Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fazendo uma análise da saída das 00h à situação da próxima semana, temos os modelos um pouco indefinidos.

O GFS coloca mais precipitação no Sul do que no Norte do país, em que o meteograma de Olhão coloca cerca de 60 mm enquanto Viana do Castelo tem somente 10.8 mm.

O ECM coloca mais precipitação no Norte e Centro do país do que no Sul, onde nas regiões do Norte pode ter um acumulado de 100 a 200 mm.

O GEM coloca uma depressão a passar pelo Algarve no dia 1 de Novembro, com pressão de 985 mb, onde a precipitação caírá a sul do Rio Tejo, sendo o eixo Setúbal->Portalegre a zona mais afectada.

O Bom Access coloca bastante precipitação essencialmente no Algarve e depois percorre o país praticamente todo.

A tantas horas de distância, vamos ver que voltas isto vai dar, neste momento, o ECM está um pouco sozinho.

E falando por exemplo da Madeira, por exemplo a 48 horas o modelo ECM tem muito menos precipitação do que o GFS e outros modelos por exemplo.
Apesar disso e olhando ao "Ensemble" parece que a operacional acompanha o "ensemble", ou vice versa se quiserem !

Basicamente as situações na Madeira com maior risco de excesso de precipitação parece ser no Domingo e especialmente na Terça, mas tudo ainda muito incerto.


PS: Tive o cuidado de colocar as palavras inglesas entre " " , porque muitas das coisas que foram aqui ditas quer gostem ou não têm razão de serem ditas, e ninguém pede que traduzam, mas podem resumir em duas ou três linhas.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boas tardes, quanto ao fim de semana Sábado será um dia nublado e ainda podem ocorrer alguns aguaceiros dispersos mais para o interior do pais, ao final da tarde vai entrar ar de origem polar em altitude que se vai reflectir a superfície durante a madrugada, mais acentuado no interior norte e centro onde as temperaturas podem atingir valores negativos em alguns locais não se prevendo precipitação para o dia de Domingo.

Esse ar polar vai ser transportado ate nós pelas circulações do anticiclone no golfo da Biscaia e uma depressão a sul da França norte da Itália sendo a madrugada de domingo e a de segunda bem fresquinhas e mais no interior do pais onde poderão ocorrer geadas











 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Há algumas mudanças sim..

Até 2f de manhã mantem-se a ideia de tempo frio , dada a época, e vento de leste seco.

Segundo o GEFS12z há agora a possibilidade de na 2f-3f descer uma ondulação no jet com transporte de ar frio, que poderia originar uma ciclogenese na PI ao interagir com ar tropical que flui continuamente de SW desde a RAM.

Neste evento a RAM tambem poderia ser afectada por um aumento de instabilidade, dada a formação de uma linha de frontogenese que se extenderia desde o norte da RAM, até ao sul da PI ( Algarve-Andaluzia) e ao intensificar da alta subtropical sahariana, que resultaria no fortalecimento do jet subtropical com consequente aumento do shear e favorecimento da ocorrencia de trovoadas.

( A situação na RAM merecerá outra atenção mais pormenorizada pelo que nesta sintese geral apenas estou a referir as linhas gerais do padrão para a semana)

Tambem na 2f-3f, devido á mesma perturbação, poderia ocorrer um evento de neve significativo nas cotas médias e altas ( >1000m) do norte e centro, pois nesta região manter-se-ia bastante frio, e a humidade/instabilidade vinda de sul seria transportada nos niveis altos, chegado á zona norte e centro, nomeadamente interior, sob forma de mantos de nuvens médias e altas carregadas de humidade que tendo em conta um perfil atmosferico nos niveis medios razoavelmente frio e seco poderiam causar boas quedas de neve.

( E sim...esta possibilidade tambem merecerá outra atenção mais pormenorizada quando estivermos mais proximos)

DEPOIS...para 4f-5f a situação voltaria a ser calma...MAS, a partir de 5f-6f uma nova perturbação associada a um nucleo anormalmente intenso e a sul do vortice polar poderia descer a oeste de Pt continental e interagir explosivamente com a depressão a oeste da RAM ( cheinha de ar tropical), originando uma ciclogenese intensa que varreria a PI.
Este cenário, para já ainda extremamente complexo e dificil de modelar, comporta concerteza um certo grau de severidade...com foco especial na possibilidade de convecção severa no sector quente da depressão, uma frente muito activa com precipitações abundates e convecção organizada, e ventos fortes.

