestades estão previstas inúmeras. Dado o forte vento de cisalhamento vertical, tempestades terá um bom potencial para organizar. Favoravelmente perfis veering em partes do sul são esperados para apoiar mesocyclones capazes de produzir tornados dado o forte de baixo nível de cisalhamento vertical do vento. Além disso, a atividade convectiva generalizada pode resultar em enchentes local, especialmente em regiões com fluxo forte aclive."


    A grande dificuldade nas traduções prende-se com a utilização de termos científicos, muito difíceis de traduzir para o nosso português. Mas consegue-se compreender o conceito. E se houver dúvidas, coloquem-nas que cá andará alguém para ajudar;)

    P.S.: Nonnu, o teu texto está um bocadinho confuso. Revê a pontuação e os parágrafos para percebermos onde começa e acaba a frase.:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página