Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Ou seja para aqui mais uma vez não vamos ver nada de especial:(.

Nas ultimas semanas a chuva tem sido retirada e adiada sempre ate não sobrar nada de especial:angry:começo a ficar fartinho:mad:.

Este é um pensamento recorrente em quem acompanha estas coisas com particular interesse, mas algo que é habitual para quem se interessa por modelos meteorológicos há vários anos. E digo isto porque mais ou menos por esta altura todos os anos surge este tipo de situação.
Em alturas de transição, nomeadamente nos meses de Setembro - Outubro, surgem situações de instabilidade com as quais os modelos não conseguem lidar à distância de forma eficaz. Esta é uma limitação normal nos modelos. Situações de instabilidade são sempre difíceis de decifrar quando se olha simplesmente para previsões, descritivas ou por leitura de cartas. Afirmar nesta altura que certo evento é uma desilusão é prematuro. Afirmar que algo vai acontecer a uma semana com um certo grau de certeza é um risco que por aqui vamos vendo ser repetido, independentemente da boa fé de quem lê modelos, e mesmo que esses "leitores" tenham já um certo grau de experiência. Nesta altura estamos com um cenário de instabilidade que se irá acentuar mais para meio da semana, com uma cut off a exercer a sua influência. Mais que ler os modelos nesta altura, é preciso estar atento ao satélite e radar... E sobretudo não desesperar, em situações que são "normais". Volto a frisar que estas oscilações nos modelos neste tipo de eventos, são "prata da casa". :)
 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Nesta altura estamos com um cenário de instabilidade que se irá acentuar mais para meio da semana, com uma cut off a exercer a sua influência. Mais que ler os modelos nesta altura, é preciso estar atento ao satélite e radar... E sobretudo não desesperar, em situações que são "normais". Volto a frisar que estas oscilações nos modelos neste tipo de eventos, são "prata da casa". :)

Plenamente de acordo, vitamos. Só gostaria de acrescentar, apesar da minha pouca experiência em "ler" modelos, que estes normalmente "exageram" nas situações de instabilidade, bem como nas vagas de frio e de calor.

Quiçá para manter os "leitores" interessados, numa espécie de suspense? O facto é que com o aproximar dos eventos, vão corrigindo os parâmetros, só nos restando ter paciência e com as expectativas não demasiado altas:(.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois, e olhando para a discussão neste tópico ainda na semana passada..
Mais uma vez, a distâncias de uns 5 dias.. Quem tinha razão? O ECMWF! :D
Onde anda a cut-off? Longe.. Demasiado longe a Oeste...
:(
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tenham calma..:D os modelos não estão maus...o "grosso" da instabilidade é só a partir de quinta feira... como diz e bem o Vitamos , é mais seguro e certo seguir a evolução no satélite, sobretudo a partir da próxima quarta- feira, quando a cutt-off se aproximar mais...não liguem demasiado aos modelos.... instabilidade vem de certeza... aliás o IM já a prevê ,só na altura saberemos qual a sua dimensão e as zonas mais afectadas...:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estou curioso por esta situação .....
Tenho reparado que para Quinta estamos passando dos aguaceiros generalizados para os aguaceiros dispersos, mas vamos aguardando o desenrolar desta situação, mas fico com a sensação que cada run parece ter menos precipitação que a anterior.
Parece também apesar de estarmos ainda a 13 Setembro que existe de acordo com os modelo uma enorme para tendencia para um forte NAO + para o final do mês !!
As atenções deste mês parece completamente centradas para este episódeo !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois, e olhando para a discussão neste tópico ainda na semana passada..
Mais uma vez, a distâncias de uns 5 dias.. Quem tinha razão? O ECMWF! :D
Onde anda a cut-off? Longe.. Demasiado longe a Oeste...
:(

E assim espero que continue, é de longe o que prevê o melhor cenário no médio e longo prazo. Mas acho que o grande defeito deste modelo é o de inventar muitas cut-off's, pelo que acho que as que ele prevê, primeiro para Domingo, e depois para Quarta, 22, são irreais.