Apesar de tudo ainda está tudo em aberto...embora talvez valha a pena ir pensando nessa possibilidade mais extrema e analisando as cartas com atenção.

Bom...para ( tentar) ilustrar isto tudo, uma carta do spaghetti do GEFS12z, que é basicamente uma carta de dispersão espacial de algumas linhas de geopotencial entre todos os membros do GEFS:

XQf0J.jpg



Entrando um pouco em coisas mais técnicas e complexas, temos agora a 8-10 dias uma MJO situada sob Africa e a transladar-se para o Indico, e no Atlantico uma tendencia para diminuição da convecção tropical.
Este padrão é compativel com a manutenção de um regime NAO- ( dorsal enfraquecida) pelo menos nos proximos 8 dias.

Portanto, dada esta tendencia de sinóptica bloqueada, o mais provavel é que nos proximos dias os modelos estejam bastante instaveis, e haja sempre uma hipotese quer de "festa" quer de aborrecimento...tudo depende se no meio deste padrão de bloqueio nos calha o AA ou as depressões:lol:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Que temos a salientar hoje? O mesmo dos outros dias, ou seja, uma enorme indefinição dos modelos que não estão a lidar nada bem com este possível choque entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio, e tal situação provoca com que as divergências nos modelos sejam enormes neste momento mesmo a 36 horas de distância ....

Por exemplo para Segunda Feira temos modelos que mostram uma frente fria vinda de Noroeste, e uma frente quente vinda de sudoeste. O resultado de tal situação é que nuns modelos dá prevalência á frente fria e afectaria essencialmente a norte e centro, e outros modelos colocam uma ciclogenese explosiva mesmo a oeste de Portugal devido ao choque de massas, e o resultado disso seria precipitação forte em especial na região centro.

O mesmo se passa na Madeira, basta ver a descritiva e a significativa para Segunda Feira, uma dá aguaceiros fracos e a outra chuva moderada.


Queria chamar a atenção para os Açores que neste momento ao contrário da Madeira que prevê chuva forte mas passageira, os Açores podem vir a ter pelo menos quase 48 horas de chuva forte quase continua, com a depressão mesmo em cima deles.

Bom mas isto está sempre a mudar e mais alterações surgirão mesmo a curto prazo.

Mas neste momento o foco encontra-se todo na Madeira e nos Açores em especial nos Açores.

PS: Ai se eu pudesse puxar aquela coisa gira na Terça Feira para aqui em vez de desaparecer tudo no mar entre a Madeira e Marrocos :angry::angry:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

de momento o que parece mais " certo " e segundo o ECM é o regresso da chuva em especial ao Norte e Centro já na próxima Terça-Feira dia 30:

europemsl72.gif


Mais para a frente, e como o Stormy referiu, há a possibilidade de uma situação mais severa, com a passagem de uma frente muito activa, essa frente e também segundo o modelo seguido pelo IM, poderia deixar acumulados de 100 mm no Noroeste, ainda falta muito tempo, mas é uma situação a acompanhar..

europemsl168.gif



Para a mesma altura o GFS:

gfs2174.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O modelo Hirlam também indica essa ciclogénese mesmo a oeste de Portugal, ao fim do dia de Segunda Feira, o que provocaria chuva forte na Segunda Feira á noite.

Neste caso a região de Lisboa/Setubal/Ribatejo teria acumulados na ordem dos 30 mm em 6h !

EDIT: O GFS nesta run mantém que não se passa nada, e que teremos somente uns chuviscos !
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
De facto existe uma enorme divergência entre a generalidade dos modelos para o início da semana que vem, uma modelação bastante complexa de uma possível interacção de um cavado ou cut-off que vem de norte e uma pequena perturbação que se origina do centro depressionário situado nos Açores.

A hipótese mais provável, e que vem a ser modelada de forma mais consistente pelo ECMWF e pelo GFS, aponta para a não existência dessa interacção, ficando o território continental português somente afectado pelo cavado de norte, que poderia até originar uma pequena ciclogénese junto à Galiza ou na Biscaia, e com a precipitação mais forte confinada às regiões do Norte (como se vê na carta que o Snifa postou anteriormente). Para mim este é o cenário mais provável.

