Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Uma pequena nota que não é por demais repetir.

Nesta fase do campeonato baseiem-se mais no nowcasting. Imagens de satélite e radar são ferramentas essenciais! Isto porque:

- Modelos de previsão: Em situações convectivas os globais não conseguem prever em rigor onde se desenvolvem trovoadas e lidam mal com quantidades de precipitação. Os mesoscala podem funcionar melhor, mas também não conseguem prever os locais exactos da ocorrências destes fenómenos.

- Os sites de previsão (accuweather, freemeteo, etc...) não são modelos! São outputs padronizados para localidades, são muitíssimo pouco fiáveis e apenas são indicativos. Para estas situações valem próximo de zero.

- Estações meteorológicas: Apenas baseiam alertas de estado de tempo por variação de pressão. Nestas situações não são indicadores de nada. Na situação sinóptica actual a pressão desce significativamente. Mas só a circulação da cut off indica a zona onde existem desenvolvimentos verticais. A pressão também cairá em sítios onde nem uma trovoada se verificará, nem uma gota de água cairá.

Ou seja... Modelos para uma tendência geral e sobretudo nowcasting é o que se recomenda.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
alguem tem alguma ideia quando eh que começam a entrar os ventos de leste, que costumam chegar ca a portugal por estas alturas...

Ventos de leste que começam a chegar nesta altura ? :huh:

Supostamente as épocas mais prováveis disso acontecer é no Verão, essencialmente Junho e Agosto. Neste altura já é pouco provável o país sofrer entradas de leste, pois já estamos a entrar no fim do Verão.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
sim, fins de setembro inicios de outubro é normal entrar ventos de leste nem que seja so de manhã...

As situações de vento de leste gerais, só ocorrem quando o anticiclone de prolonga pra Europa, trazendo ar muito frio e tempo seco. Isso costuma ocorrer algumas vezes por ano, tanto com frio como calor, mas mais com calor, é em tais situações que o litoral frita em calor e gela no Inverno. Poderá haver ventos de leste locais, mas é algo efémero. Os ventos predominantes em Portugal variam entre NW e SW.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ali a sul do Algarve boas formações a evoluirem, contudo parece-me que vão entrar mais por Espanha fazendo uma "tangente" ao Algarve ...., aliás no Norte de África perto do estreito elas já se formam bem, subindo de sul para norte e preparando-se para entrar pelo sul de Espanha onde a noite promete ser animada... :trovao:

sat24.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Exactamente está entrando pela Andaluzia fazendo uma tangente ao Algarve, olhando á ultima imagem de satélite do Sat24
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Está tudo calado :S

alguma previsão interessante para o litoral ? :sad:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Em dia de Liga Europa também houve jornada da Liga da Instabilidade na Ibéria .
Eis alguns resultados:
No grupo A ( grupo da Esperança):
Desilusão - 3 ; Expectativa- 0
O Costume - 2 ; Ilusão - 1...........
No grupo B ( Grupo das Ocorrências )
Parra - 3 ; Uva- 0
Espanha -8 ; Portugal -1 .............
No Grupo C ( Grupo do que ainda pode vir)
Incerteza -4 ; A Montanha pariu um rato - 4;
e "Ainda mais algum Verão" -2 ; Outono - 1 .......

Apuram-se os primeiros dois de cada grupo para a fase ( tempo) seguinte...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Começa animada a manhã nas regiões do Sul e interior Norte!
A tarde será de lotaria em grande parte do país, com algum CAPE associado agora à soma do frio em altitude com o aquecimento diurno.
Ao contrário de ontem, há muito menos shear, portanto de esperar células menos duradouras, mas pontualmente fortes, e mais sujeitas ainda a "lotarias" as previsões de onde como e quando!
Assim diz o Estofex:
"For Portugal and most parts of Spain, the atmosphere remains weakly sheared beneath pool of lower geopotential heights, so rapidly clustering pulse storms/weakly organized multicells are forecast with marginal hail, strong wind gusts and locally heavy rainfall."

De qualquer forma, vendo a posição da cut-off agora, a circulação virou em quase todo o país já para uma direcção mais NE (apenas o Sul se mantém como ontem), o que favorece algumas esperanças a regiões que ontem não tinham quase chances. Em particular o litoral Norte, que com alguma sorte poderá ver alguma coisa de jeito hoje! Aqui o litoral Centro, e Lisboa, será mais difícil, não impossível.. Mas difícil, o fluxo está mais de Norte, e com demasiada influência marítima talvez.