Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,185
Local
loule-caldeirao
E eu ainda não percebi porque o IPMA colocou o Baixo Alentejo e Algarve em Alerta Amarelo, desde as 12h até ás 00h quando os modelos nem davam chuva que não fosse chuviscos.
Agora de madrugada ainda vá que não vá alguma célula que se forme e apanhe o sotavento é o que está modelado mas não me vou alongar mais ...

Costuma-se dizer que por aqui a chuva apenas chega com a feira de Faro e parece que este ano voltará a cumprir-se a tradição porque a primeira quinzena para já parece vir a ser bastante seca !

Esperemos que expluda alguma célula durante a madrugada coisa que não me parece. Os modelos para aqui é um fartote de falhanços!
Bom parece que será um início de mês sequinho e com temperaturas amenas.
Lá começa a segunda rodada de época balnear Algarvia:)
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,239
Local
Aveiro
Parece que a próxima semana vai ser calma e segundo os modelos só lá para meio de Outubro é que deve vir uma chuvinha.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Algo deve acontecer por volta do dia 13 ou 14 de Outubro, pois o ipma, seguindo, creio eu, o ecmwf, aponta chuva por volta destes dias (é irritante porque na previsão seguinte a chuva é sempre adiada para depois). Mas melhor que chuva será, a meu ver, uma mudança para temperaturas outonais, já há muito entrevista pelos modelos e até agora não verificada. Mesmo em 2011 o calor não foi muito além destes dias, será que é para o fim da semana que vem que finalmente temos mínimas mais baixas e um sol menos abrasivo?
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O Conselho de Ministros do Outono, na sua habitual reunião das quintas-feiras, decidiu ontem dar parecer favorável ao documento enviado pelo Secretariado do Verão , onde é solicitado que a Estação possa vir recolher todos os seus haveres que ficaram esquecidos na partida.
Depois das generosas chuvas dos últimos dias ,o Conselho de Ministros do Outono autorizou assim o regresso do Verão a partir de amanhã, sábado, e não estabeleceu qualquer prazo para a sua retirada.
Magnânimo , este Outono.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
... ou será que a regra agora são outonos quentes ou inexistentes e os mais frescos são a excepção?

A pensar nisso, lembro-me apenas de dois anos mais frescos no outono num passado recente: 2010 e 2012.

Seja como for, eu duvido que a situação perdure para além do dia 15.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
... ou será que a regra agora são outonos quentes ou inexistentes e os mais frescos são a excepção?

A pensar nisso, lembro-me apenas de dois anos mais frescos no outono num passado recente: 2010 e 2012.

Seja como for, eu duvido que a situação perdure para além do dia 15.

A Norte não sei mas aqui a sul existem imensos anos em que a temperatura atinge máximas na ordem dos 30º C ou até mais na primeira quinzena e depois na 2ª metade temos temperaturas máximas de 20ºC !

Claro também existem outros anos em que a máxima não passa dos 20º C !


.............

Relativamente aos modelos penso que os modelos continuarão a adiar mudança nos próximos dias mas creio que a partir do dia 15/20 o padrão irá mudar !
Este Outono/Inverno deverá ser de grande variabilidade climatérica !
 
  • Gosto
Reactions: ELJICUATRO e Névoa

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
... ou será que a regra agora são outonos quentes ou inexistentes e os mais frescos são a excepção?

A pensar nisso, lembro-me apenas de dois anos mais frescos no outono num passado recente: 2010 e 2012.

Seja como for, eu duvido que a situação perdure para além do dia 15.

Boa tarde,

Penso que na próxima semana com noites totalmente limpas já se possa atingir mínimas mais frescas por esta zona (mínimas a rondar os 10-11ºC).

Tivemos por cá há pouco tempo um bom evento (chuvoso), porisso agora vamos aproveitar um bom "Break" c/ sol e temperaturas amenas para a época e vamos aguardar pela próxima entrada atlântica.

Cmps.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os restos da circulação da TS Jerry encontram-se de momento a cerca de 32ºN 36.5ºW a SSW da Ilha das Flores ( RAA), e movem-se para NE em conjunto com uma perturbação/linha de convergencia nos níveis baixos, esta perturbação tropical mantem alguma actividade convectiva pontualmente forte.

JTJpVm5.png


Associada a este contexto sinóptico temos uma pluma de ar tropical húmido que continua a ser empurrada para norte com este sistema, á frente de uma perturbação extratropical centrada no Atlântico norte.

A interação que se vai desenvolver entre a perturbação tropical ex-Jerry e a frente+cavado que se aproxima da RAA deverá conduzir a uma fase de reativação convectiva suportada pela presença de forte forçamento dinâmico, nomeadamente sob forma de divergência nos níveis altos:

9Xhyc3W.png


:::::::::::::

12h Sab----18hDom

No Grupo Ocidental em principio as condições do estado do tempo não deverão ser muito fora do normal para um contexto de uma situação benigna de instabilidade pré frontal , já que a interação entre a frente/cavado e o ar tropical instável se dará mais a leste.

Nos Grupos Central e Oriental a interação entre o cavado/frente e a perturbação tropical ex-Jerry deverá causar precipitação intensa e atividade convectiva pontualmente forte e concentrada assim como possibilidade de períodos de vento moderado a forte forte quer de origem convectiva quer com origem no que resta da circulação que estava associada á TS, não se podendo descartar algum evento severo localizado.

::::::::::::::

A partir da tarde de Domingo e durante o inicio da semana os Açores continuarão a ser afectados por massas de ar tropical instável que circulam entre uma região anticiclónica na Europa e um campo depressionário no Atlântico, sendo que alguns sistemas frontais/linhas de convergência deverão reactivar alguns focos convectivos dispersos e localmente fortes.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
O Conselho de Ministros do Outono, na sua habitual reunião das quintas-feiras, decidiu ontem dar parecer favorável ao documento enviado pelo Secretariado do Verão , onde é solicitado que a Estação possa vir recolher todos os seus haveres que ficaram esquecidos na partida.
Depois das generosas chuvas dos últimos dias ,o Conselho de Ministros do Outono autorizou assim o regresso do Verão a partir de amanhã, sábado, e não estabeleceu qualquer prazo para a sua retirada.
Magnânimo , este Outono.

Já tinha saudades destes saudosos posts do nosso companheiro nimboestrato ;)

Desculpem o off-topic.
 
  • Gosto
Reactions: stormy e meteo

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O próximo sistema frontal deverá chegar no final da próxima semana mas parece-me que vamos a caminho de uma fase NAO positiva e portanto a chuva vai andar longe das nossas latitudes.

Há um ponto interessante que é haver um anticiclone bastante potente na russia ocidental.