IM: 2ª Feira, 20 Setembro de 2010 Períodos de céu muito nublado. Condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada. Vento fraco (inferior a 15 km/h). Neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral oeste. Pequena descida da temperatura máxima.
E mais uma vez o ECMWF mostrou ser o melhor modelo do curto prazo (<6 dias) dado que o GFS foi a correr atrás do ECM !! Em termos de longo prazo .... os modelos mostram muito anticiclone até ao dia 5 Outubro !!
Ao que parece nos próximos dias iremos a assistir a um afastamento do anticiclone pra oeste, o que poderá permitir a ocorrência de tempo instável. Vamos lá ver o que as próximas modelações nos reservam, mas muitas nuvens e humidade andará aí.
O ECM 00z tem uma pequena depressão a formar-se a sudoeste, no que parece ser a interacção do cavado/frente com vorticidade tropical a vir de sudoeste, o que afectaria a Madeira na 4ªfeira e lá para 6ª o continente. Mas parece que está sozinho neste cenário, o mais provável para já será apenas o cavado.
A 5 dias vou ter fé no meu querido ECMWF! Fora de brincadeiras, tenho alguma esperança, apesar de estar relativamente sozinho, penso que também o GFS já ensaiou ontem uma saída semelhante (18), embora as de hoje não sejam assim. Mas ainda é um pouco prematuro, pois é uma depressão muito pequena, ou seja, naturalmente de difícil previsão com rigor a vários dias, pelos modelos globais..
Algum perigo para os Açores? O Furacão Igor deverá passar a depressão extra-tropical, ainda muito cavado, mas em progressão para Norte. No entanto, como se pode ver por esta carta parte do mesmo uma frente oclusa que no seu terminus tem um sistema frontal. Algo a recear por parte dos insulares?
O ECMWF continua a insistir na pequena depressão a afectar Madeira e continente, e o GFS já está um pouco mais parecido, pelos vistos também esteve antes mas não tinha reparado. ECM e GFS O ECMWF parece mais "vitaminado" talvez por ter mais "energia" tropical a vir de sudoeste, mais do que tem o GFS, não sei se terá a ver com o facto do ECM desenvolver um pouco mais a eventual "Lisa" que o GFS. Vorticidade aos 850hpa ECM GFS
Já repararam nos remanescentes do furacão Júlia que depois de uma tímida aproximação aos Açores irá fazer "quase" marcha atrás? Neste momento encontra-se quase a Oeste do arquipélago e depois de uma aproximação relativa ao grupo ocidental fará quase uma inversão e irá para SO do mesmo. Nas duas imagens (ECM e GFS), atrás acima colocadas pelo Vince, aparece a tempestade tropical Júlia na sua zona mais ou menos central e por lá andará mais uns dias (como depressão ou remanescente). Haverá assim alguma hipótese de se fazer sentir no grupo ocidental dos Açores?
O ECM continua mais interessante que o GFS, agora com células grandes, embora mais no mar ou Espanha.
Para já é mais provável que afecte pouco o continente e possa afectar a Madeira. Mas ainda é cedo para certezas, a cada saída pode mudar para mais ou para menos, e a única certeza que se tem é que ainda vai mudar muita vez. a) Factos: um longo cavado que irá até sul das Canárias já se está a formar há algum tempo, cavado esse que forçará a subida de nova pluma tropical de sudoeste, cuja instabilidade já não se fica a sul das Canárias como da última vez, irá pelo menos até à Madeira, pelo que este arquipélago poderá ter instabilidade a rodear a região por vários dias. b) Dúvidas cavado que estrangulará depois numa cutoff na Madeira, essa sim, ainda por definir a localização exacta, intensidade, duração. Para já é uma pequena cutoff efémera, um pouco melhor no ECMWF A precipitação das saídas 12z do ECMWF e GFS ECM GFS