Quanto aos próximos dias é esperar, tendo em conta que:

- As previsões de precipitação de origem convectiva do GFS são geralmente medíocres, não se deve olhar para elas, se não queremos decepções ou enormes surpresas. Mesmo com a sinóptica e gradientes térmicos totalmente certos, é normal este modelo falhar redondamente na precipitação.

- Existem 8 modelos no Meteociel e no Wetterzentrale. Uns são bons, outros medianos, outros maus, mas convém consultar todos. Nunca compreendi a mania da maioria dos participantes basear a sua previsão única e exclusivamente no GFS (que nem sequer é o mais acertado).

- Neste momento não há unanimidade na distribuição de precipitação, e nunca irá haver, mesmo no próprio dia. Não vale a pena discutir onde, quando e quanto cairá, será um olho no satélite e outro no radar quando chegar a hora.

- É neste momento dado adquirido que irá haver instabilidade desde a tarde de Quarta até, pelo menos, à tarde de Sexta. Por quê? Porque todos os modelos são unânimes nessa previsão há várias saídas consecutivas (pelo menos nas últimas 48 horas), e já estamos próximos do evento. A cut-off está formada. Falta saber quem vai ser contemplado, sendo que nem todos o serão, mas desta vez é mais provável existirem mais sortudos que o habitual.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Só vos digo uma coisa, fujam mas fujam para bem longe, que esta cut-off que ai vêm vai ser uma coisa.........nem tenho palavras:lmao::lmao:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem os modelos preveem para os proximos 7 ou 10 dias para outros uma precipitação entre 2 a 5 mm nas principais cidades !!
Será que vamos ter esses valores assim tão mediocres ????
Acho quem em muitos sitios nem vai chover ... mas outros pode chover entre 20 a 30 mm desde Quarta á tarde e Sexta de manhã !!!
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Era bom que fosse assim

Rtavn7811.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Pois, e olhando para a discussão neste tópico ainda na semana passada..
Mais uma vez, a distâncias de uns 5 dias.. Quem tinha razão? O ECMWF! :D
Onde anda a cut-off? Longe.. Demasiado longe a Oeste...
:(

Tens razão, o ECMWF mais uma vez acertou, mesmo hoje o GFS já colocava precipitação aqui e nesta run das 12, curiosamente o céu está limpo. :lol: :unsure:
Vamos lá ver é se ele não acerta na 6ªfeira mas que a imagem é gira lá isso é. Seria o repetir do 13 de Outubro de 1989. :D

O Foreca dá 60 mm para Olhão na 6ªfeira entre as 7h e as 13 horas.
 

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Caros não querendo ser provocador pois esta minha mensagem nada tem de cientifico e de leitura de modelos, posso afirmar que 4 feira o tempo vai mudar e vai dar precipitação na certa, esta afirmação tem como facto de aqui na Quinta do Anjo, hoje ter "apanhado com os ares da fabrica da Soporcel" e isto para estes lados significa que vai dar precipitação.

Peço desculpa mas até hoje nunca falhou...... os mais experientes devem poder dar uma melhor explicação cientifica.

Abraços
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Caros não querendo ser provocador pois esta minha mensagem nada tem de cientifico e de leitura de modelos, posso afirmar que 4 feira o tempo vai mudar e vai dar precipitação na certa, esta afirmação tem como facto de aqui na Quinta do Anjo, hoje ter "apanhado com os ares da fabrica da Soporcel" e isto para estes lados significa que vai dar precipitação.

Peço desculpa mas até hoje nunca falhou...... os mais experientes devem poder dar uma melhor explicação cientifica.

Abraços

Sem grande cientificidade, diria que o vento rodou para sudoeste, o que significa normalmente a curto/médio prazo a tão desejada chuva;).