Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Para a semana teremos calor com Anticiclone na região de França e com a conjugação de cut-off a SW da Península Ibérica teremos fluxo de leste e máximas perto dos 30ºc...que rica surpresa =)
O ar quente do norte de África a ser arrastado até nós...

Bom dia a todos. Na verdade ao ver o site do IPMA na previsão 10 dias reparei que a partir de Domingo aqui para a minha zona as temperaturas máximas variam entre os 29 e os 31 durante toda a semana. Isto é fiável ?
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom dia a todos. Na verdade ao ver o site do IPMA na previsão 10 dias reparei que a partir de Domingo aqui para a minha zona as temperaturas máximas variam entre os 29 e os 31 durante toda a semana. Isto é fiável ?

Sim, para a semana deveremos ter bastante calor a partir de domingo com ausência total de precipitação, até arriscaria que o padrão de ausência de chuva se irá manter até ao final do mês.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Se formos ver bem esta situação já tinha sido modelada, e de forma consistente até, para que hoje tivéssemos uma máxima acima dos 27C, o que obviamente não aconteceu. Os contornos actuais modelados ditam uma onda de calor severa, e talvez até sem precedentes para a altura do ano (não sei no entanto até que ponto esta minha afirmação está correcta, mas pelo que consegui apurar a onda de calor de outubro de 2011 foi no início do mês).

Os modelos, no entanto, insistem neste quadro, mas acho que não devemos esquecer o bom-senso, e pessoalmente acredito em algum calor, mas nem com a intensidade ou duração actualmente modeladas.
 
  • Gosto
Reactions: Firefigther

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Se formos ver bem esta situação já tinha sido modelada, e de forma consistente até, para que hoje tivéssemos uma máxima acima dos 27C, o que obviamente não aconteceu. Os contornos actuais modelados ditam uma onda de calor severa, e talvez até sem precedentes para a altura do ano (não sei no entanto até que ponto esta minha afirmação está correcta, mas pelo que consegui apurar a onda de calor de outubro de 2011 foi no início do mês).

Os modelos, no entanto, insistem neste quadro, mas acho que não devemos esquecer o bom-senso, e pessoalmente acredito em algum calor, mas nem com a intensidade ou duração actualmente modeladas.
Recuando um pouco...ano de 2007..."bons" dias de calor em Novembro,,,portanto nada de novo e a duração destes dias mais quentes ainda é incerta...
 
  • Gosto
Reactions: Firefigther

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Recuando um pouco...ano de 2007..."bons" dias de calor em Novembro,,,portanto nada de novo e a duração destes dias mais quentes ainda é incerta...

Mas estamos a falar de outubro, por enquanto ;) Assim falo porque segundo encontrei em notícias de 2011, o Outubro daquele ano foi o mais quente em 70 anos. Então, será que esta marca será suplantada? Talvez, mas também é verdade que os modelos têm exagerado bastante.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tem a ver com a formação e evolução da tal cutoff a oeste do continente, sabemos que elas são um bocado traiçoeiras nos modelos, mas há um bom consenso.

a 120h
1hNXR23.png
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Calor para a semana que vem? :huh:

A minha mãe faz anos hoje e lembro-me que durante anos a fio era por esta altura precisamente que aparecia um sistema de baixas pressões trazendo tempo instável e, por acréscimo, finalmente a descida das temperaturas para valores mais condizentes com o Outono. :)
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A 12Z do GFS já cortou no calor e na duração do calor que se avizinha. Passa a ser calor para a altura, mas nada de muito espantoso, sendo Domingo e Segunda os dias mais expressivos (com uma máxima de 26C para o Porto na Segunda, salvo erro). Na quarta a situação, segundo esta run, já estará bem mais próxima da média do mês.

Peço desculpas por estar a falar apenas na situação do Porto, foi a única que consegui verificar e confrontar com as médias, etc...

De qualquer forma, situação a seguir - o ecmwf deve colocar na próxima run valores superiores a estes, e ainda há outra run do GFS antes disso.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Grande corte no GFS em relação à previsão do calor, nem tanto pela cut-off, mas sobretudo devido ao reposicionamento do Anticiclone bem mais a Oeste do que era esperado...faz toda a diferença.
Se assim for teremos a norte provavelmente apenas 1/2 dias mais quentes (máximas de 25/26ºc quando já andou perto dos 30ºc e durante a semana), sendo que a sul serão mais dias quentes mas não é nada tão extraordinário como o previsto inicialmente...
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
E continua o corte desse calor :pray:

Hoje aqui o dia esteve exactamente o contrario modelado pelo colega stormy, chuva nem vê-la e com boas abertas durante a tarde :buh: