Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Parece-me mais chuva a partir de dia 11 :)

is6dbLU.png


Pois é. Tanto GFS como o ECM indicam o regresso da chuva a partir do dia10/11.:D
Mas como ainda falta algum tempo vamos ver o que os modelos trazem nos próximos dias.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... no dia de hoje os modelos encontram-se completamente confusos com cada modelo a fazer uma previsão completamente diferente do outro em termos de sinóptica mas tudo vai dar ao mesmo ... tempo seco !

Contudo os ensembles já não se encontram lisinhos !
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Segundo os modelos, parece que a chuva que vinha dia 13 foi adiada para 16! Vamos lá ver se é desta.
As temperaturas a partir de amanhã vão começar a descer para temperaturas normais para esta época do ano, porque hoje...vou à praia pela primeira vez este ano. ahahahahaha
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Olhando aos modelos começo a desconfiar que este mês venha a ser extremamente seco por estas bandas e no país em geral, aliás se tal vier a acontecer não é nada que a maior parte dos modelos sazonais não prespetivasse para este mês ...
O meu receio é que este ano volte novamente a ser um ano seco por estas bandas, e já estamos fartos por aqui de constantemente andarmos em seca !
Os ultimos 3 anos valeram mais pelo mês de Março (curiosamente) do que pelo Inverno em si !
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
os modelos so sabem adiar o retorno da chuva e o frio nao e assim tanto... ja tem havido geadas por esta altura e este ano ainda nao... os franceses acertaram que iamos ter verao ate tarde
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
os modelos so sabem adiar o retorno da chuva e o frio nao e assim tanto... ja tem havido geadas por esta altura e este ano ainda nao... os franceses acertaram que iamos ter verao ate tarde

Os tais do verão mais frio dos últimos 200 anos... Então não, acertam em tudo...

Já têm existido geadas nesta altura do ano... é verdade, em alguns anos, em outros não... Lembro-me de Outubros frios, e de Outubros quentes... Este até ao momento nem tem sido muito anormal... Agora as mínimas andam bem baixas, as máximas andam ligeiramente acima da média. Eu não vejo nada de muito anormal mas pronto, nem vejo propriamente tempo de verão.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
eu não disse q acertaram em tudo... pelo menos não era isso que queria dizer... mas também é verdade que aqui no norte já não nos podemos queixar com falta de chuva... o que eu queria dizer é que estamos a ter muito sol e temperaturas bem agradaveis e já estamos a meio de outubro e pelos vistos parece que vai continuar assim mais uns dias...
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,578
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas tardes pessoal.Vamos a ter calma. As temperaturas irão descer um pouco a partir de sábado. Quanto à chuva essa só lá para a última semana de outubro é que deverá aparecer com mais incidência. O mês de novembro (espero não estar enganado) será no geral chuvoso e frio. Depois voltaremos a este assunto sobre o mês de novembro, mas que será melhor que outubro, isso podem ter a certeza.
Até lá é aguentar este sol. A partir de sábado o céu começará a ficar nublado e com ligeira descida de temperatura.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ca pelo Norte nao tenho visto tempo nenhum de verao . Tenho visto um tipico inicio de outono com dias bastante amenos e noites frias . E onde ja tivemos bastante chuva que durou mais de uma semana .

Para domingo o ipma ja preve alguma chuva para o Minho .
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,185
Local
loule-caldeirao
Bom dia,

Olhando aos modelos começo a desconfiar que este mês venha a ser extremamente seco por estas bandas e no país em geral, aliás se tal vier a acontecer não é nada que a maior parte dos modelos sazonais não prespetivasse para este mês ...
O meu receio é que este ano volte novamente a ser um ano seco por estas bandas, e já estamos fartos por aqui de constantemente andarmos em seca !
Os ultimos 3 anos valeram mais pelo mês de Março (curiosamente) do que pelo Inverno em si !

Desde de 2010 que isto bloqueiou e agora andamos permanentemente nisto. Basta olhar para a Madeira...contam-se pelos dedos as as baixas pressões que têm passado por lá desde então e é claro, depois pagamos nós a factura.
Quanto a Setembro/Outubro parece-me que já é o terceiro ano consecutivo em que temos mais ou menos uma cópia das condições meteorológicas. Mais uma vez parece que a Chuva de Outubro só chegará no final do mês e talvez com o voo de uma ou outra "cobertura":D
As Hipóteses de mudança só são lá para o dia 20 deste mês.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Agora as mínimas andam bem baixas, as máximas andam ligeiramente acima da média. Eu não vejo nada de muito anormal mas pronto, nem vejo propriamente tempo de verão.


Mas não no Porto, infelizmente! Vejo no site do ipma que a média de Outubro para a máxima é de 20,2 C, e para a mínima de 11,6 C, quando estamos com cerca de 27 C de máxima e 15 ou 16 C de mínima. Também é verdade, contudo, que falo de medições mais próximas do Porto que Pedras Rubras, e que estas médias estão a ser comparadas (mesmo que fossem com medições de Pedras Rubras) àquelas obtidas em locais diferentes, em estações diferentes, o que em si invalida o rigor desta comparação - acaba por ser apenas para dar uma ideia geral.

No ano passado tivemos mínimas bem mais baixas no Porto (digo isso também baseada no thread de Outubro/ Litoral Norte de 2012), e isso logo no início de Outubro, sentia-se que estava bem mais fresco que este ano.

Vamos ver se amanhã já temos valores próximos da média, como até agora tem sido mantido pelo ipma :)
 
Última edição: