Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
97my9.jpg

Uma funnel cloud?:huh:
 


Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Bom dia.
Ontem quando cheguei do trabalho cerca das 19.10H avistei isto:

97my9.jpg


esta formação estava complectamente isolada, sem nada em seu redor. Um autentico cone :shocking:. A nivel de rotação não era perceptivél...:(

As nuvens que se mostram por trás estão bastante longe por cima do mar.


Pareçe-me que essa nuvem baixa passou por cima daqui, com bastante vento de seguida e relâmpagos, foi um pouco assustador!!!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.
Estive a ver as previsões no IM. Para Domingo dá decida de temperatura com possibilidade de geada negra para o interior. Par haver geada negra a temperatura não tem descer bastante? É que olho para as temperaturas para o interior e são minimas para geada mas não para geada negra.
Alguém mais entendido pode dar a sua opinião?

Obrigado
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para o periodo entre Domingo e 4f da proxima semana espera-se uma descida de temperatura, mais acentuada da minima, e mais notória no norte, centro e interior sul.

Isto deve-se ao establecimento de um anticiclone forte na Biscaia, que em conjunto com uma depressão no Med. Central causarão um fluxo de leste com entrada de ar muito frio e anormalmente seco nos niveis medios e baixos.

As maximas vão variar entre os 17-20ºC no litoral SW e Algarve, os 14-17ºC em varios pontos do interior sul e litoral centro/norte e deverão situar-se em torno aos 10ºC no nordeste.

As minimas variarão entre os 10-13ºC em pontos do Litoral oeste e sul, os 5-7ºC no interior sul, e deverão andar pelos -5 a 2ºC no interior norte e centro, especialmente em locais abrigados e baixos...onde deverão ocorrer geadas que poderão ser negras em alguns locais dado os pontos de orvalho até inferiores a -5ºC.

Mudança radical face ao estado do tempo actual...:cold::cold:


E a mudança não será só por cá...em Espanha esperam-se valores ainda mais baixos na meseta norte...por outro lado em Italia e nos Balcães estão previstas precipitações intensas, trovoadas fortes nas regiões costeiras, e mais a norte na zona dos alpes tal como nas cordilheiras balcanicas poderão ocorrer acumulações significativas de neve mesmo a cotas relativamente baixas...

Só o extremo SE Europeu se mantem anormalmente quente e seco..
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Parece-me é que os Açores ainda vão escapar á chuva , pois pelos modelos a 120/144h a Madeira vai estar "supostamente" sobre chuva forte... depressoes vindas de sudoeste/oeste.

Espero bem que mude pois os valores de precipitacao serão elevadissimos:surprise:
Serão efeitos do Furacão TONY?


Funchal hoje apresenta-se com algumas abertas mas continuamos sempre sob aguaceiros/periodos de chuva..quanto ao vento esta moderado por vezes com rajadas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Análise de médio/longo prazo-

Por ter sido um modelo muito acertado mesmo na analise deste evento convectivo, usarei para esta analise o GFS, mais concretamente o sistema de previsão ensembelistica do GFS, o GEFS.

A partir do fim de semana e até 3f/4f o território do continente será afectado por uma massa de ar anormalmente fria transportada por uma depressão polar complexa sobre a Euopa em conjunto com um anticiclone na Biscaia.

Equanto isto sucede, uma região complexa de baixa pressão isolada da corrente zonal, situada nos Açores, deverá causar insatbilidade na RAM e RAA, sendo que sobre o Atlantico leste o fluxo anormal de SW arrastará ar anormalmente quente e humido para o triangulo Açores-Canárias-RAM.

GEFS06z-

tVSS3.png


A massa de ar tropical impelida a oeste de Africa será instabilizada pela chegada de nucleos de vorticidade associadas ao transporte desde os Trópicos de bolsas de instabilidade, que em conjunto com a cut-off deverão gerar aguaceiros e periodos de chuva fortes, e dados os niveis de condensação baixos ( ar saturado) tambem haverá efeito orografico significativo tanto na RAM como na RAA.

Enquanto sobre a Europa se establece uma massa de ar polar..

A questão que se coloca é esta...será que o bloqueio na PI vai quebrar? e se quebrar, o forte contraste térmico conjuntamente com a passagem das ondulações do jet polar poderão induzir uma ciclogenese significativa entre os Açores->RAM->Continente?

É uma possibilidade a ter em conta, e se ocorresse seria um evento potencialmente significativo...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
O que é que o Stormy quer dizer concretamente com:"É uma possibilidade a ter em conta, e se ocorresse seria um evento potencialmente significativo..."


Estamos a falar de uma situaçao "extrema"tal como no 20 Fevereiro?:confused:
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
gostava de salientar de que se trata de um forum portugues,
deveria de haver o cuidado de colocar escrita nativa,
no minimo traduzam,
nem todos os seguidores do forum sabem ler ingles
esta pratica é muito comum aqui no forum, e adho que devia ser alterada
obrigado

Caro Nonnu,

O texto foi copiado e colado sem tradução por duas razões:

1. A tradução iria inevitavelmente levar à perda/alteração de informação;

2. ERA SÓ O QUE FALTAVA.

Calculo que a maioria perceba inglês (se estivesse escrito em chinês, naturalmente não o partilharia), se o Nonnu não o percebe, e quer perceber, passe-o pelo google translator (tradutor do google) e traduza-o. O que faz com aquela informação é da sua conta. Agora, vir quase EXIGIR que cada vez que alguém aqui PARTILHA algo o traduza...