Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012



PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Ora nem mais, cá está o ESTOFEX:

2012102406_201210222201_1_stormforecast.xml.png



A level 1 was issued for Portugal mainly for intense rain, strong to severe winds and tornado threat.

SYNOPSIS

High over low pattern across much of Europe on Tuesday, with an extensive ridge extending towards north-central and western Europe, while a shallow upper low wobbles over western Mediterranean sea. Another upper low is west of Iberia, slowly progressing east with a frontal system. The third upper low is located over SE Europe.

DISCUSSION

... SW Iberia / Portugal ...

A large upper low slowly approaches from the west where activity seems likely along the cold front. Rather impressive shear profiles and quite warm sea temp should maintain strong WAA with SSW-erly LLJ towards Iberia. Once the front pushes through (this seems limited to 2nd half of the forecast period and overnight to WEdnesday), storms should also fire near Portugal coastal areas and slightly inland. A level 1 seems warranted given the conditions in place, as storms will be capable of producing a excessive rain and strong/severe winds and even a tornado, given the good veering winds with height in the lowest levels.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Nesta run o Hirlam tirou grande parte da precipitação para amanhã, e mesmo na Quinta carrega mais no centro-norte e na Andaluzia.
Por estranho que pareça dá mais chuva para Sexta do que para amanhã e Quinta ! :huh:

Pois dá o grosso da precipitação para lá da fronteira na Andaluzia mas a atingir parte de sotavento, isto para amanhã. Depois Quinta seria o norte e o centro a ver bastante chuva. Na sexta é que mete mais precipitação para o sul em geral.
Bom cada modelo dá a sua e temos considerar todas as hipóteses e estar atentos ao nowcasting. Ainda pode tudo dar ao contrário! Só espero que desta vez sejam contempladas as regiões que praticamente ainda não viram precipitação.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,399
Local
Olhão (24 m)
Vendo os modelos, eles existem para todos os gostos. Agora, é altura de olhar para o satélite e ver onde elas calham. Com as células que estão ao largo, se amanhã uma célula destas atingir uma zona, vai causar problemas, onde pode existir algumas inundações em cidades propícias a isso, Faro, Olhão, Albufeira, Portimão, se calhar Lisboa também. Uma coisa parece-me certa, chuva vamos ter e trovoada também, agora é acompanhar a situação.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Onde é que se pode ver as descargas eléctricas ?

É que no site do IM não me interessa ver o do dia de ontem ......
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)

Boa noite Caros Colegas Meteoloucos,

Já existem algumas descargas eléctricas no Mar a norte (a cerca de 300 km's da costa Minhota e Galega) durante a faixa horária (21-23 Hora local) como podemos ver na página da MeteoGalicia:

http://www.meteogalicia.es/observacion/raios/raios.action?request_locale=gl

Bom Nowcasting nas próximas horitas (principalmente a meio da madrugada).


Cmps.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Há possibilidade de haver tornados? parece que li isto em algum lado.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Em todos os fenómenos convectivos há possibilidade de haver tornados, neste evento é mais, mas é uma possibilidade muito ténue apesar de não ser impossível numa célula qualquer mais forte.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Há possibilidade de haver tornados? parece que li isto em algum lado.

Segundo as previsões do estofex poderá haver condições para a formação de tornados, o que nem sempre é condição suficiente para que de facto aconteçam. O importante é estar atento às imagens de radar, pontos vermelhos são sempre de acompanhar pois indicam situações de grande instabilidade que poderão originar fenómenos severos como por exemplo tornados, granizo, etc
Mas nada de alarmismos;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
ZhATu.gif

GddGg.gif
Ali tão perto...e tão longe!:shocking:
Não seria de pedir aos Açorianos para soprarem um pouco, todos em uníssono, para leste e assim empurrarem a animação para aqui?!:D
Nesta, como noutras situações, por vezes o quase...Felizmente que há situações em que este "quase" é mesmo aqui em cima.
Vamos fazendo "now-casting" ou seguimento ao vivo, porque é sempre interessante observar o que acontece com condições que estão mesmo aqui ao nosso lado.
Uma chamada de atenção para quem vive à beira-mar: Tenham as vossas máquinas de prevenção. As trovoadas podem bem começar a ser visíveis a esta hora.:thumbsup:
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Ainda é cedo mas os modelos retiraram precipitaçao das ilhas açorianas e colocaram muito mais precipitaçao na RAM.

Se realmente estes valores de precipitaçao se confirmarem vamos ter certamente complicações por cá, são alguns dias seguidos de precipiataçao intensa e persistente.

uma situaçao a ir acompanhando com atenção!