Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Após a 'fornada' da tarde, temos o GFS e o UKMO a desfazerem a cut-off na Quinta, e todos os outros a manterem-na até Sexta ou Sábado, localizando-a entre o Algarve e Lisboa. Esse dia, dependendo da posição da depressão, poderíamos ter eventos severos, como aquele previsto na run das 0z do ECM. Mas também pode acertar o GFS e não acontecer nada de muito relevante, apenas algumas células em zonas montanhosas.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se existe alguma em que eu gostava que o GFS falhasse e o ECM acertasse era agora porque para Quinta em termos de precipitação não tem nada a ver ... com o GFS sempre, mas sempre, mas sempre a tirar e mandando tudo para as Astúrias e isto porque o GFS acredita que esta depressão morre na Quinta e por isso não serve de nada o Cavado !!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ou seja mais uma semana de bom tempo com o verão:sad::mad::mad::sad:

Bom tempo bom tempo não será , algumas regiões irão ser beneficiadas com chuva e possivelmente trovoadas...tanto pode acontecer a Norte como a Sul como mais no Litoral ou Interior.... os principais modelos não estão em grande sintonia neste momento e a uma distância relativamente pequena do "evento"...:unsure: É melhor seguir o satélite ,é mais certo...;)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
calma meus senhores! :)
Sei que está tudo desesperado pela alguma animação!
Os valares cape/lifted index ainda me parece favoraveis, havera humidade! resta depois saber quais serão os felizes contemplados. :thumbsup: :lol:

De facto que em cada run que passa, as condições para que a convecção aconteça, está em decadência!
o cavado, uma desilução nesta run do gfs e ukmo, a pressão cada vez mais alta, menos humidade!
Mas não acredito que não haja algumas situações de Festa.
Anteriormente já tivemos em condições bem piores apontada pelos modelos, e deram num belo festival de fogo de artificio! :lol: Por isso quando chegar a altura é meter os olhos em cima do satélite e esperar!

:thumbsup:

Previsão para 5ª Feira, 16 de Setembro de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros e trovoadas.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 30 km/h)
de sul nas terras altas.
Descida da temperatura.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Acho um pouco arriscado o IM fazer previsão até 5 feira neste tipo de situação. A coisa ainda esta muito verde!
 
Última edição:

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Ja apresenta organização!

sat.jpg



Untitled-1-1.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
calma meus senhores! :)
Sei que está tudo desesperado pela alguma animação!
Os valares cape/lifted index ainda me parece favoraveis, havera humidade! resta depois saber quais serão os felizes contemplados. :thumbsup: :lol:

O GFS insiste em pôr alguma precipitação para amanhã à noite (madrugada de quarta-feira), junto à costa.
O CAPE e o LI não são favoráveis a essa hora, mas caso se dê um festival de relâmpagos no mar, será tempo de subir à serra da Amoreira! ;)

gfspiprec030.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

a previsão do IM é animadora ,não discriminando ( para já) regiões onde a instabilidade pode ocorrer

previsão para 5ª Feira, 16 de Setembro de 2010

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Descida da temperatura máxima nas regiões do interior.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Actualizado a 14 de Setembro de 2010 às 5:41 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/


Previsão para 6ª Feira, 17 de Setembro de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Neblina ou nevoeiro matinal.

METEOROLOGISTAS: Paula Leitão / Ricardo Tavares

Actualizado a 14 de Setembro de 2010 às 5:41 UTC

Vamos lá ver o que isto vai dar...:assobio:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não sei onde é que o IM vê os aguaceiros fortes na Sexta Feira mas pronto ....:huh::huh:
Mesmo o ECM e o GFS apenas dão esses aguaceiros de madrugada e inicio da manhã !!
Falta de rigor na forma como escrevem a previsão descritiva .... mas sobre isso já é habitual e não a pena estar aqui a bater mais no ceguinho !!
A partir de Quinta á tarde veremos o que cai e o que não cai sendo estes aguaceiros bastante dispersos !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Não sei onde é que o IM vê os aguaceiros fortes na Sexta Feira mas pronto ....:huh::huh:
Mesmo o ECM e o GFS apenas dão esses aguaceiros de madrugada e inicio da manhã !!
Falta de rigor na forma como escrevem a previsão descritiva .... mas sobre isso já é habitual e não a pena estar aqui a bater mais no ceguinho !!
A partir de Quinta á tarde veremos o que cai e o que não cai sendo estes aguaceiros bastante dispersos !!

Penso que 5ª a partir da tarde e 6ª, com o cavado em cima, e a HR em alta, há sim chances de aguaceiros fortes, localmente severos, mas isto em particular no interior, no litoral é uma incógnita para mim o que esperar, embora já me esteja a mentalizar para a forte chance de nesse período haver forte instabilidade no interior, e "ver navios ao longe" daqui do litoral, pois o fluxo já está marítimo, e a não ser que o forçamento sinóptico seja mesmo muito importante, já sabemos a quem calha..
Aguardemos!
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
O GFS insiste em pôr alguma precipitação para amanhã à noite (madrugada de quarta-feira), junto à costa.
O CAPE e o LI não são favoráveis a essa hora, mas caso se dê um festival de relâmpagos no mar, será tempo de subir à serra da Amoreira! ;)

Eu estava me a referir a esta semana globalmente!
Penso que vai ser uma semana com algumas surpresas!
Temos ar quente e humid. Condições, cape/li razoáveis, principalmente na 5a feira

gfs
Rtavn6011.png


gfs
Rtavn60111.png


Tou confiante andré, que não vamos precisar de subir ao cima da serra da amoreira para ver alguma animação!

E todos nós sabemos as dificuldades que os modelos têm neste tipo de situação! Principalmente quando toca a precipitação!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;228275 disse:
Será que pode caracterizar isto uma onda tropical de Sul para Norte?? :huh:

Uma onda tropical não, isso é uma massa de ar tropical húmida em níveis médios que se solta da ZCIT e do Furacão Júlia e por acção deste e da "nossa" cutoff e do cavado onde ela nasceu, está a ser arrastada para norte. Normalmente chamamos a isso pluma tropical.

pluma.gif