Outra hipótese, modelada de forma algo extrema na run das 00z do GEM, mostra a tal interacção, que originaria uma ciclogénese mais forte e mais a sul (995 mbar em Lisboa), o que causaria fortes precipitações e bastante vento em todo o país, com maior incidência no Centro e no Sul, no dia 30, 3ª feira:

gem-0-78_wwr0.png


gem-2-78_wnd8.png


No longo prazo, como já referido pelo Stormy, a tendência é bastante clara, para a possibilidade de um evento severo, durante o fim de semana prolongado, ainda falta algum tempo para apurar pormenores, mas não nos devemos escapar a um fim de semana chuvoso, para se seguir uma provável positivização da NAO na semana seguinte, a anunciar um habitual verão de São Martinho.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Bom dia,

Que temos a salientar hoje? O mesmo dos outros dias, ou seja, uma enorme indefinição dos modelos que não estão a lidar nada bem com este possível choque entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio, e tal situação provoca com que as divergências nos modelos sejam enormes neste momento mesmo a 36 horas de distância ....

Por exemplo para Segunda Feira temos modelos que mostram uma frente fria vinda de Noroeste, e uma frente quente vinda de sudoeste. O resultado de tal situação é que nuns modelos dá prevalência á frente fria e afectaria essencialmente a norte e centro, e outros modelos colocam uma ciclogenese explosiva mesmo a oeste de Portugal devido ao choque de massas, e o resultado disso seria precipitação forte em especial na região centro.

O mesmo se passa na Madeira, basta ver a descritiva e a significativa para Segunda Feira, uma dá aguaceiros fracos e a outra chuva moderada.


Queria chamar a atenção para os Açores que neste momento ao contrário da Madeira que prevê chuva forte mas passageira, os Açores podem vir a ter pelo menos quase 48 horas de chuva forte quase continua, com a depressão mesmo em cima deles.

Bom mas isto está sempre a mudar e mais alterações surgirão mesmo a curto prazo.

Mas neste momento o foco encontra-se todo na Madeira e nos Açores em especial nos Açores.

PS: Ai se eu pudesse puxar aquela coisa gira na Terça Feira para aqui em vez de desaparecer tudo no mar entre a Madeira e Marrocos :angry::angry:

Mais uma vez parece haver condições para muito mais precipitação logo após a fronteira e para toda a baía de Cádiz. Ainda está tudo muito indefinido mesmo a 3/4 dias por isso só nos resta aguardar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mais uma vez parece haver condições para muito mais precipitação logo após a fronteira e para toda a baía de Cádiz. Ainda está tudo muito indefinido mesmo a 3/4 dias por isso só nos resta aguardar.

Sim é verdade e o IM já actualizou e mete somente uns chuviscos para aqui na Segunda e Terça ....

Acabei de consultar a AEMET, e mete grande parte do centro de acção na Andaluzia espanhola, mais provavelmente na região de Cadiz e Estreito pelo menos durante os primeiros dias da semana !

Mas já vi isto melhor em termos de precipitação ....

Ainda não foi este mês que o Algarve teve de forma geral precipitação acima da média .....
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Há algumas mudanças sim..

Até 2f de manhã mantem-se a ideia de tempo frio , dada a época, e vento de leste seco.

Segundo o GEFS12z há agora a possibilidade de na 2f-3f descer uma ondulação no jet com transporte de ar frio, que poderia originar uma ciclogenese na PI ao interagir com ar tropical que flui continuamente de SW desde a RAM.

Neste evento a RAM tambem poderia ser afectada por um aumento de instabilidade, dada a formação de uma linha de frontogenese que se extenderia desde o norte da RAM, até ao sul da PI ( Algarve-Andaluzia) e ao intensificar da alta subtropical sahariana, que resultaria no fortalecimento do jet subtropical com consequente aumento do shear e favorecimento da ocorrencia de trovoadas.

( A situação na RAM merecerá outra atenção mais pormenorizada pelo que nesta sintese geral apenas estou a referir as linhas gerais do padrão para a semana)

Tambem na 2f-3f, devido á mesma perturbação, poderia ocorrer um evento de neve significativo nas cotas médias e altas ( >1000m) do norte e centro, pois nesta região manter-se-ia bastante frio, e a humidade/instabilidade vinda de sul seria transportada nos niveis altos, chegado á zona norte e centro, nomeadamente interior, sob forma de mantos de nuvens médias e altas carregadas de humidade que tendo em conta um perfil atmosferico nos niveis medios razoavelmente frio e seco poderiam causar boas quedas de neve.

( E sim...esta possibilidade tambem merecerá outra atenção mais pormenorizada quando estivermos mais proximos)

DEPOIS...para 4f-5f a situação voltaria a ser calma...MAS, a partir de 5f-6f uma nova perturbação associada a um nucleo anormalmente intenso e a sul do vortice polar poderia descer a oeste de Pt continental e interagir explosivamente com a depressão a oeste da RAM ( cheinha de ar tropical), originando uma ciclogenese intensa que varreria a PI.
Este cenário, para já ainda extremamente complexo e dificil de modelar, comporta concerteza um certo grau de severidade...com foco especial na possibilidade de convecção severa no sector quente da depressão, uma frente muito activa com precipitações abundates e convecção organizada, e ventos fortes.

Apesar de tudo ainda está tudo em aberto...embora talvez valha a pena ir pensando nessa possibilidade mais extrema e analisando as cartas com atenção.

Bom...para ( tentar) ilustrar isto tudo, uma carta do spaghetti do GEFS12z, que é basicamente uma carta de dispersão espacial de algumas linhas de geopotencial entre todos os membros do GEFS:

XQf0J.jpg



Entrando um pouco em coisas mais técnicas e complexas, temos agora a 8-10 dias uma MJO situada sob Africa e a transladar-se para o Indico, e no Atlantico uma tendencia para diminuição da convecção tropical.
Este padrão é compativel com a manutenção de um regime NAO- ( dorsal enfraquecida) pelo menos nos proximos 8 dias.

Portanto, dada esta tendencia de sinóptica bloqueada, o mais provavel é que nos proximos dias os modelos estejam bastante instaveis, e haja sempre uma hipotese quer de "festa" quer de aborrecimento...tudo depende se no meio deste padrão de bloqueio nos calha o AA ou as depressões:lol:

Boa tarde Caro Stormy,

Parece que na próxima semana existe alguma possibilidade de vermos o elemento branco nos pontos mais altos do Norte (Gerês, Cabreira, Amarela) desde que haja precipitação.... Este sábado a neve visitou vários países de forma muito precoce com essa massa de ar frio de origem polar. De referir que a neve apareceu a cotas inferiores a 150m em algumas zonas de: França, Alemanha, Bélgica.

Bom Fim de Semana a todos.

Cmps.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Segundo a ultima saida do GFS a partir de Terça e durante quase toda a semana teremos o regresso da chuva a ver se a média do mês de Outubro é atingida pelo menos nas regiões que ainda não chegaram lá.
Dia 30,31 e 1 serão os melhores dias..dai para a frente prefiro não comentar mas tudo indica mais :rain: .

A ver vamos.

Continuação de um bom fim de semana!!! :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Mas que grande confusão nos modelos. O GFS na saída das 12 em termos de precipitação cortou quase toda no sul. O ECM mudou na saída das 12 e retirou grande parte da precipitação para o norte, mas para mim é o modelo melhor em termos de precipitação, embora passe a sul do Algarve, mas ainda muita indefinição. O GEM também coloca bastante precipitação no sul.

O Hirlam está muito bom. Tanto o Hirlam como o ECM colocam uma pequena ciclogenese a oeste do Porto mais ou menos, na 2ªfeira à noite, embora o Hirlam mostre a depressão com 1003 mb, o ECM cava mais e coloca nos 1000 mb.

Por isso, fazer uma previsão do estado do tempo sem falhas é muito complicado, nunca vi tanta confusão nos modelos, só espero que o GFS não tenha razão, porque é o pior modelo neste momento.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas que grande confusão nos modelos. O GFS na saída das 12 em termos de precipitação cortou quase toda no sul. O ECM mudou na saída das 12 e retirou grande parte da precipitação para o norte, mas para mim é o modelo melhor em termos de precipitação, embora passe a sul do Algarve, mas ainda muita indefinição. O GEM também coloca bastante precipitação no sul.

O Hirlam está muito bom. Tanto o Hirlam como o ECM colocam uma pequena ciclogenese a oeste do Porto mais ou menos, na 2ªfeira à noite, embora o Hirlam mostre a depressão com 1003 mb, o ECM cava mais e coloca nos 1000 mb.

Por isso, fazer uma previsão do estado do tempo sem falhas é muito complicado, nunca vi tanta confusão nos modelos, só espero que o GFS não tenha razão, porque é o pior modelo neste momento.

E pensava eu que esta run ia ajudar a mostrar consonância nos modelos mas afinal lançou foi mais confusão ainda quer no curto, quer no médio, quer no longo prazo.
Enfim acho que nem vale a pena dizer mais nada, é que tem sido assim desde o dia 1 de Setembro. Terá isto alguma coisa a ver com a existência anormal de depressões de origem tropical por estas bandas ?
É que nem a 48 horas se consegue fazer uma previsão .... fonix
Amanhã logo digo qualquer coisa .....

PS: O Hirlam e o GEM estão excelentes !